Estamos na primeira segunda-feira pós-Carnaval e tem gente ainda se recuperando da folia. Para quem mora em São Paulo ainda há um fator a mais para bater aquela preguiça: o clima friozinho em pleno março. E agora, como acabar com o cansaço e encarar a semana? 

preguiça
shutterstock
Preguiça em plena segunda-feira? O que você come pode te ajudar a acabar com o cansaço e encarar melhor a semana

A primeira opção pode ser se acabar em litros e litros de café para acordar , mas o exagero na bebida não é nada bom para a saúde e o bem-estar. Entretanto, há uma lista de bons alimentos que ajudam a acabar com o cansaço . Saiba quais são e por que incluí-los na dieta a partir de hoje! 

1. Abacate

abacate
shutterstock
Abacate é um fruta completa que dá energia e ainda pode ajudar a emagrecer

Está aí a energia que você precisa para começar a semana! Muitos temem essa fruta porque ela é bastante calórica, mas, como ressalta Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, aplicativo líder em em fitness e estilo de vida com uso de inteligência artificial, ela também é fonte de gorduras boas e outros nutrientes.

O abacate contém, por exemplo, ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que combatem o colesterol ruim, aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudam o corpo a absorver outros nutrientes. Ainda é fonte de proteína, mais do que a maioria das frutas. 

Toda essa combinação faz do abacate o topo da lista dos alimentos para acabar com o cansaço, já que o corpo precisa de carboidratos, gorduras e proteínas para uma energia sustentável. Se incluído de forma adequada no dia a dia, sem exageros, vira até um aliado para quem quer perder peso

2. Maçã

maçã
shutterstock
Maçã ajuda a fazer uma faxina no organismo por conter itens como fibras, potássio, vitamina B6 e pectina, que ajuda no controle glicêmico e no colesterol

O corpo também precisa de açúcar, e as maçãs são ricas em frutose, que segundo a especialista é o açúcar preferido pelo nosso organismo. "Ainda que comer uma maçã não dê o impulso inicial normalmente fornecido por uma xícara de café, a fruta vai fornecer uma quantidade constante de energia para o cérebro e corpo por mais tempo", compara Liora. 

3. Grãos germinados

banana com aveia
shutterstock
Grãos integrais, como aveia, ficam ainda melhores na versão germinada

Segundo a especlista, grãos germinados são grãos integrais, como aveia ou trigo sarraceno, que foram encharcados e deixados germinar. Só pelo fato de ser um grão integral ele já é bem-vindo por aqui, já que, ao consumi-lo, há uma liberação mais lenta de açúcar no sangue do que em casos de alimentos feitos com farinha branca. Essa lentidão evita que se tenha aquela sensação de sono e preguiça logo depois de comer. 

Para completar, o fato de serem grãos germinados facilita a absorção de nutrientes. Com isso, explica Liora, as vitaminas B, vitamina C e o ácido fólico ficam mais facilmente acessíveis ao organismo. 

4. Macadâmia

macadâmia
Carl Davies / Commons
Macadâmia também é fonte de carboidrato, proteína e gordura boa

Essa noz segue a mesma lógica do abacate pois contém gorduras boas, proteínas e carboitrados. E o cuidado com a quantidade é o mesmo do caso da fruta, já que um punhado de macadâmia tem enre 160 e 200 calorias - bastante coisa! 

5. Mirtilos

mirtilo
Pixabay/Creative Commons
Mirtilo é rico em antioxidantes, vitaminas C e E, além de fibras

Essas frutinhas estão cada vez mais populares por aqui e também ajudam a acabar com o cansaço. Elas são fonte de manganês, um elemento químico frequentemente encontrado em minerais combinados com ferro, que desempenha um papel importante na assistência a determinadas atividades metabólicas no corpo – sendo uma delas a conversão de carboidratos e gorduras em energia. 

6. Matcha

brigadeiro de matcha
Divulgação/Grings Alimentos Saudáveis
Matcha tem ainda mais benefícios que o chá verde e cabe em diversas receitas, até no brigadeiro

No campo das bebidas, uma opção bem mais eficaz que o café é o matcha . Ele é da família do chá verde, mas contém ainda mais benefícios que a bebida, já que a versão moida da folha inteira. 

"Ao comparar com o café, a cafeína no matcha é absorvida bem mais devagar, dando um impulso de energia sustentado e não apenas um pico. É a combinação de cafeína e l-teanina, um aminoácido raro, que resulta em efeitos como o aumento da concentração e da atenção", detalha a especialista em bem-estar. 

7. Couve

couve
shutterstock
Couve pode ser feita refogada, entrar no suco ou em diversas receitas

Segundo Liora, temos aqui é excelente aliado do cérebro, já que "a couve é uma das fontes de nutrientes mais ricas da terra, repleta de vitaminas e minerais essenciais de que cérebro precisa". Ela ainda é uma fonte de ferro e, sem esse nutriente, os sinais de fagida e cansaço ficam ainda mais evidentes no corpo. 

Para aumentar a absorção de ferro, a orientação da especialista é consumir a couve com uma fonte de vitamina C, como o suco de limão, por exemplo. "Eles podem combinar em um suco verde, ou em um pesto de couve para temperar diversos pratos", sugere. 

8. Macarrão Shirataki

Macarrão Shirataki
Pixabay
Macarrão Shirataki é uma opção de massa levíssima para sua dieta

Para fechar a lista de alimentos que ajudam a acabar com o cansaço , um item menos conhecido, mas que nem deixa a sensação de moleza aparecer. Esse macarrão é feito à partir de glucomanano, uma fibra que vem da raiz da planta de konjac que cresce no Japão, e composto por 97% de água. Com isso, é pouco calórico e ainda não traz aquela sensação de preguiça comuns após comer um prato de massa tradicional. 

    Leia tudo sobre: dieta

    Veja Também

      Mostrar mais