Você fica com bolinhas na pele depois de se depilar com lâmina? O problema é bastante comum entre homens e mulheres e tem até um nome: foliculite. Se você está familizarizada com esse problema, fique sabendo que não é nenhum bicho de sete cabeças, porém, ainda é importante cuidar da pele e aprender que existem jeitos de evitá-lo. 

Leia também: Dúvidas sobre depilação: 10 mitos e verdades sobre raspar os pelos com lâmina

As bolinhas na pele que surgem após fazer depilação com lâmina são, na realidade, uma inflamação nos folículos dos pelos
shutterstock
As bolinhas na pele que surgem após fazer depilação com lâmina são, na realidade, uma inflamação nos folículos dos pelos

Ao Delas, a dermatologista Daniela Leal, da Clínica Leal Campinas, explica que as bolinhas na pele,  na verdade, são uma inflamação na região do folículo piloso que costuma aparecer nas áreas que são mais depiladas com lâmina ou cera.

Rosto (principalmente no caso dos homens por causa da área da barba), virilhas , coxas, glúteos e axilas, ou seja, onde os pelos são mais grossos, geralmente são partes do corpo mais propensas a aprensentar bolinhas na pele após a depilação .

Nesses casos, como os folículos de pelos ficam em uma parte mais interna dos poros, eles não são retirados pelas lâminas e, algumas vezes, nem pela cera. "Além disso, como os pelos nascem em diferentes direções, eles podem encravar e inflamar, o que é chamado de pseudofoliculite", diz a especialista.

Abdo Salomão Jr., dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), complementa que, essas foliculites acontecem muito mais com lâmina justamente porque ela é a que corta mais rente à pele.

“Quando você utiliza lâmina, esse pelo que é cortado muito rente à pele tende a entrar um pouquinho e fica espetando a pele de dentro para fora. Isso cria um processo inflamatório justamente no orifício de saída”, afirma.

Como evitar as bolinhas na pele?

As bolinhas na pele podem ser um problema se você usa lâmina, mas com algumas dicas simples você consegue evitá-las
shutterstock
As bolinhas na pele podem ser um problema se você usa lâmina, mas com algumas dicas simples você consegue evitá-las


Algumas dicas dadas pelos especialistas são essenciais para quem quer evitar esse problema de vez. Confira abaixo:

1. Cuide da pele antes e depois da depilação

De acordo com Abdo, o ideal é fazer um preparo da pele antes da depilação, utilizando produtos que contenham alguns ativos para ação bacteriostática, ou seja, não deixam crescer bactérias ali, e anti-inflamatórias, por exemplo.

“Isso evita a formação de foliculite e a contaminação do folículo. Além disso, costuma ser suficiente para evitar essas bolinhas mesmo com lâmina”, afirma.

Além disso, usar esfoliantes e gel hidratante também ajuda a lâmina a deslizar com mais facilidade. Há até mesmo mulheres que usam azeite de oliva ou condicionador para deixar o processo mais fácil.

A única coisa que não é indicada pelos profissionais é o uso de sabonete para preparar o local que será depilado, porque além de causar ressecamento e descamação da pele, a espuma pode obstruir o aparelho durante o processo de remoção dos pelos.

Já depois de depilar as partes do corpo como pernas e axilas, por exemplo, é importante lavá-las para remover os óleos naturais da pele. Usar hidratantes com ação calmante também pode ajudar a evitar que as bolinhas apareçam, já que é mais indicado para peles irritadas.

2. Deixe a pele respirar o máximo que puder

“Evite o uso de roupas apertadas e tecidos sintéticos que não deixam a pele ‘respirar’”, recomenda Daniela. É importante deixar que a pele absorva o oxigênio porque é através do ar que ela consegue se manter nutrida, além de deixar fatores como temperatura e transpiração bem regulados, e ajudar a evitar problemas. 

3. Procure outro método de depilação

Daniela afirma que todo método depilatório que cause atrito na pele pode ocasionar as tão faladas bolinhas. “A depilação a laser é a mais indicada nesses casos, pois elimina-se o pêlo pela raiz, diminuindo progressivamente a quantidade de fios e consequentemente, a necessidade de utilizar outro meios potencialmente irritativos para removê-los."

Abdo concorda e complementa que os lasers podem ser indicados para qualquer tipo de pele e área do corpo. "Hoje, existem tecnologias a laser que realizam a depilação sem dor e sem deixar a pele com foliculites", diz. 

Costumo ter essas bolinhas na pele sempre que me depilo; e agora?

Uma dica para você que costuma ter bolinhas na pele depois de se depilar com lâmina é apostar em cremes pós depilatórios
shutterstock
Uma dica para você que costuma ter bolinhas na pele depois de se depilar com lâmina é apostar em cremes pós depilatórios


Se você não quer trocar a depilação com lâmina, a dica é apostar em cremes ou loções pós-depilatórios. "Geralmente, os produtos são à base de peróxido de benzoíla, que impede essas bolinhas na pele e a contaminação do folículo", diz Abdo. Ele também recomenda sempre hidratar a pele e  acalmá-la com óleo vegetal depois de se depilar. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!