Tamanho do texto

Manter as pernas hidratadas, usar óleos ou cremes corporais e apostar em shortinhos por baixo de saias e vestidos podem ser a solução para assaduras

Mulheres que têm coxas grossas sabem que usar uma saia ou shorts mais curtos pode se tornar um problemão. Isso porque o atrito entre as penas é capaz de causar assaduras na pele enquanto você anda por aí — o que, vamos combinar, não é nada confortável. 

Leia também: Agachamento mágico promete tonificar pernas e coxas em apenas sete minutos

coxas
shutterstock
Se você tem coxas grossas e sofre com o atrito entre elas, fique sabendo que existem formas de evitar as assaduras




Apesar das assaduras aumentarem consideravelmente no verão, principalmente por causa das roupas utilizadas na época, é fato que essa questão persegue quem tem coxas grossas o ano inteiro. Pensando nisso, o Delas conversou com uma especialista para ensinar as dicas que ajudam a evitar esse incômodo; veja abaixo: 

1. Mantenha a hidratação em dia

A primeira indicação da dermatologista Ana Carolina Sumam é apostar na hidratação. "A recomendação é hidratar bem a pele, geralmente com produtos que além da ação hidratante, também criam uma barreira protetora para evitar a assadura", diz.

Apesar de parecer simples, esses cremes mais específicos precisam de receita. Por isso, marcar aquela consulta no médico para uma avaliação dermatológica é essencial para saber o que realmente pode ajudar a melhorar o atrito na sua pele. 

2. Aposte em óleos vegetais e cremes

Os óleos vegetais que geralmente são usados para  hidratar a pele dos bebês são ótimos para acalmar a pele irritada e avermelhada, mas também podem ser usados para evitar o atrito, já que acabam criando uma barreira protetora entre as pernas  .

Os cremes também funcionam da mesma forma, mas a dica é dar preferência para os que têm fórmula em gel e são mais leves. Em ambos os casos, é importante levar os produtos onde quer que você vá para ir reaplicando ao longo do dia. 

3. Use shorts por baixo das saias

Ana Carolina completa que usar um shorts por baixo das saias e vestidos também pode ajudar a evitar as assaduras , impedindo que as coxas encostem uma na outra. Opte por modelos de lycra, como os biker shorts, por exemplo, que ficam bem colados — mas cuidado, porque peças que apertem demais as pernas podem aumentar a fricção, principalmente se estiverem molhados. 

Tenho coxas grossas e fiquei assada; e agora?

mulher com coxas grossas
shutterstock
A assadura por causa do atrito entre coxas grossas também pode causar manchas e, por isso, é ideal visitar um médico


Se você esqueceu de seguir as dicas acima e está incomodada com a irritação entre as coxas, acalme-se! Segundo a especialista, existem receitas caseiras para ajudar a pele a se recuperar. "Faça uma pastinha de amido de milho e água, a mesma que é usada em assaduras de bebês", diz Ana Carolina. Cremes contra assaduras à base de óxido de zinco e dexpantenol também são eficazes. 

Porém, se você costuma sofrer com esse problema sempre, é preciso ficar atenta, já que as assaduras podem deixar manchas na pele. "A pele fica mais escura por conta da hipercromia pós-inflamatória, já que esse atrito frequente entre as coxas grossas acaba inflamando e deixando a mancha na pele. Para melhorar, é preciso usar ativos clareadores ou realizar tratamentos em consultório, como peeling, mas tudo acompanhado de um profissional", finaliza.