Como você enxerga os sinais de envelhecimento na sua pele? Segundo pesquisa realizada pela Avon em parceria com o instituto IBOPE Conecta, divulgada nesta quarta-feira (24), a maior parte das mulheres não lida bem com rugas, flacidez e outras marcas da idade.
Leia também: Dicas de cuidados e maquiagem para mulheres com mais de 40 anos de idade
Para o estudo, foram entrevistadas 1.000 mulheres entre 25 e 60 anos de todas as regiões do país. Os resultados mostram que, apesar da maior parte (83%) das brasileiras cuidarem da pele por prazer, 56% delas se preocupam em minimizar os sinais de envelhecimento . Além disso, pelo menos 6 a cada 10 mulheres estão insatisfeitas com o próprio rosto.
Você viu?
Ainda assim, elas não recorrem à tratamentos e cuidados que focam em manter a pele jovem e evitam o aparecimento de marcas da idade na pele. Um terço das entrevistadas afirmou usar apenas água e sabonete corporal para limpeza facial em casa e não costumam utilizar cremes hidratantes ou antissinais no dia a dia.
Já quando o assunto são os procedimentos estéticos em clínicas, elas preferem aqueles que dão mais destaque à beleza natural. A limpeza de pele é o mais buscado (55%), seguido da esfoliação (41%). Menos de 10% das mulheres do Brasil realizam preenchimento
ou outras intervenções, como é o caso do botox, por exemplo.
Muitas brasileiras não sabem cuidar da própria pele
Mesmo que a maioria das brasileiras goste e pesquise sobre os cuidados com a pele , uma parte significativa (36%) disse não entender do assunto e ter dificuldade em criar e manter uma rotina de beleza . Assim, 34% só investe em cuidados mais básicos quando lembram.
Além de serem as que tem mais medo dos sinais de envelhecimento , as mulheres mais jovens são as que menos conhecem o próprio tipo de pele e, ainda, as que mais demonstram mais insatisfação sobre isso (61%). Entre as que conhecem, apenas 38% utilizam os produtos adequados e sabem aplicar a rotina de manutenção adequada à cada pele.