20 alimentos que deixam a pele, cabelos e unhas mais bonitos

Por iG São Paulo

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A beleza também é influenciada pelos alimentos que comemos; conheça 20 delícias que vão ajudá-la a se manter sempre bonita

Você é o que você come. A famosa afirmação também vale quando o assunto é beleza. Manter a pele hidratada e sem acne, as unhas fortes e os cabelos sedosos e brilhantes tem relação direta com o que comemos todos os dias. Ana Paula Raduan, dermatologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, declara: “A alimentação equilibrada e balanceada é o que vai nos dar as vitaminas e minerais essenciais para a pele, as unhas e o cabelo”. Ou seja, sem segredos, mas com muita verdura, legumes, frutas e carne de peixe ou frango, em especial, é possível se manter mais bela.

Mamão: rico em vitamina A, é importante para a renovação celular e recuperação dos tecidos, ajudando a manter a pele viçosa e aveludada, além de ter também efeito anti-acne. Foto: ThinkstockManga: docinha e deliciosa, ainda tem efeito anti-acne. Foto: Getty ImagesCenoura: além de todos os benefícios da vitamina A, ainda é famosa por prolongar o bronzeado. Foto: Getty ImagesPeito de peru: por ter queratina, ajuda no fortalecimento e no brilho da pele e dos cabelos. Foto: Getty ImagesQueijo: também é rico em queratina, bom para os cabelos e unhas. Foto: Getty ImagesLaranja, limão e cítricos: conhecidas fontes de vitamina C, ajudam a retardar o processo de envelhecimento, pois agem contra os radicais livres. Foto: Getty ImagesNozes: a vitamina E, presente em sementes oleaginosas como essa, é responsável por auxiliar a retardar o processo de envelhecimento precoce da pele. Foto: Getty ImagesFeijão: rico em zinco, tem relação com a manutenção da pele saudável, pois está ligado ao processo de cicatrização e à produção de colágeno. Foto: Getty ImagesLentilha: também é rica em zinco e excelente para a saúde e beleza da pele. Foto: Getty ImagesCastanha-do-pará: é o selênio, presente nela, e a sua função antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Foto: Getty ImagesRúcula: as fibras dos vegetais folhosos ajudam de maneira mais indireta, mas bem importante: são essenciais para o bom funcionamento intestinal. Foto: Getty ImagesAlface: assim como a rúcula, ajuda no bom funcionamento do intestino, o que faz com que os nutrientes de todos os alimentos sejam melhor absorvidos pelo corpo. Foto: Getty ImagesAzeite: também com função antioxidante, diminui o ressecamento da pele e ajuda na cicatrização e na redução de inflamações como cravos e espinhas. Foto: Getty ImagesÁgua: todo o mundo sabe que se manter hidratada é fundamental para ter uma pele com aparência saudável, por isso, abuse dos copos de água ao longo do dia. Foto: Getty ImagesPeixes: geralmente são ricos em ômega 3 e 6, o que favorece a pele a ter menos oleosidade e, consequentemente, seja livre de acne. Foto: Getty ImagesMorango: as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e vitaminas C e E. Por isso combatem radicais livres e previnem o surgimento de rugas. Foto: Getty ImagesSoja: a isoflavona, presente no alimento, tem papel importante na reposição hormonal e ajuda a dar mais firmeza à pele. Além disso, por conter proteína, fortalece o cabelo . Foto: Getty ImagesChocolate amargo: rico em polifenois, ajuda a pele por ser antioxidante. É um bom alimento antienvelhecimento, mas as especialistas avisam: nada de comer a barra inteira. Foto: Getty ImagesFolhas verdes escuras, como o espinafre, são ricas em ferro vegetal, importante para nutrição e oxigenação do bulbo capilar. Foto: Getty ImagesA couve é outra folha verde escura que ajuda a deixar os cabelos bonitos. Foto: Getty Images

Já os alimentos industrializados, com muito corante e conservante, como os salgadinhos, só fazem mal à sua beleza. Além deles, aquela combinação quase irresistível de hambúrguer e batata frita, cheia de gordura, também não vai ajudá-la a deixar a pele e o cabelo mais vistosos. Elisete Crocco, dermatologista e professora da Santa Casa de São Paulo, avisa que um estudo recente mostrou que uma dieta rica em alimentos hiperglicêmicos (carboidratos, açúcares, leite, sorvete, chocolate etc.) aumenta o trabalho das glândulas sebáceas, o que gera acne. “Uma rotina alimentar à base de peixes, muitos legumes e vegetais acarretou uma melhora do problema. Acne tem relação direta com a dieta”, alerta.

A dica de Marisa Resende Coutinho, nutricionista do Hospital São Camilo, é não exagerar em nada. “Uma alimentação equilibrada, com quantidades adequadas de nutrientes, regula todas as reações químicas e secreções hormonais dentro do nosso organismo”, diz. “Muitos acreditam que somente os cuidados externos com a pele são suficientes para que ela esteja sempre bonita. Na verdade, o que vem de dentro também é muito importante, ou seja, o que você come. Alguns alimentos fazem bem para o organismo, e a consequência disso se vê na pele”, finaliza.

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