Saag Jaan
Reprodução/Twitter
A californiana Saag Jaan viralizou com uma lista de coisas para debater antes de casar

Casamento é um assunto sério e existem muitas coisas que você precisa levar em conta antes de dizer sim. Foi pensando nisso que a estadunidense Saag Jaan escreveu uma lista no Twitter com 20 assuntos que você precisa discutir com o seu parceiro (a) antes de se casar. A thread já tem mais de 61 mil compartilhamentos e 220 mil curtidas. 

Na lista, Saag Jaan alerta sobre a importância de discutir assuntos sérios, como finanças, planos de vida, traição e comportamentos que podem ser abusivos e perigosos. Além disso, ela também abordou temas que podem parecer triviais, como roupas e rede sociais, mas que, segundo ela, podem sim levar a um término. Veja a seguir a lista da estadunidense traduzida para o português: 


1- Falar sobre dinheiro.

2- Se comprometer completamente e de boa vontade com o parceiro. Nada de "eu não tenho certeza", "mas e se" e "não é o tempo certo". Ou você está dentro, ou você está fora

3- Como, quando e quantas crianças vocês querem? (adoção? Um de vocês é infértil? ect

4- Falar sobre DSTs. Faça exames. Procure ajuda médica e informação profissional. Mantenha os testes atualizados e continue fazendo eles mesmo após o casamento

5- Fale sobre seus planos para carreira e educação nos próximos 5 a 10 anos. Você pode ou pensa em se mudar?

6- Níveis de religiosidade. Vocês compartilham crenças fundamentais sobre a vida?

7- Problemas de controle de raiva: algum de vocês lida com isso? Você está tratando isso na terapia? Você desconta sua raiva nos outros? Procure ajuda, porque isso vai destruir vocês e seus futuros filhos.

8- A energia de vocês combina? Siga seus instintos

9- Roupas: pode parecer um pequeno problema, mas às vezes até mesmo as menores coisas podem causar atritos. Tenha certeza que suas expectativas combinam.

10- Compatibilidade sexual. Não vou entrar em detalhes, mas vocês precisam estar no mesmo plano. Consentimento, desejo de experimentar coisas novas, traumas... falem sobre isso.

11-Finanças: Como vocês pretendem dividir as contas? Seguir papéis de gênero? etc.

12- Idade não tem grande importância. Na minha experiência é sobre as pessoas e como são as visões de mundo delas. Se você é jovem, tenha certeza que a pessoa permitirá você continuar a se desenvolver da sua maneira. Isso se chama respeito.

13- Defina os limites com pessoas de gêneros diferentes. Eu sei que isso parece trivial e que a confiança deveria vir em primeiro lugar, mas você pode se surpreender com o que são limites para seu parceiro. É melhor saber do que não saber.

14- Redes Sociais: acredite ou não, pessoas vão terminar por isso. Algumas preferem privacidade, outras não. Estejam na mesma página ou vocês vão fazer um ao outro de palhaço.

15- Eu mencionei isso antes, mas economias! O quanto vocês dois ganham juntos? Quais serão seus futuros salários? Vocês conseguem se sustentar? Pagar uma casa, apartamento, condomínio? Pensem no futuro se não é algo que vocês podem pagar agora.

16- O que é traição? O que é um término?

17-Abusos físico e verbal. O que é considerado abuso físico e verbal? Procure ajuda de profissionais se for preciso.

18- Como você pretende morrer? Como quer que seja seu velório? E se um de vocês ficar em estado vegetativo? Falem sobre tudo isso.

19- Importante, amor não é o que faz os relacionamentos durarem. Um comprometimento com o amor, independente das crises, é o que faz durar. Esqueça o "felizes para sempre" e você estará bem.

20- Eu quero que todo mundo perceba como eu não mencionei nível educacional, família, etnia, empregos e tudo mais. É porque nada disso importa a longo prazo. Pode confiar, você não é uma boa pessoa baseado em artifícios superficiais.

    Veja Também

      Mostrar mais