O que exatamente faz as mulheres perderem o interesse nos homens num início dos relacionamentos? Uma pesquisa veio para mostrar quais características masculinas  desestimulam as mulheres e concluiu que ser sociável ou inteligente “demais” não é considerado algo positivo.

Ser inteligente ou sociável demais faz as mulheres perderem interesse nos relacionamentos
shutterstock
Ser inteligente ou sociável demais faz as mulheres perderem interesse nos relacionamentos


O levantamento, que avaliou como os traços de personalidade tanto de homens quanto mulheres afeta seu sucesso em relacionamentos , foi realizado pela University of Western Australia e publicado no periódico “British Journal of Psychology”.

A pesquisa entrevistou 214 jovens adultos, sendo 70% mulheres com uma média de 19 anos de idade, a respeito de 13 características, entre elas inteligência, sociabilidade, gentileza e atração física de possíveis parceiros e parceiras. Foi percebido que existe um limite para essas características que, uma vez alcançado, faz com que, principalmente as mulheres, percam o interesse pela outra pessoa.

Baseado no questionário, foi unanimidade que aumentava a atração do participante pela pessoa quanto mais bonita e gentil ela fosse considerada e essa atração se estabilizava em determinado momento. Ou seja, a pessoa ser considerada mais bonita ou não, não alterava o nível da atração.

Você viu?

O mesmo, contudo, não aconteceu com relação ao quão sociável e inteligente era a pessoa. As mulheres do estudo demonstraram ir perdendo interesse em homens quanto mais sociáveis e inteligentes fossem. Elas até consideraram como negativo possuir "demais" dessas duas características.

Conclusões da pesquisa sobre relacionamentos

Não se sabem razões por que fazem inteligência e sociabilidade afetarem o sucesso de relacionamentos
shutterstock
Não se sabem razões por que fazem inteligência e sociabilidade afetarem o sucesso de relacionamentos


Os autores do estudo, Giles Gignac e Clare Starbuck, perceberam que os resultados eram consistentes com muitas outras características avaliadas, “os benefícios percebidos e valorizados na maioria dos traços de personalidade só vai até certo ponto”, mas não se tornam um fator de desinteresse. “Por exemplo, uma pessoa considerada ‘muito atraente’ tem pouca vantagem sobre alguém considerado apenas ‘atraente’”, explica Giles na pesquisa.

Leia também: Pesquisa define importância do beijo na escolha do parceiro

“Entretanto, características como inteligência e sociabilidade se tornam menos atraentes em níveis elevados”, ponderam, o que tem, segundo eles, impactos reais na formação de relacionamentos entre pessoas. Agora, não se sabe o que faria as pessoas considerarem tais traços de personalidade como negativos. Apesar de ser algo muito pessoal, “as razões por trás das preferências de cada um podem ser de natureza biológica e/ou psicossocial”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!