Se masturbar não é só uma forma certeira de "chegar lá" — seja sozinha ou acompanhada. Na realidade, a prática vai bem além disso, já que também envolve conhecer o próprio corpo, assim como mostrar para o seu parceiro como você gosta de ser tocada.
Leia também: 5 jeitos de fazer masturbação a dois como você provavelmente nunca viu antes
É exatamente pela questão de "dar conhecimento" sobre onde e como tocar o seu corpo que você precisa observar seu parceiro se masturbar (e ele também precisa te assistir, claro). Isso vai dar algumas dicas de como ele pode te dar mais prazer e vice-versa.
Mas, afinal, o que é preciso observar na masturbação ? Quem dá as dicas do que fazer é a famosa sexóloga, autora de livros e apresentadora britânica Tracey Cox, em seu site oficial.
5 questões para observar nele
1. Onde ele coloca as mãos no começo? Isso é crucial. Saber onde ele gosta de colocar as mãos antes de começar os movimentos é a chave para saber como masturbá-lo. Observe com atenção e, se quiser ter certeza, peça para ele tirar a mão da posição. Coloque a sua no mesmo lugar e pergunte o que ele acha.
2. Qual é a pressão, velocidade e ritmo que ele usa? Coloque sua mão sobre a dele para ter uma ideia melhor sobre a velocidade e o ritmo. Assim que tiver essa noção, deixe-o continuar os movimentos sozinho.
3. Quais são as mudanças que ele enquanto se masturba? Observe se ele mantém uma técnica ou vai intercalando velocidades, a forma como segura ou a pressão sobre o pênis. Outra questão é saber se ele usa a mão livre para estimular outras partes do corpo.
4. Quais são as reações dele quando está chegando perto do orgasmo? Você provavelmente vai observá-lo ficar com o corpo tenso e o ritmo da respiração se alterando. Veja também qual é a "expressão de orgasmo" e barulhos que ele faz quando consegue gozar.
Você viu?
5. Quando ele para a masturbação? Repare o que acontece depois do orgasmo. Quando ele para de mover a mão, ele continua segurando o pênis depois? Esses também são bons pontos para saber como você deve agir quando masturbá-lo.
Leia também: Como fazer um bom oral no seu parceiro? Veja dicas de movimentos e posições
5 questões para observer nela
1. Onde ela posiciona os dedos no começo? Veja como ela está posicionada, se usa lubrificante antes de começar e se vai direto ao clitóris ou toca outras áreas da vagina. Saber onde ir primeiro pode te ajudar na hora de tentar dar prazer à ela, assim como as outras partes do corpo que ela gosta de estimular durante a masturbação.
2. Qual a pressão, velocidade e ritmo que ela usa? Olhe para o ângulo dos dedos dela, quantos e como ela os encaixa na vagina, e quão rápidos são os movimentos. Ela concentra a masturbação no clitóris ou alterna entre estimulação e penetração? Tem uma ordem? Se tiver dúvidas, você pode colocar suas mãos sobre as dela. Outra ideia é observá-la também usando um vibrador.
3. O que muda do primeiro toque até o orgasmo? É provável que ela mantenha o mesmo toque até gozar, já que, segundo Tracie, as mulheres tendem a gostar mais de um orgasmo "previsível" do que da variação de dedos e posições durante a masturbação. Isso significa que fazer a mesma coisa todas as vezes é um caminho "certo" para "chegar lá".
4. O que mostra que ela está chegando ao orgasmo? Você provavelmente vai notar o citóris dela ficar mais ereto, as genitais ficarem mais vermelhas, a respiração se acelerar e os mamilos endurecerem. Muitas mulheres colocam a cabeça para trás e fazem barulhos quando conseguem gozar. Quais são os sinais da sua parceira?
5. Quando ela para de se estimular? Essa é a parte mais importante do exercício, porque um dos erros mais comuns dos homens é parar antes da hora. O orgasmo feminino demora mais do que o masculino, então você pode se surpreender se ela continuar movendo os dedos até depois do ápice. Nessa hora, observe se ela muda a pressão e a velocidade com que move os dedos, além de, claro, o momento ideal para parar completamente a masturbação.
Leia também: Conheça 7 ideias para a masturbação feminina que toda mulher deveria tentar
Tenho vergonha; e agora?
Se você tem vergonha de se masturbar na frente dele, a dica da especialista é fechar os olhos. Imagine que você está sozinha e se toque da forma como geralmente faz, sem se importar se ele está te observando ou não. Outra dica é sentar de costas para o parceiro, relaxando com as costas encostadas no peito dele. O mais importante, no fim das contas, é ter prazer.