Atualmente, os cabelos mais curtos estão super em alto, entretanto, há aquelas que não abrem mão de manter o cabelo longo, ou melhor, um cabelão bem comprido mesmo. Entretanto, para isso, é preciso de muito cuidado para que a ponto dos fios não fiquem ressecadas, quebradas e feias.

Leia também: 36 sugestões de corte para cabelos longos

Modelo Yasmin Brunet, hair stylist Rodrigo Cintra e a cantora Vitória Falcão deram dicas de como ter um cabelo longo
Reprodução
Modelo Yasmin Brunet, hair stylist Rodrigo Cintra e a cantora Vitória Falcão deram dicas de como ter um cabelo longo

O hair stylist Rodrigo Cintra explica que, não importa o tamanho que a mulher queria deixar os fios, o cabelo longo  também precisa de um bom corte. Em entrevista ao Delas , o especialista também sugere que seja feita hidratação semanalmente. Outra dica é o uso de um CC Cream para cabelos após a lavagem. O produto reúne diversas funções, como promover nutrição, hidratação e proteção solar aos fios.

Como pentear o cabelo?

Na hora de escovar os cabelos, é importante levar em consideração a textura dos fios. Nos cabelos ondulados, cacheados e crespos, o ideal, segundo Rodrigo Cintra, é pentear ainda no banho após o condicionador, sempre com pentes de dentes largos.

“Já nos outros tipos de cabelo, pode pentear após a aplicação do leave-in. Sempre começar a pentear do meio do cabelo para as pontas, para desembaraçar, e só depois do topo para as pontas.”

Lembrando que na hora de levar é fundamental prestar atenção na temperatura da água. Quando está muito quente, pode causar oleosidade na raiz, frizz e até ressecamento nas pontas.

Como evitar pontas duplas?

Nessa hora, não dá mesma para ter apego aos fios. A “fórmula mágica” para se ter um cabelo longo com pontas hidratadas e sem pontas duplas é mantendo o corte em dia.

“Aparar as pontas de dois em dois meses ajuda super. Para quem deseja manter as madeixas longas, o jeito é apostar no corte bordado, que tira cerca de dois centímetros de cabelo sem alterar o comprimento e também elimina as pontas duplas.”

Leia também: Cabelo oleoso exige produtos específicos e mudanças de hábito

Outro cuidado é investir em tratamentos com máscaras que selam a cutícula do cabelo. Produtos como cremes leave-in com proteção térmica também podem ajudar contra os danos que o secador, chapinha e modeladores possam causar. Além disso, alguns óleos podem revitalizar os fios e tratar os cabelos ressecados.

Cuidados com o sol, piscina e mar


Verão vs. Inverno

Assim como o cuidado com a pele muda um pouco de acordo com a estação do ano, a atenção com o cabelo comprido também. No verão, a mulher não pode se esquecer do protetor solar e sempre lavar os fios com água doce após sair da piscina ou do mar.

Já no inverno, a dica de Rodrigo Cintra é diminuir o uso de aparelhos térmicos como chapinha e secador. “Se não conseguir, investir no uso de um protetor térmico. O filtro solar capilar também deve ser usado no inverno.”

Como cuidar do mega-hair ou apliques

O cuidado principal é com o cabelo natural. A mulher pode ter colocado apliques, mas a atenção maior deve ser com o cabelo dela mesmo.

Leia também: Cores predominam no Met 2017: confira as melhores maquiagens

Você viu?

“Fazer a manutenção do mega regularmente no salão é o mais indicado. No dia a dia, não usar escova com bolinha na ponta, secar bem e usar produtos de acordo com as indicações do seu cabeleireiro.”

Mulheres mais velhas

Apesar de algumas pessoas acreditarem que mulheres mais velhas não devam usar cabelo longo, para Rodrigo Cintra não tem nada disso.  “Cuidados essenciais para se ter um cabelo visivelmente deslumbrante, sem ficar pesado seria estar sempre bem cortado - de preferência em camadas ou repicado para dar leveza - e apostar em técnicas de coloração.”

Uma opção é o light contour, que são luzes marcadas na parte da frente do cabelo e com a raiz com efeito mais natural. Existe também o duo color, indicado para morenas, que é uma técnica que harmoniza tons de marrom, chocolate e caramelo.

