Tamanho do texto

Matchá tem características de termogênica e estimulante e pode ser consumido como chá ou aliado a outros alimentos, como na tapioca

Matchá é uma planta da família do chá verde e já é uma queridinha do mundo fitness. Ela vem bombando nas dietas há um tempo e pode ser consumida na forma de chá e até incrementar outras receitas. Por que tanta fama? A planta, conhecida como chá que dissolve gordura, acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer. 

Dicas para emagrecer - 12 alimentos que ajudam a perder peso

Matcha é extraída da mesma planta que o chá verde
Thinkstock/Getty Images
Matcha é extraída da mesma planta que o chá verde


A nutricionista Stephanie Fontanari explica que a matchá é uma erva extraída das folhas da planta Camellia Sinensis e é muito consumida no Japão. A vantagem que ela tem um índice de catequinas , uma substância antioxidante , superior ao do chá verde. "O chá de matcha é riquíssimo em catequinas e por isso ajuda a combater os radicais livres produzidos diariamente no nosso organismo e que, em excesso, favorecem o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças", detalha. 

+  Suplementos alimentares - Whey Protein, BCAA, Glutamina e outros

Benefícios da matchá

A fama de "dissolver gordura" também se deve pela presença de cafeína . "É um estimulante e termogênico (acelera o metabolismo ) e, por isso, acaba ajudando a queima de gordura quando associado principalmente a atividade física", explica a nutricionista do Inspire Fit. 

E como tem essa característica termogênica, o ideal é que o chá de matchá seja consumido antes do exercício . "Uma colher de chá é o necessário", fala Stepanhie. 

Bruna Murta, também nutriocionista, completa a lista de benefícios do chá de matchá. Ela lembra que a erva, graças aos antioxidantes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e ainda contribui para o combate às células cancerígenas. Há ainda aminoácido L-teanina, que melhora a concentração e a atenção.

Contraindicação

Segundo Stephanie, não há contraindicações para o consumo da matchá, mas algumas pessoas precisam tomar cuidados. "Pessoas que sofrem com insônia, hipertensos, gestantes, crianças e idosos só podem consumir o chá com orientação profissional", ressalta. 

Chia, quinoa, goji berry: eles são mesmo "super alimentos"?

Como consumir

A erva matchá é geralmente vendida em pó e tem um sabor amargo bem característico. Para fazer o chá , o indicado é usar uma colher cheia para 300 ml de água quente. Deixe a mistura abafada por 15 minutos para extrair o sabor. 

O pó ainda pode ser adicionado a sucos, bolos e outros preparos, como a tapioca doce de matchá . Veja a receita da tapioca

Tapioca de matchá
Divulgação
Tapioca de matchá



    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.