Tamanho do texto

Coração acelerado, respiração rápida, espasmos... veja outros sinais de que você está tendo um orgasmo – o momento mais intenso de prazer no sexo

Você está conversando com suas amigas, o assunto é sexo e aí você se pega pensando: será que eu já tive um orgasmo? Se você se identificou com a cena, não se preocupe. Muitas mulheres ficam em dúvida se já sentiram ou não.

Leia também: Como fazer sexo: saiba como se preparar para a sua primeira vez

mulher segurando lençol arrow-options
shutterstock
O corpo apresenta uma série de sinais na hora do orgasmo, como coração acelerado e respiração mais rápida

O orgasmo é uma sensação que percorre o corpo todo no momento mais intenso de prazer durante o sexo ou a masturbação. Mais do que isso, ele dá alguns sinais físicos de que algo está acontecendo, como aumento da frequência cardíaca e respiratória.

A sexóloga Débora Pádua ainda explica que é comum a vulva ficar mais inchada, o corpo ter contrações involuntárias e aumentar a sudorese. “Só que o orgasmo pode ter intensidades diferentes. Em alguns momentos mais intensos, pode ficar claro para a mulher essas alterações. E, às vezes, em um orgasmo não tão intenso você não consegue perceber tanto”, pontua.

Por isso, é sempre bom buscar o autoconhecimento, se tocando e prestando atenção de que forma o corpo reage a determinados estímulos. Nesse sentindo, Débora fala que é possível sentir o orgasmo em vários momentos. Então, o ápice do prazer pode ser tanto no sexo oral, quando na penetração vaginal ou até anal.

É importante lembrar que não há uma regra de como sentir orgasmo e na forma como se manifesta. Os sinais falados pela sexóloga são os mais comuns, mas é possível que o seu corpo apresente outras reações, como espasmos e vontade de gritar. A dica é se entregar e curtir o prazer naquele momento.

Leia também: Sexo com penetração não me dá prazer, por quê? Delas responde

Saiba tudo sobre orgasmo

Essa reportagem faz parte do nosso especial sobre orgasmo. Até domingo vamos publicar diariamente conteúdos sobre o tema para te ajudar a “chegar lá” com mais facilidade. Veja o que já foi publicado e o que ainda vem pela frente:

#Bônus: 5 posições sexuais para ter orgasmo com mais facilidade

O sexo é algo muito único e particular de cada casal. Por isso, é difícil indicar uma posição ideal para sentir o orgasmo. Segundo Débora, é mais interessante que os dois explorem diferentes posições sexuais para descobrir o que mais funciona.

No entanto, como a maioria das mulheres chega ao orgasmo com o estímulo clitoriano, selecionamos cinco posições que podem te ajudar a “chegar lá” com mais facilidade. Confira:

Leia também: 20 dicas para ter um orgasmo e sentir mais prazer na relação

De quatro

ilustração sexo arrow-options
Arte/iG
Nessa posição o homem consegue estimular o clitóris da mulher ou ela mesma se masturbar enquanto é penetrada

Com as pernas para cima

ilustração sexo arrow-options
Arte/iG
Com as pernas para cima, a mulher é penetrada mais profundamente, o que ajuda a chegar ao orgasmo


Cavalgada

ilustração sexo arrow-options
Arte/iG
Na famosa posição de cavalgada fica mais fácil estimular o clitóris


Cavalgada reversa

ilustração sexo arrow-options
Arte/iG
A cavalgada reversa permite que a mulher estimule o clitóris enquanto é penetrada


Sentada

ilustração sexo arrow-options
Arte/iG
Sentada no parceiro, ele consegue estimulá-la durante a penetração