Emagrecer nunca é uma tarefa fácil e em tempos de isolamento social isso pode ficar ainda mais difícil, afinal, ficar em casa pode aumentar a vontade de dar aquela beliscada em um pedaço de pão ou comer aquele docinho para "amenizar" a ansiedade. Mesmo assim, eliminar os quilinhos a mais durante a quarentena é possível através de uma alimentação saudável e, é claro, se puder juntar isso com alguns exercícios em casa, melhor ainda.

Leia também: Vilões da imunidade: saiba quais alimentos você deve abandonar na quarentena

Veja dicas para emagrecer na quarentena
shutterstock
Veja dicas para emagrecer na quarentena


A nutricionista esportiva Thais Romano Crivelaro conta que neste momento é importante evitar dietas restritivas. "Restringir algum nutriente pode comprometer o sistema imunológico. Procure fazer 4 a 5 refeições ao dia, sempre que possível diversificando os alimentos. Verduras, legumes, frutas, fibras e gorduras mono e poli-insaturadas (abacate, oleaginosas, azeite, chia, linhaça, ovo, peixe,c hocolate amargo, etc.) devem fazer parte do dia a dia"*, explica. 

"Chás como hibisco e chá verde tem efeito diurético e podem ajudar no controle dopeso", completa.

Neste período, também é extremamente importante incluir as frutas na dieta. Segundo Thais, elas são excelentes para hidratar e nutrir, são ricas em vitaminas, minerais e fibras e "muito bem vindas no dia a dia".

Você viu?

Leia também: Como manter a vitamina D em alta durante o isolamento social?

Outra dica importante é esquecer aquela história de que o pão é um vilão. "Para quem busca o emagrecimento, optar pelos 100% integrais e sem adição de açúcares são uma boa opção. Caso a pessoa pratique atividade física de moderada e intensa, o pão branco pode ser uma opção, dependendo do horário".

Controlando a ansiedade

A quarentena pode aumentar e até desenvolver ansiedade nas pessoas e é por isso que as dietas muito restritivas também podem atrapalhar neste momento. Entretanto, alguns alimentos podem ajudar a controlar isso. "Triptofano - carne, ovos e leite; Vitamina B6 e B9 - carne, frango, grãos integrais, feijão e leite; Vitamina C - acerola, laranja, limão, abacaxi, pimentão cru; Carboidratos integrais - pães integrais, grãos como aveia e chia, são alguns exemplos", conta.

Opção de cardápio para emagrecer na quarentena**

  • Café da manhã: pão 100% integral com creme de ricota e ovo mexido + café ou chá + Kiwi.
  • Lanche da manhã: leaginosas crua e sem sal.
  • Almoço: metade do prato de verduras e legumes e a outra metade dividido em proteína animal ou vegetal e uma opção de carboidrato.
  • Lanche da tarde: banana prata amassada com canela em pó, farelo de aveia e chia + 250ml de chá de sua preferência ou água de coco (pode-se utilizar outros tipos de cereais como farinha de linhaça, farelo de quinoa, amaranto, etc).
  • Jantar: pode ser igual ao almoço, diminuindo a quantidade.

Leia também: Em quarentena, mulher perde 9kg em 15 dias com desafio de grupo no WhatsApp

* Caso não tenha nenhuma restrição alimentar em relação a esses alimentos.

** Sugestão de cardápio para indivíduos que não tenham uma rotina intensa de treino. Lembrando que cada um tem necessidades diferentes. Para um plano alimentar individualizado, consulte um médico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!