O pilates pode ser feito por qualquer pessoa
Reprodução/Instagram/vaipormim.oficial
O pilates pode ser feito por qualquer pessoa

Depois que Shari Berkowitz se machucou durante uma apresentação de dança ao vivo no palco, os médicos disseram à atriz que um movimento errado poderia deixá-la paralisada por toda a vida. Ela sofreu três hérnias de disco no pescoço e uma saliente na coluna vertebral. Meses de fisioterapia a tiraram da zona de perigo, e então ela descobriu o pilates.

Embora excelentes médicos e fisioterapeutas a tenham ajudado na cura inicial, o pilates lhe deu força e confiança na minha capacidade de se mover, a confiança de que poderia se mover novamente, segundo ela. O treino levou à sua recuperação completa e a inspirou a se tornar uma instrutora de pilates e proprietária de um estúdio.

— O pilates foi tão transformador para mim, quando vejo um cliente começar a desenvolver essa mesma força física e emocional, é extremamente gratificante — afirma.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

Berkowitz não é a única devota de pilates a falar sobre os poderes transformadores dos exercícios do pilates. Muitos estúdios divulgam uma citação atribuída ao seu fundador, o boxeador e homem forte alemão Joseph Pilates, que declarou:

— Em 10 sessões, você se sente melhor, 20 sessões você fica melhor, 30 sessões você tem um corpo completamente novo.

Embora nenhum treino possa nos oferecer um novo corpo, os devotos dizem que o treinamento de resistência com baixo peso pode ajudar nossos corpos atuais de maneiras importantes, fortalecendo os músculos centrais ao redor da coluna.

Acompanhe também perfil geral do  Portal iG no Telegram!

O pilates ganhou ampla atenção no final da década de 1990, quando celebridades como Madonna e Uma Thurman divulgaram seus benefícios, e os entusiastas da aeróbica buscaram uma opção de menor impacto. Mas há alguns anos, o treino parecia estar em declínio.

— Contudo, graças em parte à pandemia, as prioridades de exercício de muitas pessoas mudaram de exercícios intensos de queima de calorias para atividades que também promovem uma conexão mente-corpo — explica Cedric Bryant, presidente e diretor de ciências do Conselho Americano de Exercício.

O pilates está mais uma vez em crescimento. A maioria dos pesquisadores de mercado não rastreia a atividade separadamente da ioga, mas a International Health, Racquet & Sportsclub Association (Associação Internacional de Saúde, Raquete e Clubes de Esporte, traduzido do inglês) o classificou como a atividade de academia mais popular para mulheres. Ele agora inclui uma ampla gama de ofertas, desde pequenos estúdios particulares com instrução individual e franquias nacionais de pilates até aulas virtuais baseadas em aplicativos e no pilates “poderoso” amplificado.

Então, vale a pena tentar incorporar o pilates em sua rotina de exercícios? E qual modalidade combina com você? Se você está intrigado com esse tipo de atividade, aqui está o que você precisa saber.


O que é pilates?


Um treino de pilates geralmente é realizado em um tapete ou em uma cadeira e inclui muitos exercícios de força e flexibilidade encontrados em outras formas de treinamento de resistência.

— Não há nada de misterioso no Pilates — ressalta Alycea Ungaro, proprietária do Real Pilates de Nova York e autora de vários guias sobre o método.

Mas existem alguns elementos que tornam o pilates único. Primeiro, o método incentiva os participantes a se concentrarem na respiração e cultivarem uma conexão mente-corpo, prestando atenção especial em como todo movimento se origina do núcleo. Os exercícios são repetidos em séries que trabalham estrategicamente os músculos sem esgotá-los.

Muitos exercícios de pilates também incorporam equipamentos especiais, incluindo máquinas de resistência baseadas em molas projetadas para apoiar a coluna e atingir grupos musculares específicos.

A máquina mais popular, chamada de “reformer”, parece uma pequena estrutura de cama com uma plataforma deslizante ligada a um sistema de molas, cordas e polias.

A pesquisa científica suporta uma série de benefícios de saúde impressionantes para o Pilates. Estudos sugerem que pode ajudar a melhorar a resistência e flexibilidade muscular , reduzir a dor crônica e diminuir a ansiedade e a depressão.


Quem pode se beneficiar do pilates?


A resposta curta é: todos. Sério. O Pilates pode ser adaptado a um espectro de objetivos de condicionamento físico, idades e habilidades – dançarinos profissionais, atletas, mulheres grávidas, octogenários que buscam melhorar seu equilíbrio.

— Qualquer corpo pode fazer isso. Você não precisa ter 25 anos e dançarina do Cirque du Soleil. Você pode ter 85 anos e começar a fazer Pilates — esclarece Carrie Samper, diretora de educação de Pilates da Equinox.

Embora o pilates traga recompensas por si só, algumas pessoas o abordam como um complemento a outras atividades físicas.

— Isso realmente me ensinou a mover meu corpo. E descobri que poderia aplicar essa educação a qualquer coisa — conta Chris Robinson, artista marcial e proprietário do estúdio Pilates and Sports, com sede em San Diego.

Médicos e fisioterapeutas geralmente recomendam o Pilates como um caminho para a reabilitação de pessoas em recuperação de lesões.

