Quem não deseja viver aquela clássica cena de filme em que você esbarra em um cara na rua, trocar olhares, se apaixona de forma repentina e depois engata em uma relacionamento no qual tem certeza de que vocês serão felizes para sempre? Bom, se você sonha com isso é melhor acordar para a realidade, porque um estudo indica que amor à primeira vista não passa de luxúria.

Leia também: Casal vive namoro à distância só com encontros em cidades diferentes

Um estudo indica que não existe amor à primeira vista, mas sim uma atração sexual
shutterstock
Um estudo indica que não existe amor à primeira vista, mas sim uma atração sexual


A pesquisa foi realizada pela Universidade de Groningen, nos Países Baixos, e contou com a participação de cerca de 400 pessoas, sendo que 60% delas eram mulheres heterossexuais. O estudo, conduzido por vários psicólogos, concluiu que a maioria das pessoas acha que amor à primeira vista é quando elas se interessam logo de cara por alguém, mas isso é apenas uma questão de atração física.

Detalhes do estudo

Segundo informações do portal britânico “Metro”, os estudiosos perguntaram através de uma pesquisa online sobre o nível de romantismo que pessoas possuem atualmente. Para deixa mais claro, foram mostradas fotos de estranhos aos participantes e eles foram classificando a atração que sentiam por aquelas pessoas. Dessa forma, os psicólogos tentam identificar se naquele primeiro contato existiam os sentimentos de amor, intimidade, paixão, compromisso ou desejo sexual.

Leia também: Discussão sem erro: veja como lidar melhor com esse aspecto do relacionamento

Também foi perguntado se eles já tinham se apaixonado à primeira vista. Muitos participantes afirmaram que já viveram a experiência de se apaixonar assim que bateram o olho na outra pessoa, no entanto, em nenhum caso esse amor foi correspondido. Após a análise dos psicólogos foi identificado que esse “amor” relatado pelos participantes está ligado a atração física.

“Nossas descobertas sugerem que o amor à primeira vista relatado pelas pessoas não se parece nem um pouco com amor”, diz no estudo. Para os pesquisadores o que acontece à primeira vista é meramente uma forte atração sexual.

Leia também: Esperando o pedido de casamento? Há uma época do ano em que eles são mais comuns

Ainda há esperança

Com tudo, também foi constatado que as pessoas que garantem ter se apaixonado por seus parceiros imediatamente tem níveis mais altos de paixão no relacionamento do que aqueles que afirmam que o sentimento foi crescendo com o tempo. E você, acredita em amor à primeira vista ou acha que esse sentimento é algo que se constrói?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!