A exposição frequente ao sol e o contato com a água do mar e da piscina são praticamente inevitáveis nesta época do ano. Além dos cuidados com o corpo , os fios também merecem uma atenção especial. Diante disso, saber como cuidar do cabelo no verão é fundamental para que ele fique sempre bonito e não apresente queda, quebra e nem fique ressecado e sem vida.
Para aprender a como cuidar do cabelo nesta estação, Jane Alves, hairdresser do salão Lefil Beauty, respondeu algumas dúvidas comuns e traz a solução para tantos problemas. As respostas mostram que engana-se quem pensa que apenas os processos químicos, como a escova progressiva e a mudança de cor, são os únicos responsáveis pelos danos capilares.
De fato, o verão pode prejudicar - e muito - as madeixas. Entretanto, com as ações corretas, dá para deixar os fios sempre bonitos, brilhosos e, principalmente, saudáveis. Veja as questões e saiba quais dicas seguir.
1. Prender o cabelo em excesso faz mal?
Não há com negar que prender os fios com um rabo de cavalo, por exemplo, ajuda a lidar com as altas temperaturas. No entanto, torna-se prejudicial quando feito com frequência, em especial quando os fios estão molhados. Acontece que, a curto prazo, os prendedores podem quebrá-los e deixá-los mais fracos.
“Já no longo prazo, a tração constante pode provocar queda capilar. Então o melhor é evitar, principalmente os prendedores de silicone, os de borracha ou os grampos. Mas se o calor for muito, uma alternativa é usar os ‘hashis’ de madeira ou plásticos”, explica a profissional.
2.Quais os danos causados pelo sol?
A luz solar danifica as proteínas do cabelo e pode causar desde descoloração até a redução da força e perda de brilho. “Para protegê-lo, o ideal é utilizar um leave-in que conte com filtro solar de, no mínimo, FPS 50 e que deve ser reaplicado a cada duas horas”, recomenda a hairdresser.
3. Como cuidar do cabelo após sair da piscina ou do mar?
Depois de voltar da piscina ou do mar, a dica é passar por uma ducha e aplicar um hidratante para os fios em spray ou água termal. Também é importante reaplicar o leave-in com filtro solar. Isso porque toda vez que o cabelo é exposto à areia, ao cloro e à água ocorre um dano à estrutura da cutícula, podendo mudar a coloração e deixá-lo mais fino.
4. Qual a frequência das lavagens no verão?
Muita gente acredita que lavar o cabelo todos os dias é prejudicial à saúde, mas, na verdade, isso está incorreto. De acordo com a profissional, não há um número certo de vezes para lavá-lo. Tudo vai depender da necessidade de cada um. “Os secos, por exemplo, precisam ser menos lavados e altamente hidratados, enquanto os oleosos devem ser limpos mais frequentemente para retirar o excesso de oleosidade e impurezas”, pontua.
Em todos os casos, o recomendável é não usar água quente, pois pode deixar os fios frágeis e secos. O ideal é usar a temperatura morna e, além disso, realizar um último enxágue com a fria para, dessa forma, fechar as cutículas.
5. É comum as madeixas ficarem mais oleosas nessa época?
Por mais que essa não seja uma boa notícia, a resposta é sim. O calor estimula a produção de sebo nessa área. E, como o couro cabeludo já tende a ser mais oleoso, é importante tomar cuidado quando for aplicar o condicionador.
O produto pode deixar a região mais oleosa e causar queda e caspa por conta da obstrução da raiz – e, por isso, deve ser usado somente no comprimento e nas pontas.
6. Como reverter a falta de brilho e o ressecamento?
O segredo é usar uma máscara de hidratação a cada 15 dias. “O produto é capaz de repor os nutrientes necessários de forma mais intensa que o condicionador, conferindo força, maciez e brilho. No verão , o ideal é alternar entre uma reconstrutora e uma nutritiva. Enquanto a primeira vai ajudar a deixar os fios mais firmes e fortes, a segunda vai torná-los mais brilhosos e macios”, salienta Jane.
7. Pode dormir com o cabelo molhado?
Não! Dormir com ele ainda úmido compromete a saúde capilar , deixando-o mais frágil e quebradiço em contato com o travesseiro. Além disso, favorece o aparecimento de caspa e acelera a queda.
8. Como recuperar a vitalidade dos fios que sofreram danos?
O cuidado com o cabelo deve acontecer durante todo o ano. E o melhor tratamento para recuperar um que sofreu danos é apostar no cronograma capilar . O processo reconstrói, nutre, estabiliza o pH e devolve a queratina e a umidade natural do fio, além de fechar a cutícula para evitar uma perda ainda maior de nutrientes.
Já em casos mais extremos, em que o fio está gravemente danificado, Jane explica que a única alternativa é realizar o corte. Por outro lado, tirar alguns centímetros do comprimento é o pesadelo de muitas mulheres e, justamente por isso, o melhor a se fazer é ter cautela e saber como cuidar do cabelo para que fique sempre do seu gosto, além de saudável e cheio de vida.