Tamanho do texto

Ficou em dúvida do que conta mais na hora da paquera? A ciência responde

Quando se fala em amor, sabemos que a aparência não é tudo. Mas não adianta negar que a atração física tem um papel importante na hora de juntar casais, pelo menos em um primeiro encontro.

Leia também: Conheça as mentiras mais usadas por homens e mulheres em relacionamentos

undefined
shutterstock
O que importa mais para a atração física: corpo ou rosto? A ciência tem a respota

Ok, assumido isso, a pergunta que não quer calar é “o que importa mais na hora de achar uma pessoa atraente: o rosto ou o corpo?”. Será que a atração física se concentra mais em um do que o outro? A ciência tem a resposta. 

O estudo começou quando os pesquisadores Carin Perilloux, da Southwestern University , no Texas, e Jaime Cloud, da Western Oregon University, queriam descobrir por que gostamos do que gostamos nas pessoas de quem gostamos (ufa!).

Para isso, eles decidiram entrevistar 250 pessoas, entre homens e mulheres, pedindo para que eles imaginassem que fossem solteiros.

A partir daí, eles também pediram para que os participantes descrevessem como seriam seus parceiros ideais. Importante ressaltar que todos os participantes eram heterossexuais e, portanto, todos imaginaram parceiros do sexo oposto. 

Leia também: Engordar nos primeiros anos de casamento significa felicidade, diz estudo

Para montar a “lista de coisas atraentes”, os entrevistados receberam uma longa lista de atributos que normalmente tornam alguém interessante fisicamente, indo desde traços faciais, como olhos, cabelos, pele e sorriso, até características de composição corporal como altura, tamanho da cintura, tamanho do peito, etc. 

A fim de saber o que mais importava para cada um, eles poderiam ranquear a qualidade física, seja do corpo ou do rosto , em uma escala que ia de 0 a 10. No entanto, se alguém desse 10 para o quesito pele, por exemplo, significaria que a pele de uma pessoa atraente deveria ser igual a de um deus ou deusa, por exemplo. 

Para evitar essa “falsa perfeição” e prevendo que todos poderiam dar sempre 10 para as características que mais gostavam, Perilloux e Cloud deram um número limitado de “pontos” para cada entrevistado gastar. 

Afinal, o que importa mais na atração física? 

via GIPHY

Ao analisarem os resultados, os pesquisadores descobriram que quando os caras pensam em uma parceira de longo prazo, eles se importam mais com as características faciais de uma mulher do que com o corpo dela. 

No entanto, quando eles estavam criando um pessoa ideal para uma aventura de curto prazo, eles estavam muito mais interessados ​​em traços corporais. 

Para os homens que priorizam os traços faciais em parceiras de longo prazo, os pesquisadores acreditam que isso pode ter algo a ver com a fertilidade, em especial os traços faciais de uma mulher, revelando os níveis relativos dela. 

Basicamente, se uma mulher tem muitas rugas e parece mais velha, é menos provável que ela esteja na faixa ideal de gravidez e, embora não seja uma decisão consciente, isso poderia influenciar as preferências dos homens. 

Leia também: Mulher de quase 60 anos diz que namorar homens mais novos a faz sentir com 30

Já entre as mulheres analisadas, a maioria prioriza características faciais quando sentem atração física , independente se estavam ou não pensando em parceiros de longo ou curto prazo. E você? Concorda com essa afirmação? Opine!


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.