Tamanho do texto

Além de ensinar como evitar que os fios fiquem esverdeados no verão, o cabeleireiro também recomenda receitas fáceis para recuperar a cor loira

É fato que as mulheres que têm cabelo loiro precisam ficar duas vezes mais atentas durante o verão. Isso porque os fios mais claros podem acabar ficando com um tom esverdeado por causa dos químicos que geralmente são usados para tratar a água da piscina. Porém, isso não é motivo para entrar em pânico, já que é possível evitar e até reverter a situação! 

Leia também: Mulheres loiras realmente precisam lavar os cabelos com shampoo roxo?

Utilizar um leave-in pode ser a solução para evitar que o seu cabelo loiro fique verde depois de um mergulho na piscina
shutterstock
Utilizar um leave-in pode ser a solução para evitar que o seu cabelo loiro fique verde depois de um mergulho na piscina


Marcelo Carrato, professor, visagista e cabeleireiro do Stúdio Miscellanea, explica que, diferente do que muita gente pensa, não é o cloro da piscina que faz o cabelo loiro ficar com uma tonalidade de verde, mas o sulfato de cobre.

"As cutículas dos fios loiros são abertas, o que facilita para que o sol, o vento e os processos químicos acabem ressecando o cabelo, então ele pode ficar verde quando entra em contato com esse elemento", explica o profissional.

Segundo o Marcelo, alguns cuidados básicos que podem ser feitos antes de entrar na piscina e ajudam a evitar que os fios fiquem verdes. "Você pode utilizar um bom leave-in que, de preferência, tenha filtro solar. Esse produto ajuda a selar as cutículas do cabelo evitando o ressecamento, além da ação do cloro e do sulfato de cobre", diz. 

Assim, a dica é umidificar o cabelo e aplicar o produto no comprimento e pontas, já que essas são as partes do cabelo que tendem a ficar mais verdes por serem mais porosas. "Apesar desse cuidado, também é importante manter uma rotina de tratamentos preventivos nos fios loiros, com reconstruções e hidratações. A manutenção é uma etapa essencial pra quem já é loira e para aquelas que querem apostar nos tons mais claros", indica.

Mas afinal, o que fazer se meu cabelo loiro ficou verde?

Se o seu cabelo loiro ficou com um tom esverdeado, existem algumas soluções caseiras que podem ajudar a recuperar a cor
shutterstock
Se o seu cabelo loiro ficou com um tom esverdeado, existem algumas soluções caseiras que podem ajudar a recuperar a cor

Se acontecer do seu cabelo ficar verde depois de um mergulho na piscina , não é preciso entrar em pânico! Existem vários jeitos para recuperar a cor loira, desde soluções caseiras até tratamentos no salão de beleza. "Tudo vai depender do tom em que está", afirma Marcelo. 

  • Levemente esverdeado: passe leite ou suco de tomate na parte do cabelo que está verde, aguarde cerca de 20 minutos e enxágue;
  • Muito esverdeado : aplique sampoo anti-resíduo nos fios e massageie até a cor sair

Caso o seu cabelo loiro ainda esteja verde depois desses tratamentos, a melhor indicação é procurar um especialista no salão de beleza. "Geralmente, usamos uma técnica chamada 'limpeza de cor', que é uma mistura de shampoo, pó descolorante e água oxigenada. Porém, em alguns casos, só a descoloração pode ajudar a recuperar a cor", finaliza. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.