Seu cardápio inclui frutas, verduras e legumes, além de grãos integrais e carboidratos de baixo índice glicêmico. Mesmo assim não está fácil eliminar aqueles quilos a mais que tanto incomodam. Já parou para pensar que a forma como você cozinha seus alimentos pode ser a responsável por você engordar ?
Leia também: Está tentando emagrecer? Veja 5 erros que te impedem de recuperar a boa forma
Como explica a nutricionista australiana Susie Burrell em seu blog, comida caseira é bem-vinda na dieta e geralmente bem mais saudável do que aquela que você encontra em restaurantes, mas para isso é preciso seguir alguns cuidados.
Ela lista possíveis erros que você está cometendo ao cozinhar. Essas atitudes podem fazer você engordar mesmo seguindo o que pensa ser uma dieta saudável e ainda pode colocar a sua saúde em risco.
1. Não medir a quantidade de gordura adicionada (até a gordura boa)
Algumas gorduras são bem-vindas na dieta , como o azeite extra-virgem de boa qualidade, mas isso não significa, como ressalta Susie, que você possa usar esse item de maneira indiscriminada.
Leia também: Como escolher o melhor azeite para sua dieta
"Não precisamos adicionar muita gordura a nossa dieta, no geral só 1 ou 2 colheres de óleo por dia", diz a especialista em alimentação. O problema, segundo ela, é que a maioria não mede a quantidade de azeite na salada, por exemplo. Com isso, acaba consumindo mais calorias que o desejado.
A dica é simples: use uma colher para medir o azeite ou a gordura que adiciona a sua comida.
2. Abusar dos molhos
Molhos podem deixar tudo mais gostoso, mas também engordar. E tem gente que adiciona mais de um tipo de molho à salada ou ao prato. Isso resulta em muitas calorias a mais, sem falar no sal e no açúcar que também são adicionados.
"De novo, tenha consciência das porções de molho que está usando e use sempre medidores. Também limite a um ou dois molhos ou temperos para não acabar com um exagero de calorias e sal", recomenda Susie.
Leia também: 5 hábitos que fazem você comer demais e como deixá-los de lado para perder peso
3. Exagerar na quantidade de proteína
Segundo a especialista, é comum cozinhar uma quantidade de proteína a mais esperando que já se tenha comida pronta para a próxima refeição. Isso pode ser prático, mas pode virar uma armadilha e tanto para a dieta .
Ela diz que, com essa prática, há o risco de exagerar na quantidade de proteína no prato e acabar deixando de lado itens importantes para a alimentação saudável, como verduras e legumes.
"A melhor solução para reduzir o consumo de calorias no dia é diminuir a quantidade de proteína e aumentar a de vegetais e saladas", afirma a profissional.
4. Usar óleo ou manteiga para cozinhar
Já é senso comum usar óleo ou manteiga para untar a panela antes de fazer uma carne ou um refogado de legumes. Porém, muitas pessoas esquecem que diversas panelas ou frigideiras são anti-aderentes e dispensam usam desses itens.
Outra ideia de Susie é apostar no papel manteiga na cozinha. Ele pode ser usado, por exemplo, para forrar uma assadeira na hora de preparar um peixe assado.
Leia também: Dicas e motivos para deixar a manteiga e a margarina de lado e emagrecer
5. Cuidado com os extras
Você está cozinhando e decide abrir a geladeira para buscar mais elementos para incrementar seu prato. Vai um pedaço de queijo aqui, um molho a mais ali e, no final, o que era para ser um prato leve vira uma bomba calórica.
Mais uma vez, para não engordar e acabar com a dieta, use medidores para adicionar ingredientes à receita. E também busque opções saudáveis para incrementar seus pratos - queijo cottage, iogurtes e especiarias, por exemplo.