Tamanho do texto

Esta fruta é cada vez mais popular e pode fazer muito bem para a saúde. Veja a lista de benefícios e sugestões para consumo que não acabam com a dieta

Daqui a pouco chega o verão, os dias de sol e de temperaturas da vez mais elevadas. O clima combina com um belo pote de açaí para refrescar. A fruta bem brasileira traz diversos benefícios para a saúde e, com alguns cuidados na hora do consumo, não vai acabar com sua dieta. 

Açaí é refrescante e combina com diversas outras frutas
Creative Commons
Açaí é refrescante e combina com diversas outras frutas

Armadilhas da dieta: Fuja de 8 atitudes que te deixam com vontade de comer mais

Muitos gostam de açaí como costumamos consumir aqui no Sudeste, em forma de pasta gelada, acompanhada de algumas frutas ou cereais. Essa mistura é deliciosa e refrescante, mas também pode ser bastante calórica. Uma porção batida com xarope de guaraná ou mel, com granola e outras guloseimas pode ultrapassar as 600 calorias! 

Entretanto, o que é mais calórico é o acompanhamento da fruta. 100 gramas de polpa contém apenas 60 calorias . A dica é evitar combinações "gordinhas". Opte pela polpa com frutas pouco calóricas, como o morango. E se quiser um cereal, também prefira aqueles sem açúcares. 

Smoothies: veja a receita ideal para cada momento do dia

Se a ideia é se refrescar, escolha um picolé da fruta, que tem 60 calorias, menos que uma bola de sorvete de chocolate (em torno de 110 calorias). 

Energia

O açaí é um ótimo pré-treino e deve ser consumido antes das atividades físicas. Como é rico em nutrientes, vai fornecer uma boa quantidade de energia para o exercício. 

“Tomava açaí na mamadeira”, diz Kyra Gracie, pentacampeã de Jiu-Jitsu

Combate ao colesterol

Segundo a nutricionista Bruna Murta, em entrevista ao iG, essa é uma fruta considerada amiga do coração. Ela é rica em ácido oleico, um tipo de gordura boa. Da classe das insaturadas, ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol e também a controlar a pressão arterial. 

Jefferson Oliveira Domingos, especialista no assunto e dono de uma rede de alimentação saudável, ainda lembra que a fruta é rica em fibra, o que ajuda na digestão. 

Ar mais jovem

Essa frutinha também é grande amiga da pele bonita e viçosa por conter substâncias antibacterianos que contribuem no combate à acne e melhoram a cicatrização. Ainda tem antocianinas, que melhorar a circulação. E para completar, o açaí é rico em antioxidantes, que ajudam a deixar a pele com uma aparência melhor e sem manchas. Essa substância também pode retardar o envelhecimento, além de ser capaz de lutar contra células cancerígenas. 

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.