Termina a temporada das semanas de moda, é hora de filtrar o que foi visto nas passarelas para o que realmente pode ser usado nas ruas e, então, atualizar o guarda-roupa com o que os estilistas indicaram em suas coleções. Para isso, conversamos com os especialistas em moda Arlindo Grund, Constanza Pascolato e Lilian Pacce, que apontaram quais as suas apostas sobre o que viram nos desfiles e que deve ser tendência nas ruas na próxima estação. Confira:
1. Metalizados
Quem investiu nos brilhos na estação passada pode comemorar, porque ainda vai usar muito suas peças. Os metalizados são uma tendência que continuam com força. “É algo que vem desde a estação passada e permanecem nesta temporada em ouro e prata, principalmente quando eles vêm no fio de lurex”, comenta Arlindo Grund.
Os metalizados aparecem no sapato também, inclusive o fio do lurex. Como os desfiles vistos na SPFW demonstram um resgate da década de 80, início da década de 90, vimos algumas botas que parecem sandálias. “É como se a modelo tivesse calçado uma meia, colocando uma sandália por cima, mas na verdade é uma bota”, explica Arlindo.
2- Esportivo sofisticado
Já se foi o tempo em que a moda esportiva era vista apenas nos uniformes dos atletas. Agora, eles aparecem também na moda urbana, em tecidos mais sofisticados e repaginados. As peças têm uma pegada mais esportiva, mas com um ar de sofisticação devido aos tecidos mais nobres com os quais são confeccionados. Na passarela da SPFW, as peças apareceram com brilho, transparências e também repletos de bordados e com rendas.
3 -Jaqueta Bomber
Inspiradas nas roupas usadas pela força aérea americana, as jaquetas bomber têm como característica o corte pela cintura com abertura frontal, normalmente fechados com elástico na barra e nos punhos. Desde o ano passado elas já estavam dominando as ruas e continuam firmes e fortes este ano. “A bomber que já estava vindo, continua. Estamos vendo tanto em tamanhos mais compridos como mais curtos. Lisas, estampadas, em vários materiais e várias cores, diz Lilian Pacce.
Você viu?
4- Botas
Elas sempre aparecem com força total no inverno, nos mais diversos tamanhos, com ou e sem salto. Nas passarelas deste ano, não poderia ser diferente. “Botas se usa sempre e já está todo mundo usando uma botinha mais curta, mais esportiva”, diz Constanza Pascolato. A novidade deste ano é que elas apareceram também na cor branca, como uma tendência muito forte. “Acredito que a bota venha realmente com força, inclusive a bota branca, mas é preciso ter estilo para usar tanto a de cano curto, como a de cano alto”, alerta Lilian Pacce.
Leia também: “Me chamavam de dálmata”, diz jovem com manchas pelo corpo que se tornou modelo
5- Jaquetas acolchoadas
Perfeitas para enfrentar qualquer frente fria, as jaquetas acolchoadas apareceram nas passarelas tanto da Uma como da Osklen, mas repaginadas, sem aquele ar de jaqueta de esqui. “São casacos acolchoados para quem quer realmente se esquentar e nem sempre tem essa cara utilitária esportiva do esqui”, explica Lilian Pacce.
6- Camisaria
Ela nunca sai de moda, seja em modelos mais larguinhos e masculinos ou mais acinturados e femininos, nas mais diversas cores. A clássica branca, as listradas e principalmente o índigo. “Estamos vendo camisa de algodão em todo lugar mesmo. A camisaria vai continuar, o índigo vai continuar”, diz Constanza Pascolato.
Leia também: Veja como 'roubar' o look da atriz Emma Watson, a nova Bela
7 - Acessórios geométricos
Eles chegam para dar um ar mais moderno a qualquer produção e não passam despercebidos. Eles surgem desde peças mais delicadas até as mais chamativas, com os maxis acessórios. Nos brincos a não simetria também é uma tendência que segue com força, numa pegada futurista e mais moderna. “É algo que já vemos de umas temporadas pra cá e isso é bacana porque quem tem seu acessório geométrico em casa pode continuar usando”, diz Arlindo Grund.