Não é só no rosto que as espinhas costumam aparecer e é comum encontrar acne nas costas, no tronco e até no couro cabeludo. Mas por que elas aparecem e como tratá-las? O Delas conversou com a dermatologista Karla Assed para responder essas questões.
Leia também: Espremi, e agora? Confira 4 dicas para evitar manchas de espinhas na pele
Segundo a profissional, as espinhas podem aparecer em qualquer parte do corpo que apresente glândula sebácea, que produz óleo na pele. É um processo natural, o que significa que a acne nas costas ou qualquer outra parte do corpo que não seja o rosto também é algo normal.
Porém, o que diferencia os dois casos é o tratamento indicado para lidar com essas espinhas . "O muda um pouco é a concentração do ativo, pois, por exemplo, a pele do tronco é mais resistente do que a pele do rosto", explica Karla.
E como tratar a acne nas costas e em outras partes do corpo?
A principal dica da especialista é procurar sabonete e loções secativas. "Pode usar produtos contendo ácido salicílico ou enxofre, que vai ajudar a secar a espinhas porque controlam a oleosidade. O uso de fórmulas que combinam ativos anti-inflamatórios e antibióticos também são indicados para contornar o problema”, completa.
Isso também vai ajudar a não inflamar a acne que surge em áreas com mucosa, como no nariz, por exemplo. Se elas já estiverem inflamadas, não mexa nas lesões ou tente espremê-las.
Outras recomendações são sobre os cuidados na hora de tomar banho ou usar cosméticos que entrem em contato direto com a pele para não obstruir os poros. "Evite usar hidratante nessas áreas ou condicionadores e leave-in em excesso, principalmente se você tem cabelo comprido."
Banhos muito quentes, protetor solar em creme, suplementos à base de vitamina B6 e B12 ou esfoliar a pele também pode estimular a oleosidade natural do corpo e, consequentemente o surgimento de acne nas costas
ou pelo resto do corpo. Também é importante rever hábitos
e consultar um dermatologista caso precise de ajuda profissional.