Tamanho do texto

Segundo naturóloga, utilizar óleo vegetal de açaí pode potencializar diversos ativos presentes na fruta, deixando a pele hidratada e sem nenhuma mancha

O açaí é um clássico do verão brasileiro e uma ótima opção para se refrescar nos dias em que a temperatura está mais quente. Além disso, a fruta é rica em nutrientes e pode trazer diversos benefícios para o seu dia, que vão desde manter os níveis de colesterol controlados, por exemplo, até servir muito bem para os cuidados com a pele. 

Além de ser uma fonte de benefícios para a saúde e o queridinho do verão, o açaí é ótimo para os cuidados com a pele
Pixabay/Creative Commons
Além de ser uma fonte de benefícios para a saúde e o queridinho do verão, o açaí é ótimo para os cuidados com a pele



Se você nunca pensou em usar essa fruta para os cuidados com a pele , não tem problema. Talvez esse seja o momento perfeito para começar! O açaí tem ativos muito poderosos que podem deixar a sua pele mais hidratada e livre de manchinhas. “O açaí possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, auxilia na regeneração celular, hidratação da pele e na redução das manchas”, ressalta Mariana Vitte, naturóloga e coordenadora técnica do W Spa.

Essas substâncias presentes na fruta também têm outros benefícios, podendo ajudar na cicatrização, na circulação e na melhorar da acne, deixando a pele com uma aparência jovem e sem perder o brilho natural que dá aquele aspecto saudável. Pensando nisso, a especialista indicou duas receitas práticas que você pode fazer em casa; confira abaixo:

Cuidados com a pele do rosto usando óleo de açaí

Os cuidados com a pele do rosto podem ser potencializados com uma mistura de óleos vegetais, incluindo óleo de açaí
shutterstock
Os cuidados com a pele do rosto podem ser potencializados com uma mistura de óleos vegetais, incluindo óleo de açaí


Segundo a especialista, a melhor forma de usar a fruta para cuidar da pele é optar pelo  óleo vegetal do açaí, principalmente por causa da concentração elevada de seus princípios ativos. Assim, a ideia é fazer uma solução misturando óleos diferentes para potencializar os efeitos. "Essa receita serve para prevenir o envelhecimento, hidratar e reduzir manchas”, diz Mariana.  

Para os cuidados com o rosto, é só combinar: 

  • 10 ml óleo vegetal de açaí
  • 2 gotas óleo essencial de palma rosa
  • 2 gotas do óleo essencial de lavanda

A recomendação é aplicar uma pequena quantidade no rosto higienizado, duas vezes a dia e massagear em movimentos circulares até absorção. Mantenha a combinação de óleos armazenada em um vidro âmbar fechado. 

Usando açaí para os cuidados com a pele

Uma opção para os cuidados com a pele do corpo inteiro é apostar em um esfoliante natural que usa base de óleo de açaí
shutterstock
Uma opção para os cuidados com a pele do corpo inteiro é apostar em um esfoliante natural que usa base de óleo de açaí


Seguindo o mesmo princípio de utilizar os óleos vegetais para potencializar os resultados, a especialista também sugere uma receita para o corpo. "Nesse caso, podemos fazer um esfoliante que irá eliminar as células mortas, ativar a circulação, reduzir edemas e melhorar o aspecto das estrias", comenta Mariana. 

Para isso, você vai precisar de:

  • 30ml do óleo vegetal de açaí
  • 30 gramas de açúcar mascavo

Na hora de aplicar, é só friccionar a mistura sobre o corpo com movimentos circulares, deixando agir por 20 min e, depois, enxáguando em água corrente. Os cuidados com a pele utilizando esse esfoliante natural deve ser feito uma vez por semana. "Assim, sua pele terá uma textura leve e aveludada", finaliza a especialista. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.