Emagrecer nunca é uma tarefa fácil e em tempos de isolamento social isso pode ficar ainda mais difícil, afinal, ficar em casa pode aumentar a vontade de dar aquela beliscada em um pedaço de pão ou comer aquele docinho para "amenizar" a ansiedade. Mesmo assim, eliminar os quilinhos a mais durante a quarentena é possível através de uma alimentação saudável e, é claro, se puder juntar isso com alguns exercícios em casa, melhor ainda.
Leia também: Vilões da imunidade: saiba quais alimentos você deve abandonar na quarentena
A nutricionista esportiva Thais Romano Crivelaro conta que neste momento é importante evitar dietas restritivas. "Restringir algum nutriente pode comprometer o sistema imunológico. Procure fazer 4 a 5 refeições ao dia, sempre que possível diversificando os alimentos. Verduras, legumes, frutas, fibras e gorduras mono e poli-insaturadas (abacate, oleaginosas, azeite, chia, linhaça, ovo, peixe,c hocolate amargo, etc.) devem fazer parte do dia a dia"*, explica.
"Chás como hibisco e chá verde tem efeito diurético e podem ajudar no controle dopeso", completa.
Neste período, também é extremamente importante incluir as frutas na dieta. Segundo Thais, elas são excelentes para hidratar e nutrir, são ricas em vitaminas, minerais e fibras e "muito bem vindas no dia a dia".
Você viu?
Leia também: Como manter a vitamina D em alta durante o isolamento social?
Outra dica importante é esquecer aquela história de que o pão é um vilão. "Para quem busca o emagrecimento, optar pelos 100% integrais e sem adição de açúcares são uma boa opção. Caso a pessoa pratique atividade física de moderada e intensa, o pão branco pode ser uma opção, dependendo do horário".
Controlando a ansiedade
A quarentena pode aumentar e até desenvolver ansiedade nas pessoas e é por isso que as dietas muito restritivas também podem atrapalhar neste momento. Entretanto, alguns alimentos podem ajudar a controlar isso. "Triptofano - carne, ovos e leite; Vitamina B6 e B9 - carne, frango, grãos integrais, feijão e leite; Vitamina C - acerola, laranja, limão, abacaxi, pimentão cru; Carboidratos integrais - pães integrais, grãos como aveia e chia, são alguns exemplos", conta.
Opção de cardápio para emagrecer na quarentena**
- Café da manhã: pão 100% integral com creme de ricota e ovo mexido + café ou chá + Kiwi.
- Lanche da manhã: leaginosas crua e sem sal.
- Almoço: metade do prato de verduras e legumes e a outra metade dividido em proteína animal ou vegetal e uma opção de carboidrato.
- Lanche da tarde: banana prata amassada com canela em pó, farelo de aveia e chia + 250ml de chá de sua preferência ou água de coco (pode-se utilizar outros tipos de cereais como farinha de linhaça, farelo de quinoa, amaranto, etc).
- Jantar: pode ser igual ao almoço, diminuindo a quantidade.
Leia também: Em quarentena, mulher perde 9kg em 15 dias com desafio de grupo no WhatsApp
* Caso não tenha nenhuma restrição alimentar em relação a esses alimentos.
** Sugestão de cardápio para indivíduos que não tenham uma rotina intensa de treino. Lembrando que cada um tem necessidades diferentes. Para um plano alimentar individualizado, consulte um médico.