Você já ouviu falar nos cosméticos multifuncionais? Basicamente, são aqueles produtos capazes de desempenhar mais de uma função simultaneamente, associando diversas substâncias em um mesmo produto. No caso da maquiagem , por exemplo, existe o  BB Cream  (Blemish Balm), que combina primer, filtro solar, hidratante e base. Mas será que o investimento vale a pena? 

Entre os cosméticos multifuncionais mais populares está o BB Cream, cujo objetivo é tornar a rotina de beleza mais prática
shutterstock
Entre os cosméticos multifuncionais mais populares está o BB Cream, cujo objetivo é tornar a rotina de beleza mais prática

De acordo com Joana Mendes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista, a grande vantagem dos cosméticos multifuncionais é a praticidade. "Esses produtos, em alguns casos, reduzem a necessidade de várias etapas durante a rotina de cuidados com a pele . Com isso, os pacientes tendem a aderir mais aos tratamentos no dia a dia, e os resultados positivos são mais facilmente alcançados", diz.

Entretanto, essa ideia de praticidade não é algo recente. Jaciara Hunnicutt, dermatologista da Clínica Carrijo e porta-voz da empresa internacional de dermatologia Sinclair Pharma, explica que o BB Cream foi originalmente formulado na Alemanha da década de 1960, com o objetivo ajudar a deixar a pele protegida do sol e, ao mesmo tempo, proporcionar uma cobertura que escondesse as marcas da pele depois de tratamentos dermatológicos agressivos.

"Após sua criação, o BB Cream foi difundido e aprimorado na Coreia e no Japão, só ficando popular no Brasil no século 21. Outras formulações seguindo este conceito já existem hoje e são conhecidas como 'cremes alfabeto', são os CC, DD e EE Cream, dentre outros, e com o avanço tecnológico na área, tem surgido cada vez mais bons produtos que agregam várias funções, sem perder a eficácia", afirma. 

Como saber se eu já uso cosméticos multifuncionais?

Não é difícil saber se você é adepta dos cosméticos multifuncionais: é só ficar atenta aos vários benefícios dos produtos
shutterstock
Não é difícil saber se você é adepta dos cosméticos multifuncionais: é só ficar atenta aos vários benefícios dos produtos


Para saber se o seu cosmético é multifuncional ou não, é simples: um protetor solar que, além de proteger a pele da radiação ultravioleta, também controla a oleosidade e esconde as imperfeições servindo como base, é multifuncional. "Outro exemplo, um creme que além de clareador também tenha ação antienvelhecimento émultifuncional; ao contrário de um que exerça apenas a função de clarear", comenta Jaciara.

Outros produtos que são bastante populares nas lojas são os protetores solares com antioxidantes, ação antienvelhecimento, controle da oleosidade e até mesmo cor de base. Também existem os demaquilantes que tonificam e hidratam, batons com fator de proteção solar e hidratante, primers que são antienvelhecimento.

Para os cabelos, os produtos "2 em 1" associam as propriedades de limpeza e hidratação e os homens ainda podem encontrar os "4 em 1", que vão ainda além, mesclando shampoo, condicionador, sabonete líquido e espuma de barbear em um único cosmético. 

Além disso, Joana complementa que essa diferença dos cosméticos multifuncionais para os comuns é por causa da variação é o número de substâncias ativas que são utilizadas, que vão variar de acordo com a necessidade de cada pessoa e, principalmente, cada pele. 

"Os multifuncionais podem ser muito benéficos em alguns casos e dar efeitos positivos para cada um. Aquelas pessoas que têm a pele sensível, por exemplo, podem associar ingredientes calmantes em conjunto com pigmentos que auxiliam na melhora do aspecto avermelhado. Já para peles oleosas, encontramos atualmente protetores solares com boa capacidade de melhora da oleosidade, ou produtos anti-idade que já apresentem fatores de proteção em sua fórmula", diz. 

Leia também: Conheça o "K-beauty", a rotina de beleza das coreanas em 10 passos

Mas afinal, vale investir nos cosméticos multifuncionais ou não?

Segundo dermatologistas, vale a pena investir nos cosméticos multifuncionais, mas é preciso tomar certos cuidados
shutterstock
Segundo dermatologistas, vale a pena investir nos cosméticos multifuncionais, mas é preciso tomar certos cuidados

As duas especialistas concordam que o investimento pode, sim, valer a pena, mas é importante agendar uma consulta com um dermatologista de sua confiança para que ele possa orientar esse uso de forma correta. 

Segundo Jaciara, essa praticidade de quando acumulamos várias funções em um único produto têm suas vantagens, mas os cosméticos multifuncionais nem sempre atendem todas as necessidades de todos os tipos de pele. "O profissional pode te dar a certeza de que escolha é adequada para a sua pele e, principalmente, para o que você precisa naquele momento", diz

Outra questão é que muita gente acredita que pode abrir mão de outros produtos por causa dessa combinação de benefícios. Entretanto, mesmo que a ideia seja tentar agilizar a rotina de cuidados, nem todas as pessoas podem deixar hidratante, filtro solar, base ou produtos antienvelhecimento, por exemplo, de lado. "Embora muitos cremes tenham fator de proteção solar, nem sempre este é o suficiente para realmente proteger a pele", explica. 

Quem tem a pele mais sensível, passou por algum tratamento dermatológico ou precisa intensificar os cuidados com o sol, por exemplo, não pode deixar de usar o filtro solar, mesmo se a ideia é aplicar um BB Cream depois. Já para aquelas com a pele muito seca devem manter sempre a hidratação em dia, especialmente no tempo mais frio. Por isso, não é recomendado apostar 100% na multifuncionalidade de alguns produtos para deixar a pele saudável. 

Combinação de ingredientes nos cosméticos multifuncionais

Antes de tentar combinar os benefícios de mais de um dos cosméticos multifuncionais que existem, procure um médico
shutterstock
Antes de tentar combinar os benefícios de mais de um dos cosméticos multifuncionais que existem, procure um médico


Além de consultar um especialista para saber se um cosmético multifuncional é o mais adequado para você, é importante perguntar sobre a combinação de ingredientes e, também, de mais de um produto.

"Nem sempre os  ativos têm seu melhor desempenho quando associados e nem todos os produtos são compatíveis. Porém, é possível, sim, combinar mais de um cosmético multifucional ao mesmo tempo, mas sem a orientação médica adequada a pessoa acaba correndo o risco o risco de usar produtos que acabam se anulando, ou pior, desencadeando problemas", explica Jaciara. 

Joana complementa que essa "falta de combinação" pode ser uma das maiores desvantagens dessa categoria de produtos, mas, em alguns casos, a associação também pode ser bem vantajosa. "Combinar os cosméticos multifuncionais pode poupar tempo e dinheiro e, da mesma forma, o uso isolado dos ativos pode ser interessante em termos de eficácia, devido ao tipo de pele da pessoa ou pela condição a ser tratada."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!