Você costuma checar o calendário lunar antes de cortar o cabelo? Pode até soar como uma crença popular ou aquelas frases que a sua vó costuma dizer, mas a energia da Lua pode ter, sim, certa influência na beleza e no crescimento dos fios  . 

Na hora de cortar o cabelo talvez seja sempre bom dar uma olhada no calendário lunar e ver como a Lua pode influenciar
shutterstock
Na hora de cortar o cabelo talvez seja sempre bom dar uma olhada no calendário lunar e ver como a Lua pode influenciar



De acordo com Renata Souza, especialista em tratamentos capilares naturais do Spa Deia e Renata, a influência da Lua na hora de cortar o cabelo funciona, basicamente, da mesma forma que sua interferência nas marés. "Como tudo o que é líquido acaba sendo influenciado pela energia lunar, nosso corpo não é diferente, visto que é composto por 70% de água", explica.

É aí que entram as diferentes fases da Lua , já que cada uma vai mostrar uma influência diferente sobre nós. Confira o que cada um dos ciclos significa para a beleza dos cabelos: 

  • Lua Nova

Essa fase é um momento de renovação e favorece a novidade. Por isso, é um momento ótimo para buscar pelo corte de cabelo. Segundo a profissional, a Lua Nova é uma fase bastante indicada para quem quer fortalecer a raiz, fazendo com que os fios fiquem mais fortes e revitalizados. Esse também é o período perfeito para quem tem vontade de fazer mudanças radicais  , seja no estilo do corte ou na tonalidade dos fios. 

  • Lua Crescente

"Essa fase é ideal para cortar as pontinhas, para estimular o crescimento e garantir mais brilho", diz Renata. Ela também afirma que durante Lua Crescente é um ótimo momento para  quem deseja abandonar as químicas de vez, porque favorece a renovação capilar. Assim, não tenha medo de mudar durante esse período, porque ele pode ser promissor. 

  • Lua Cheia

A Lua Cheia está relacionada às transformações, sejam elas boas e ruins. A indicação, nesse caso, é procurar o corte apenas se você tem fios finos e está procurando ter mais volume. Além disso, esta fase é perfeita para hidratações, tratamentos ou qualquer outro processo que utilize químicos, porque o cabelo fica mais forte e a energia da Lua potencializa os resultados. 

  • Lua Minguante

Por representar renovação, cortar os fios durante esse ciclo lunar só é indicado para quando os cabelos estão sofrendo com queda ou enfraquecidos, porque faz com que o cabelo "mingue", ficando mais fino e leve. Apesar disso, é o momento ideal para quem quer voltar à cor natural dos fios, já que favorece esse processo para um "renascimento". 

Após cortar o cabelo na lua certa, o que mais ajuda a ter fios fortes e saudáveis?

Apesar da Lua ser uma influência importante para cortar o cabelo, ela não é o único fator para estimular o crescimento
shutterstock
Apesar da Lua ser uma influência importante para cortar o cabelo, ela não é o único fator para estimular o crescimento


Apesar de acreditar que é importante acompanhar o calendário lunar para o corte de cabelo e que a energia da Lua pode interferir no crescimento dos fios, Renata complementa que esse não é o único fator que pode  ajudar o cabelo a crescer . "Os cabelos precisam de um ambiente saudável e limpo para crescer", afirma.

Dessa forma, a especialista explica que lavar bem os fios e, principalmente, o couro cabeludo pode te ajudar a manter esse crescimento em dia. "Quando a raiz está suja, há maior produção de oleosidade, o que entope os poros e atrapalha o desenvolvimento dos fios. O excesso de resíduos dos shampoos, condicionadores e leave-ins no couro cabeludo atrapalha muito no crescimento capilar", diz. 

Além disso, existem dois ingredientes que estão presentes em alguns cosméticos naturais e que estimulam o crescimento capilar: a biotina e o zindo. "O primeiro serve para deixar os fios e até mesmo unhas mais fortes, já o segundo é utilizado no tratamento de excesso e oleosidade."

A recomendação, seja na hora de cortar o cabelo ou procurar produtos para realizar qualquer tratamento, é fazer uma avaliação do cabelo e do couro cabeludo com um profissional, porque só ele vai saber o que deve ser indicado para a necessidade do seu fio. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!