Lidar com o término de um relacionamento não é fácil, principalmente quando esse não é o desejo de uma das partes envolvidas. A saudade bate, as lembranças invadem os pensamentos e seguir em frente parece cada vez mais difícil. Quando isso acontece é comum começar a se questionar: será que vale a pena voltar com o ex-namorado?

Voltar ou não com o ex-namorado é uma dúvida para muitas pessoas; tomar a decisão correta exige analisar com calma
shutterstock
Voltar ou não com o ex-namorado é uma dúvida para muitas pessoas; tomar a decisão correta exige analisar com calma

Para decidir o que fazer, é preciso parar, respirar e analisar a situação com calma. De acordo com a orientadora emocional para mulheres Camilla Couto, em primeiro lugar, é preciso rever seus conceitos e ponderar friamente: por que você quer voltar com o ex-namorado ?

“Reflita bastante sobre essa pergunta e não se apresse em ter uma resposta. Tente silenciar sua mente e ouça as vozes do seu coração e da sua intuição.  Você ainda o ama? Ainda acredita de verdade na relação? Muitas vezes, a vontade de retomar o relacionamento pode estar cheia de carências, medos, mágoas e frustrações. E aí, é bom nem cogitar o assunto”, afirma Camilla.

Quando voltar com o ex-namorado não vale a pena

Não vale a pena voltar com o ex-namorado se for para retomar os mesmos comportamentos de antes
shutterstock
Não vale a pena voltar com o ex-namorado se for para retomar os mesmos comportamentos de antes

Camilla comenta que se for para retomar a convivência e fazer tudo igual a como era antes, sem nenhuma mudança, provavelmente não vale a pena voltar. “Se for para voltar e jogar o motivo da sua mágoa na cara da outra pessoa a cada nova discussão , com certeza não vale a pena”, orienta.

Inclusive, a orientadora emocional diz que se você sente que o assunto vai ressurgir nas conversas do casal, é porque ainda tem algo pendente em relação ao término. “Quando perdoamos realmente, damos o assunto por encerrado”, fala.

A profissional aconselha pensar friamente: você quer voltar o namoro porque perdoou ou para ter uma chance de revanche, talvez? Ou então, para estar em uma situação de poder, já que o outro pisou na bola e você vai poder usar esse “trunfo” sempre que precisar?

“Caia fora. Amar não é um jogo de ganha e perde. Na verdade, quando uma relação é baseada em competição, vingança e memórias ruins, ambos saem perdendo”, ressalta a orientadora emocional. 

Segundo ela, ainda há outro cenário a ser considerado. “Se você tiver que convencer seu ex a voltar, definitivamente não vale a pena! Muitas vezes, desejamos ardentemente retomar a relação, mas o outro não quer. E tudo bem!”, fala.

Nesse sentido, por mais que a saudade seja forte, Camilla diz que, jamais, em hipótese alguma, é preciso se humilhar pelo amor do quem não está disposto a te amar. “Por mais sofrido que seja, é preciso respeitar a decisão e o tempo de cada um. Afinal, ninguém é obrigado a sentir o mesmo que nós, certo?”.

Quando voltar com o ex-namorado vale a pena

Voltar com o ex-namorado vale a pena quando os dois estão dispostos a reconstruir o relacionamento do zero
shutterstock
Voltar com o ex-namorado vale a pena quando os dois estão dispostos a reconstruir o relacionamento do zero

“Se temos condições de aprender com o que passou, se somos capazes de perdoar e começar do zero, aí a volta é algo a ser considerado”, comenta Camilla. É preciso maturidade para entender se um assunto realmente foi encerrado ou se ele está adormecido, aguardando o momento de voltar à tona.

Um bom caminho para se entender diante de uma situação como essa é buscar ajuda. De acordo com a orientadora emocional, muitos relacionamentos são retomados após uma ruptura brusca, porém, é preciso transparência, primeiro ao se deparar com seus próprios sentimentos, e depois, na relação diária com o outro. “Só assim, é possível saber se o placar está zerado. Caso contrário, é melhor deixar como está”, fala. 

Outro ponto muito importante que precisa ser entendido é que amar é algo que está além do controle dos indivíduos. “Voltar só se ambos estiverem conscientes e emocionalmente bem resolvidos, tiverem aprendido com as lições do passado e sentirem o desejo genuíno de que dê certo”, reforça Camilla.

É fundamental entender que recomeços exigem deixar para trás não só as lembranças ruins, mas também as lembranças boas. “Para voltar com o ex-namorado é preciso que os dois tenham disposição para começar realmente do zero, como se nunca tivessem se conhecido antes. Até porque, ninguém é o mesmo depois de tudo que passou”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!