É fato: sexo ainda é um tema que rende muitas dúvidas entre as mulheres, principalmente quando o assunto é possibilidade de gravidez. Uma de nossas leitoras, por exemplo, quer saber se existe risco de engravidar quando a cama está suja de esperma.

Leia também: 8 coisas que as pessoas dizem sobre engravidar, mas são mitos

pés de casal na cama
shutterstock
Ginecologista explica que não é possível engravidar com esperma na cama

De acordo com Luana Souza, ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, objetos como toalhas, lençol e roupas com líquido seminal não engravidam. “O espermatozoide necessita de um ambiente adequado para sobreviver, como líquido e a lubrificação vaginal, para chegar a seu destino. Devido a isso, não ocorre gestação somente com toalhas ou lençóis”, explica.

Gravidez sem penetração

Embora o esperma na cama não engravide, a profissional alerta que existem algumas possibilidades de gravidez , com ou sem penetração. “Isso porque apenas o contato dos órgãos genitais do homem e da mulher sem nenhuma forma de barreira pode resultar na liberação de líquidos seminais que contém espermatozoides, levando a uma gestação”, pontua.

Leia também: Para que serve o líquido pré-ejaculatório? Ele engravida? Especialista responde

Nesse sentido, Luana chama a atenção para uma prática comum entre os casais, o coito interrompido. “Não é uma técnica indicado como método contraceptivo por apresentar falhas no tempo em que a ejaculação ocorre, além de conter esperma no líquido pré-ejaculatório”, diz. Por isso, como a especialista explica, não se pode confiar que apenas a penetração vai engravidar.

Luana ainda reforça sobre a importância de buscar um ginecologista no caso de dúvidas como essa.

Leia também: É possível engravidar nas preliminares? Delas responde dúvida de leitora

Tem alguma dúvida sobre sexo, sexualidade ou até mesmo posições sexuais? Faça como a leitora que nos mandou o questionamento sobre esperma e gravidez e entre em contato conosco pelo email sexo@igcorp.com.br. Nós vamos conversar uma especialista para respondê-la com sigilo total!

    Leia tudo sobre: gravidez

    Veja Também

      Mostrar mais