Quem quer emagrecer fica de olho na alimentação e busca alternativas consideradas mais saudáveis e que trazem saciedade por mais tempo. Pensando nisso, vale investir em batata doce e massas integrais, certo? Nem sempre.
Leia também: Produtos indicados por blogueiras são realmente saudáveis? Nutricionista analisa
Alguns alimentos saudáveis podem ser repletos de calorias e, apesar de oferecem bons nutrientes, vão fazer você engordar, como alerta a nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento.
Ela lista os 10 vilões da balança , que enganam em muitas dietas, e aponta as melhores substituições:
Mingau de aveia
Apesar de trazer o gostinho de infância, ser rico em fibras
e trazer uma maior saciedade, comer em grandes quantidades pode aumentar o peso. Ana Luisa recomenda substituir o mingau por um iogurte natural.
Purê de batata doce
A batata doce está dentro da dieta de muitas pessoas que querem ganhar massa magra
e fugir dos carboidratos simples. Mas a nutróloga aponta que "apesar do baixo índice glicêmico, a batata doce ainda engorda, então o melhor é substituir por abóbora", um item mais "magrinho".
Suco de laranja ou uva
Não é porque é da fruta que a bebida está liberada. Os sucos são altamente calóricos e ricos em açúcar
e o melhor é consumir a fruta in natura. Se ainda quiser algo para beber, e a médica recomenda sucos de limão ou maracujá, que apresentam menos calorias.
Leia também: Como emagrecer na quarentena? Nutricionista dá dicas e mostra cardápio
Você viu?
Abacate, manga ou uva
Por serem altamente calóricos e com indíce
glicêmico
alto, o recomendado pela médica é substituir tais frutas por pera, maçã ou morango.
Arroz ou macarrão integral
A aposta no integral
é válida, mas não é porque é integral que esta é a melhor escolha. Eles contém mais fibras e nutrientes que a versão branca, mas ainda estamos falando de alimentos bem calóricos.
“Eles podem ser trocados por arroz de couve flor, macarrão de abobrinha ou de palmito pupunha, que são bem mais nutritivos e saudáveis, além de mais enxutos nas calorias", diz Ana Luisa.
Açaí
Mesmo sendo rico em antioxidantes, fibras e ser anti-inflamatório, é um alimento calórico. E fica ainda mais calórico quando tiver adição de xarope, leite em pó, granola e outros. O melhor é comer puro ou substituir por frutas congeladas batidas no liquidificador.
Mel ou açúcar mascavo
Uma colher de mel já tem 61 calorias
, enquanto o açúcar mascavo, apesar de ser rico em ferro e cálcio, tem 73 calorias em uma colher de sopa, por isso, não pode ser consumido em excesso.
A dica é substituir por adoçantes naturais, como de xilitol ou stévia.
Oléo de coco ou azeite
Mesmo sendo ricos em gorduras boas
, a nutróloga lembra que em grandes quantidades, os óleos podem engordar. "Um pequeno fio é suficiente para temperar um prato cheio de salada, por exemplo", diz Ana Luisa.
Chocolate 70% cacau
O chocolate contém até 23% de gordura, por isso, o melhor é ser trocado por alfarroba, que contém 0,7%, uma boa opção para quem procura emagrecer
.
Leia também: Será que é fome mesmo? Saiba identificar o que você está sentindo
Refrigerantes e suco diet
Apesar de terem menos calorias, bebidas diet ainda contém ingredientes artificiais, aromatizantes, sódio e nenhum benefício nutricional, além de serem adoçados com aspartame, que pode afetar o sistema nervoso e os rins. Eles completam a lista de alimentos que engordam
e, como não trazem nada de bom ao organismo, podem ser riscados do cardápio.