Apesar das recomendações, espremer aquela espinha que aparece em seu rosto pode ser uma tentação bem grande — e, algumas vezes, você vai lá e coloca os dedinhos em ação. Porém, a consequência desse "mal hábito" pode aparecer depois, com as manchas de espinhas que ficam na pele. 

Leia também: Como aparece e como tratar a acne que aparece por causa de estresse?

Segundo dermatologista, as manchas de espinhas surgem por causa do acúmulo de melanina e desaparecem com o tempo
shutterstock
Segundo dermatologista, as manchas de espinhas surgem por causa do acúmulo de melanina e desaparecem com o tempo












Você viu?


"As  manchas de espinhas  aparecem quando o corpo tenta curar o rompimento da pele e das fibras de elastina e colágeno causado pela acne inflamada", explica Jardis Volpe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

"Apesar de existir a chance das manchas surgirem mesmo se você tratar a espinha do modo correto, elas são muito mais propensas a aparecerem quando você espreme, sendo que quanto mais inflamada a espinha, mais provável será a formação de uma cicatriz no local”, completa. 

Mas o que fazer para evitar tais manchas? Segundo o especialista, os sinais que aparecem na pele depois de espremer uma espinha são, na verdade, manchas que ocorrem por causa da hiperpigmentação pós-inflamatória. “Elas são superficiais e ficam na pele depois do quadro acneico, adquirindo um tom mais rosa ou marrom dependendo do tom de pele."

Isso signifca que elas não são cicatrizes , mas áreas com melanina concentrada e que, com o tempo, desaparecem à medida que as células da pele vão se regenerando.

Pensando nisso, o dermatologista dá quatro dicas para não ficar com o rosto marcado por causa de espinhas: 

1. Nunca esprema espinhas

A sugestão principal sempre vai ser nunca espremer espinha  nenhuma para evitar que essas manchas apareçam na pele. Porém, se você não consegue se segurar, o melhor a se fazer é tomar alguns cuidados antes de sair por aí espremendo qualquer espinha que aparecer.

“Antes de estourar a espinha, verifique se ela possui uma coloração amarela ou branca. Este tipo de alteração está mais próximo da superfície da pele, logo possui menos chances de causar manchas e cicatrizes ao ser espremida”, afirma o médico.

2. Faça compressas 

Para aquela espinha em que se vê um pontinho amarelo, uma dica é tentar eliminá-la fazendo uma compressa com gaze e chá verde morno na lesão por alguns minutos, três vezes ao dia. Isso serve para facilitar que a própria espinha drene naturalmente mais rápido.

3. Use produtos específicos para espinhas

Se você já espremeu a espinha e quer amenizar o problema, uma maneira é usar produtos que ajudem a acelerar esse processo de regeneração da pele. “Procure produtos com ingredientes que ajudam a esfoliar a superfície da pele, como ácido glicólico e salicílico, e que estimulam a regeneração celular, como o retinol”, recomenda.

4. Mantenha uma rotina de cuidados com a pele

O profissional ressalta que, apesar de existirem muitos produtos que ajudam a reduzir as marcas de acne, a melhor maneira de evitar tanto esse problema quanto o  surgimento de novas espinhas é manter uma boa rotina de cuidados com a pele.

Assim, a dica é realizar a limpeza e hidratação com produtos específicos para o seu tipo de pele todos os dias. Além disso, é fundamental o uso de um protetor solar com FPS acima de 30, já que a exposição solar vai fazer com que as marcas de acne se tornem ainda mais escuras.

“É importante destacar também que pessoas de pele sensível e tons de pele mais escuros devem evitar o uso de certos ácidos que podem levar a formação de manchas. Oideal é consultar um dermatologista antes de procurar formas de evitar manchas de espinhas  ", finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!