— Pode servir como uma ponte de volta para uma atividade mais normal. Sabemos que quando eles são inadequados, você aumenta o risco de uma variedade de lesões musculoesqueléticas e articulares — Bryant pontua.

Também pode ajudar a reduzir as chances de alguém se machucar, de acordo com ele, devido à sua capacidade de melhorar a estabilidade do núcleo, equilíbrio, flexibilidade e postura.

O Pilates também pode beneficiar mulheres grávidas ou pós-parto, fortalecendo com segurança o núcleo e condicionando a pélvis.

— É uma ótima maneira de fortalecer seu assoalho pélvico sem fazer centenas de exercícios Kegels. Qualquer pessoa com problemas ou disfunção do assoalho pélvico se beneficiaria do Pilates — constata Sarah Clampett, fisioterapeuta e chefe de operações clínicas da Origin, uma empresa de saúde com sede em Los Angeles.

O que o pilates não pode fazer?

O pilates tradicional não é um treino cardiovascular.
— Quanto mais avançada uma pessoa é, mais parecida com um cardio ela é. Mas você nunca chegará ao ponto de realmente desafiar seu sistema cardiovascular— afirma Berkowitz, que agora treina instrutores por meio de seu estúdio online, The Vertical Workshop. 

Também não é equivalente a levantar pesos pesados.
— Existem limitações quanto à força que ele constrói. Não é a mesma coisa que fazer levantamento terra com barra de armadilha ou supino. Você não vai construir o mesmo músculo, porque você nunca faz movimentos de pilates até a exaustão — explica Samper.
Também não é o melhor treino para conversar com um amigo ou assistir TV.

— Você precisa estar realmente presente e prestar atenção em onde seu corpo está no espaço e no que ele está fazendo, e nem todo mundo quer fazer isso — aponta Samper. Sem esse nível de concentração, você provavelmente não colherá tantos benefícios – e poderá se machucar.

Então, com que frequência você deve praticar pilates?

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças aconselham os adultos a dedicar 150 minutos à atividade aeróbica de intensidade moderada e dois dias ao treinamento de força semanalmente. Pilates cairia no último.

Mas enquanto você verá os benefícios de fazer Pilates uma ou duas vezes por semana, os especialistas em exercícios concordam que o ideal é três vezes por semana. Esse é o “ponto ideal”, segundo Samper.
Existe tal coisa como muito Pilates? Não realmente, se você misturar a maneira como você pratica.

— Se você achar que é a algo adequado a você, não há nada de errado em fazer isso cinco vezes ou mais por semana — orienta Bryant.

Que tipo de pilates é melhor para você?

Nem todos os treinos que se chamam “pilates” são iguais. Instrutores experientes de pilates geralmente recomendam começar com sessões de treinamento individuais ou em pequenos grupos, para que você possa aprender o básico.

— A situação ideal é estar no estúdio. Você tem todo o aparato para ajudá-lo e um instrutor para guiá-lo — instrui Robinson.

Mas para muitas pessoas, disse ele, isso simplesmente não é viável. As sessões de treinamento individuais geralmente começam em US $ 75 ou mais por sessão, enquanto as aulas virtuais podem ser uma fração disso.

— Ainda há muito a ser ganho virtualmente, se isso é tudo o que você pode fazer. Sabe, um pouco de pilates é melhor do que nenhum pilates — afirma Robinson.

O método com o qual você se conecta pode depender de seus objetivos e necessidades específicos.

— Se você é uma pessoa saudável e não tem nenhum problema musculoesquelético, você só quer um bom treino, vá participar de uma aula de pilates na academia — sugere Carrie Lamb, instrutora mestre da empresa nacional de Pilates Balanced Body e fisioterapeuta em Golden, Colorado.

Mas se você está se recuperando de uma lesão ou lidando com uma dor crônica, você pode se beneficiar de um ambiente mais íntimo. Para as pessoas que procuram um treino que as ajude a atingir os objetivos de cardio e construção muscular, considere verificar as ofertas de pilates híbrido mais recentes que aceleram os movimentos clássicos e prometem fazer seu coração bater mais forte.

Encontrar o instrutor certo é crucial

Para se beneficiar ao máximo do Pilates, procure um instrutor bem treinado e qualificado que coloque a segurança dos clientes em primeiro lugar. À medida que o Pilates se tornou mais popular, mais pessoas com muito pouco treinamento estão se anunciando como instrutores de Pilates.

— Há algumas pessoas que lhe dirão que ensinam Pilates e foram a uma aula de fim de semana, enquanto outros passaram por um treinamento abrangente e gastaram centenas de horas e milhares de dólares para aprender — afirma Lamb.

Antes de se inscrever em qualquer forma de Pilates, verifique as credenciais do instrutor e procure alguém que tenha concluído um programa de certificação que exija pelo menos 400 horas de treinamento e educação continuada, de acordo com Bryant.
Pergunte ao instrutor em potencial como eles podem ajudá-lo a atingir suas metas específicas.

— Encontre alguém que o ouça com atenção e o entenda como indivíduo, em vez de ser o especialista que vai lhe dizer o que você precisa — aconselha Bryant.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!