De acordo com a ginecologista Aline Leite, o ato sexual durante a gravidez traz benefícios a gestante.
Pexels
De acordo com a ginecologista Aline Leite, o ato sexual durante a gravidez traz benefícios a gestante.

Grávida de seis meses, recentemente a modelo Cintia Dicker e o surfista Pedro Scooby declararam, em suas redes sociais, que apesar da gestação do casal, a vida sexual deles se mantém ativa. O que despertou a dúvida: é seguro ter atos sexuais durante a gravidez? 

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre universo feminino!

Segundo a médica ginecologista Aline Leite, diretora da AMCR-Associação Mulher Ciência e Reprodução Humana do Brasil, a prática de sexo durante a gestação é algo completamente normal e seguro, podendo até mesmo trazer benefícios para a mulher. 

“Para começar, a gravidez facilita o orgasmo, já que a gestação melhora, a  lubrificação da vagina, assim como o volume de sangue que circula na região da pelve, fazendo com que o corpo fique mais sensível à excitação sexual. Durante o sexo, a mulher libera hormônios, como endorfinas, que atravessam a placenta e chegam ao bebê, causando uma sensação de relaxamento, tranquilidade, bem-estar e conforto. A prática do sexo também mantém a conexão do casal, o que é muito importante. Sem contar que praticar sexo durante esse período auxilia na hora do parto natural, pois a prática exercita os músculos perineais”, explica a médica. 

A profissional destaca que a contraindicação do sexo é feita em apenas em casos específicos como ameaça de aborto, inserção baixa de placenta e risco de parto prematuro. Além disso, ela relembra a importância do preservativo, para evitar que doenças sexualmente transmitidas afetem a gestante e o feto. 

Siga também o perfil geral do  Portal iG no Telegram!

A médica também aponta que, com o crescimento da barriga da mulher, talvez o casal irá precisar encontrar novas posições mais confortáveis para fazer sexo. No entanto, ela adverte contra movimentos muito ousados.

“Chega um momento na gravidez em que a barriga atrapalha a relação e será necessário encontrar posições mais confortáveis. Tentar posições em que a barriga tenha apoio, que não fique “solta” e que não cause incômodo para a mulher. Posições sexuais mais ousadas ou 'acrobáticas' não são recomendadas porque os movimentos bruscos, exagerados podem causar acidentes e colocar em risco a gestante e o feto. Imagine se ela cai da cama e bate a barriga?”, alerta a ginecologista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!