Você sabe onde fica o clitóris? Apesar de ser uma parte do corpo importante para o prazer da mulher, essa ainda é uma dúvida bastante comum — em especial, aos homens. Para respondê-la, o Delas conversou com a fisioterapeuta uroginecológica e sexóloga  Débora Pádua , que ensina o "caminho" para encontrar o órgão feminino.

Leia também: Clitóris: quanto você sabe sobre o órgão feminino? Faça o teste e descubra

mulher de calcinha
shutterstock
Muitas pessoas não sabem onde fica o clitóris ou como encontrá-lo, mas o órgão é importante para o prazer da mulher

"O clitóris fica um pouco acima de onde é a ureta, mas o corpo dele se divide em duas porções que passam entre os pequenos e grandes lábios e vai até a altura do canal vaginal, como um 'V intertido'. Essa extensão causa sensações em toda região da vulva", explica a especialista. Ela afirma que as pessoas conhecem mais a "pontinha" — também chamada de "botãozinho" —, mas são essas "perninhas" que geram tanta dúvida.

"A ponta dele já é muito escondida para algumas mulheres, porque o prepúcio (pele que fica por cima do clitóris) recobre essa parte. Uma grande parte do órgão é interna, então não dá para visualizar — o que torna isso confuso para o homem, porque o pênis é exposto e ele sabe exatamente quando tá ereto ou não", comenta.

clitóris
shutterstock
Com vocês, o clitóris, que é um órgão destinado apenas para o prazer da mulher e é bem maior do que parece


Mas, afinal, por que o órgão é tão importante? Débora explica que há uma razão: porque sua única função é dar prazer para a mulher. "Até o momento a gente não conhece outra função para ele, então é uma região que provoca uma sensação prazerosas para elas."

"Ele também pode auxiliar em outras questões, como quando há penetração, já que o canal vaginal não é tão sensível. Então se a mulher consegue ter uma estimuação clitoriana durante a penetração, isso pode ser muito mais agradável na hora da relação sexual", completa. 

Leia também: Animação sobre clitóris desmistifica o órgão feminino do prazer

Como descobrir onde fica o clitóris?

Não há outra forma, a melhor maneira de descobrir onde está esse "botãozinho" do prazer é tendo curiosidade para se tocar e se olhar. Assim você também consegue descobrir como e em quais áreas o toque te dá mais prazer e pode orientar o seu parceiro ou parceira sobre o que você mais gosta na hora do sexo. 

Segundo ela, não é a ponta do clitóris a parte que dá mais prazer para a mulher. Isso significa que explorar outras partes da vulva, entre pequenos e grandes lábios, até ficar bem excitada  também pode ajudar para chegar até o "botãozinho", que é mais sensível. 


A dica é usar o próprio dedo para fazer movimentos circulares ou de um lado para o outro, ao mesmo tempo que observa as sensações que isso gera no seu corpo. "É uma coisa que precisa ter curiosidade, fazendo movimentos mais rápidos, depois mais lentos. Geralmente, quando é usado um lubrificante, essa sensação costuma ser ainda mais agradável", diz. 

Depois de descobrir seus gostos, oriente o seu parceiro ou parceira. "Diga o que está sentindo, por que, por exemplo, se ele ou ela ficar dando estímulo só na ponta do clitóris , que é a região que as pessoas mais conhecem, pode ser desagradável pela sensibilidade." 

"Os filmes pornô, por exemplo, mostram para fazer sexo oral apenas nessa 'pontinha', mas nem todas as mulheres gostam disso e precisam de estímulo em torno para que seja agradável do início até o final", finaliza a sexóloga. 

    Veja Também

      Mostrar mais