Do liso para o crespo

Antes e depois da cantora Vitória Falcão impressiona, mas foram anos alisando o cabelo até passar pela transição capilar
Arquivo pessoal
Antes e depois da cantora Vitória Falcão impressiona, mas foram anos alisando o cabelo até passar pela transição capilar

A cantora Vitória Falcão, da dupla Anavitória chama atenção por diversos motivos. Um deles, além de sua voz, é seu cabelo longo, crespo e volumoso. Mas se engana quem pensa que foi sempre assim. Dos 11 aos 17, Vitória manteve os fios lisos.

“Minha família tem muitas mulheres e todas elas alisavam o cabelo ou já era liso. Na escola, mesma coisa. Eu não achava meu cabelo bonito, não sabia cuidar, dava muito trabalho e o sonho da vida era ter cabelo liso, fui lá e fiz.”

A jovem brinca que deixou a mãe louca para que a deixasse alisar o cabelo. Mas era um assunto sério para a ainda menina, que era chamada de bruxa por algumas crianças e ainda tinha de ouvir que tinha cabelo pixaim e cabeça de Bombril. “O que mais me incomodava era o porquê de não ser legal. Eu não entendia por que uma coisa era bela e a outra não.”

undefined
Arquivo pessoal
Se antes Vitória Falcão escondia o volume com o alisamento, hoje, mostra que mulheres com cabelo crespo também podem ter fios longos

A transição capilar começou em 2012, quando Vitória ficou amiga de uma mulher cacheada que a incentivou a assumir os fios naturais. “Bessa, amo tu”, brinca a cantora. Além disso, a vida adulta tirou da jovem o tempo que tinha para ficar escovando o cabelo e passando chapinha todos os dias. Hoje, ele está completamente natural de novo. “Foi toda uma história até eu entender meu cabelo. Hoje, a gente se dá muito bem.”

Leia também: Transição capilar proporciona mudança nos fios e também na vida de mulheres

Entre os cuidados que faz com o cabelo longo está a hidratação. Ela também faz uma técnica chamada fitagem, que é passar o creme de pentear de uma forma específica para modelar os cachos.

E para quem quer assumir o cabelo natural, Vitória dá algumas dicas. “Olhe, não tenha medo não, viu? Que dá menos trabalho. Piscina nunca mais vai ser problema e tu vai estar sempre pronta. Sem contar na liberdade, mas o tempo é nosso, então encontre seu eixo. A vida é linda e todos os cabelos também”, finaliza a cantora natural de Tocantins.

Cabelo longo mesmo

Depois de inúmeros pedidos de fãs, a modelo Yasmin Brunet divulgou um vídeo com os cuidados que tem com o cabelo
Reprodução
Depois de inúmeros pedidos de fãs, a modelo Yasmin Brunet divulgou um vídeo com os cuidados que tem com o cabelo

Algumas mulheres já são conhecidas quando o assunto é cabelo comprido. Uma delas é a modelo Yasmin Brunet. Em suas redes sociais, recebia uma enxurrada de perguntas sobre os cuidados que tinha com os fios e, por isso, decidiu fazer um vídeo revelando seus segredos.

Ela afirma que, antes, odiava o cabelo. “Ele era horroroso. Não era bonito, era quebradiço, opaco, sem brilho, não crescia, era tudo de errado e eu odiava”, revela a modelo. Mas, para alegria das fãs, ela conta também que conseguiu resolver esse problema.

O primeiro passo, acredita Yasmin, foi melhorar sua alimentação, já que ela tinha o costume de comer muito fast food e tomar refrigerante – além de fumar. Hoje, ela se tornou vegetariana e passou a se importar mais com o que coloca para dentro do próprio corpo.

Leia também: Rodrigo Cintra dá dicas para quem quer mudar o visual

Ela também não lava o cabelo todos os dias e procura usar produtos mais naturais e xampus menos agressivos aos fios. Outra dica é usar óleos vegetais no comprimento ou pontas antes de lavar, para que o cabelo fique protegido da ação do xampu.

E como cresceu tanto? Yasmin garante que a evolução realmente começou quando ela passou a só cortar o cabelo quando a lua está na fase crescente. Já ouviu esta história da sua avó? Bem, a modelo confia fielmente nisto e é um de seus segredos para manter o cabelo longo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!