De raios solares a processos que envolvem químicas alisadoras, são diversas as situações às quais muita gente expõe os próprios cabelos periodicamente, e até os fios mais grossos e fortes podem ter dificuldades em manter-se saudáveis durante o dia a dia sem que haja uma ajudinha externa. Infelizmente, a dupla xampu + condicionador pode não ser suficiente para dar um reforço à defesa da cabeleira, e é aí que entra a máscara capilar.
Leia também: Descubra qual é a melhor máscara de tratamento para o seu cabelo
Uso excessivo de chapinha, secador, exposição ao cloro de piscinas, idas ao mar e até o frio são situações que prejudicam a cutícula dos cabelos (ou seja, a parte que recobre os fios), fazendo com que os fios fiquem ressecados, quebradiços e sem brilho. Usar uma máscara capilar periodicamente já ajuda a reconstruir essa camada protetora, reestabelecer a nutrição e a hidratação deles, porém, de acordo com Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especialista em tricologia e terapia capilar do Studio Tez, há alguns ingredientes que podem ser adicionados ao processo para potencializar os efeitos dela; confira dez:
Para misturar no produto
De acordo com Marcela, nem todos os ingredientes naturais que ajudam a tratar dos cabelos podem ser misturados a produtos industrializados, já que podem modificar o pH do creme de hidratação e não gerar nenhum resultado positivo para os fios. Ainda assim, há substâncias que podem ser adicionadas ao creme, como:
-
Babosa
Com diversas propriedades medicinais, a babosa (ou aloe vera) é amplamente utilizada tanto para tratar de questões externas quanto internas do corpo. O gel que é retirado das folhas dessa planta tem propriedades cicatrizantes e muito, mas muito hidratantes. Sendo assim, a substância é bastante indicada para dar aquela mãozinha no tratamento dos fios, basta misturar um pouco do gel retirado diretamente da planta ou comprado em farmácias ao creme capilar e deixar a mistura nos cabelos conforme a embalagem do produto indicar.
-
Mel
Dotado de propriedades cicatrizantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, o mel também é um ingrediente que ajuda a repor os nutrientes que os cabelos perdem naturalmente no dia a dia. De acordo com Marcela, uma boa forma de utilizá-lo nos cabelos é fazendo uma umectação, ou seja, espalhando a substância pelos fios e deixando-a agir por alguns minutos antes de enxaguar, mas ele também pode ser misturado ao creme capilar sem problemas.
Leia também: Confira dicas de como conseguir um cabelo longo, bonito e saudável
Para usar antes ou depois da máscara
Além de substâncias que podem ser adicionadas à mascara, há também alguns ingredientes que podem ser misturados ao xampu, para atuar como esfoliantes, ou aplicados diretamente nos fios antes ou depois do creme e da lavagem.
-
D Pantenol (ou Bepantol)
Presente na famosa pomada usada frequentemente em pequenas feridas e para auxiliar na cicatrização de tatuagens, o D Pantenol é uma substância rica em vitamina B5, que é um ótimo hidratante tanto para o cabelo quanto para a pele. De acordo com Marcela, o ideal é aplicá-lo nos cabelos úmidos para que as cutículas dos fios se fechem e, em seguida, vem o creme capilar à sua escolha.
-
Óleo de coco
É claro que o queridinho das blogueiras não poderia ficar de fora. Além de deixar o cabelo mais macio, o óleo de coco também ajuda na nutrição dos fios e, segundo a especialista, a forma correta de aplicá-lo é espalhando a substância por todo o cabelo enquanto ele ainda está seco. O indicado é deixar o óleo agir nos fios durante uma hora. Em seguida, é preciso lavar o cabelo normalmente com xampu e aplicar a máscara.
-
Maisena
A maisena (ou amido de milho) também é outro ingrediente simples que pode auxiliar na hidratação dos cabelos. Marcela afirma que, assim como no caso do óleo de coco, é ideal utilizá-la nos cabelos antes do creme hidratante, dissolvendo-a e água quente até que a mistura vire um pasta e espalhando-a sobre os fios. Após o enxague, o creme capilar pode ser utilizado normalmente.
-
Leite
Apesar de ter propriedades hidratantes, o leite não pode ser utilizado em todos os tipos de cabelos. “Tem que tomar cuidado com o leite, pois, se a pessoa tiver couro cabeludo oleoso, ele pode aumentar essa oleosidade”, afirma a especialista. De acordo com Marcela, uma forma interessante para utilizar esse ingrediente é para amenizar o tom esverdeado que muitas vezes toma conta de cabelos loiros. O leite deve ser aplicado nos cabelos frio e deixado neles por cerca de 15 minutos.
-
Queratina líquida
Como muitos produtos industrializados contêm essa substância, muita gente acha que, quanto mais queratina for utilizada nos cabelos, melhor para eles. Segundo Marcela, porém, ela só deve ser aplicada nos fios caso eles estejam muito porosos e quebradiços. Se esse for seu caso, o produto pode ser utilizado no cabelo antes ou depois do creme capilar, seguindo as instruções da embalagem.
-
Vinagre de maçã
Nada de torcer o nariz para o cheiro! Pode parecer estranho, mas, como Marcela explica, o vinagre de maçã serve para dar mais brilho aos fios. O indicado é utilizá-lo ao fim do processo de lavar e hidratar os cabelos, no último enxague.
-
Soro fisiológico
De acordo com a especialista, o soro fisiológico ajuda a equilibrar o pH tanto dos fios quanto do couro cabeludo. A indicação aqui é a de lavar os cabelos normalmente, fazer a hidratação com o creme escolhido e borrifar a substância nos fios após o último enxague.
-
Açúcar
Para que a hidratação ou a nutrição das máscaras capilares seja eficaz, é necessário tanto que o cabelo quanto o couro cabeludo estejam devidamente preparados para isso. Segundo Marcela, o açúcar refinado pode ser um ótimo aliado na hora de livrar os cabelos de resíduos naturais e de outros produtos que possam ter sido utilizados anteriormente. A dica aqui é misturar um pouco do ingrediente ao xampu e passar no cabelo fazendo movimentos circulares para esfoliar o couro cabeludo.
Você viu?
Apesar de ajudar na saúde dos fios, Marcela afirma que não é recomendado fazê-lo todos os dias. Segundo ela, o ideal é utilizar a mistura uma vez por semana ou a cada 15 dias para que a camada protetora do couro cabeludo não seja danificada.
Leia também: Transição capilar proporciona mudança nos fios e também na vida de mulheres
Qual creme escolher?
Na hora de escolher o melhor creme para manter os cabelos bonitos e saudáveis, a indicação é ficar de olho na composição dos produtos e pesquisar as propriedades de cada ingrediente, já que há produtos específicos para nutrição, hidratação, reconstrução e outros tipos de tratamentos. Confira algumas opções de produtos que podem te ajudar no processo:
1. Máscara Hair Growth Treatment - R$ 69,90
2. Máscara Hidratante para cabelos cacheados Heaven in Hair - R$ 100