A onda de treinos em casa segue firme e forte e os abdominais ainda estão presentes em diversas séries apresentadas em lives no Instagram, no YouTube ou no treino que seu personal trainer te indicou. Eles são um exercício clássico, mas nem por isso não é preciso ter cuidado ao executá-los ou sua coluna e seu pescoço, por exemplo, vão sentir bastante depois. 

Você cola o queixo no peito enquanto faz abdominais? Está aí um dos principais erros de execução do exercício
shutterstock
Você cola o queixo no peito enquanto faz abdominais? Está aí um dos principais erros de execução do exercício

Leia também: Projeto barriga sarada: 7 erros comuns na prancha abdominal e como corrigi-los

Será que você está fazendo a série de abdominais da maneira correta em casa? O personal trainer Rodrigo Carvalho monta uma lista com os  erros mais comuns nesse exercício e como melhorar a execução. 

O que não fazer na série de abdominais

1. Esquecer colchonete ou algum apoio

Segundo o professor, os exercícios para abdômen não devem ser feitos com a pessoa deitada diretamente no solo. Isso pode trazer, de acordo com Rodrigo, danos à coluna e ao cóccix. O ideal é usar um colchonete ou mat de pilates, mas uma toalha também já é bem-vinda. 

2. Abdominal com o pescoço

Um erro clássico é colocar a tensão do exercício no pescoço e retirar apenas a cabeça do solo no momento da contração. Como lembra Rodrigo, a força do movimento vem do abdômen. Seu pescoço agradece! 

Leia também: Seu pescoço está sofrendo com o home office? Estes exercícios vão te ajudar

Você viu?

3. Abdômen relaxado durante o exercício

Como a força vem do abdômen, ele deve estar contraído durante a excecução dos exercícios. Como saber que está fazendo certo? "O ideal é recrutar a musculatura forçando o umbigo para dentro durante toda a rotina", fala Rodrigo. 

4. Fazer só um tipo de abdominal

O exercício mais conhecido é o abdominal reto, no qual deita-se no solo e, ao fazer a contração, retira-se os ombros do chão. Mas há outros abdominais ainda básicos, como o inferior ou o lateral. E, segundo o personal, um erro comum é focar apenas no reto, ignorando os demais músuculos da região. 

"Para conseguir uma barriga invejável, não há que se concentrar em uma única parte do abdômen, mas trabalhá-lo por completo", ressalta Rodrigo. 

Leia também: Série de 5 exercícios abdominais para fazer em casa

5. Subir demais o tronco durante o exercício

Embora alguns treinos indiquem subir o tronco até realmente ficar sentado, isso nem sempre é necessário. "Se você sobe até a metade, fortalece a região abdominal do mesmo jeito, mas assim não força o pescoço", fala o personal trainer. 

6. Fazer abdominal todos os dias

Outro erro é não dosar os exercícios. O abdômen, assim como todos os outros músculos do corpo, precisa de descanso. Rodrigo afirma que o ideal é dar 48 horas de intervalo entre um treino e outro para o mesmo grupo muscular , e tal regra também se aplica por aqui. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!