Tamanho do texto

Sabia que é comum se sentir triste depois da prática sexual? A explosão de hormônios no ato pode levar a uma depressão pós-sexo. Entenda

Sexo é um assunto muito comentado: qual a melhor maneira de fazer, como chegar ao orgasmo e quais as melhores posições, para citar apenas alguns temas. Mas já parou para pensar como as pessoas se sentem depois do ato? Para alguns, os momentos logo depois do sexo podem ser repletos de tristeza e solidão, e este acontecimento é chamado de disforia ou depressão pós-sexo .

Soneca pós-sexo seria forma de evitar discussão de relacionamento

Sente tristeza após o sexo? Saiba o que pode estar acontecendo
shutterstock
Sente tristeza após o sexo? Saiba o que pode estar acontecendo

A depressão pós-sexo descreve sensações como tristeza , ansiedade e melancolia após o ato, e pode até levar ao choro. Mas o mais interessante é que isso não significa que o sexo foi ruim ou não consensual.

“Não é raro se sentir triste após o sexo, e não é necessariamente devido a um trauma ou arrependimento”, diz a terapeuta sexual Denise Knowles ao jornal britânico “The Independent”.

Entenda as causas, os sintomas e veja como tratar a depressão pós-parto

Esta condição comum não significa que algo deu errado durante o ato sexual, mas acontece logo depois da explosão dos hormônios endorfina, oxitocina e prolactina, característica do momento. Depois desse pico de hormônios ligados ao bem estar, há uma queda, e o corpo pode interpretá-la com uma sensação de tristeza.

“Você vai do mais absoluto prazer e alegria para a separação, e isso pode causar nas mulheres, e em alguns homens, essa sensação de tristeza. Mas é apenas uma função biológica orgânica que pode acontecer de forma mais ou menos intensa em cada pessoa”, explica Denise.

Errar o nome do parceiro no sexo: por que isso acontece e como sair da situação

De acordo com o jornal britânico, algumas pesquisas já estudaram esse fenômeno. Um estudo recente, com 230 mulheres, concluiu que 46% delas já haviam passado por essas sensações depois da prática sexual, no período de um mês, sendo o sexo prazeroso e consensual.

Mas a terapeuta sexual adverte que nem sempre as sensações de tristeza são causadas pela depressão pós-sexo, especialmente se acontecer de forma muito frequente: “Se você se sente triste e não é apenas durante a natural separação pós-coito, isso precisa ser explorado, pois pode ser o indicativo de um problema maior. Pode ser um problema na relação, e não apenas sexual.” Ela ainda recomenda consultar-se com um profissional, se esse for o seu caso.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.