O carnaval  está batendo na porta e as famosas já começaram a se preparar. Viviane Araújo, Adriana Bombom e Juju Salimeni postaram em redes sociais as dietas que estão fazendo para desfilar com o corpo malhado na avenida. Mas será que todos podem seguir as dietas das famosas ?

Leia mais: Energia e ganho de massa muscular: como fazer da pasta de amendoim sua aliada

Viviane Araújo é uma das famosas que está seguindo rigorosamente a dieta e se preparando para o carnaval arrow-options
Reprodução/Instagram
Viviane Araújo é uma das famosas que está seguindo rigorosamente a dieta e se preparando para o carnaval

Que dietas são essas?

A dieta seguida por Viviane Araújo faz parte de um programa chamado "Desafio Detox Turbo", orientado pela consultora fitness Vanessa Rangeli. Esse é o mesmo método que Adriana Bombom segue. 

A ideia do programa é perder 4kg, e ele se divide em duas etapas. A primeira é de 5 dias em que a pessoa bebe basicamente suco detox + almoço de uma proteína e salada, de acordo com o portal Máxima . A segunda etapa é de 10 dias e são acrescentadas oleaginosas, coco seco, abacate, carnes magras e ovos. 

Já Juju Salimeni não deu tantos detalhes sobre a dieta, mas afirmou à Quem que chega a comer 15 ovos por dia. Segundo a ex-panicat, a dieta corta carboidratos e foca no frango e na carne vermelha, além dos ovos. 

Quais são os benefícios e riscos de segui-las?

A nutricionista Luanna Caramalac afirma que os benefícios dessas dietas é que são de baixo carboidrato , o que de fato ajuda a secar e perder mais gordura. O carboidrato, principalmente em excesso, é o responsável por fazer o pâncreas produzir mais insulina e aumentar a glicemia no sangue, fazendo com que as pessoas ganhem peso. 

Entretanto, existem riscos em manter uma dieta desse tipo sozinho, sem nenhum auxílio. "Seguir a dieta sem o acompanhamento do profissional pode causar baixa disposição, oscilações no humor e maior irritabilidade, pois o carboidrato contribui para a produção de serotonina, que é o hormônio do bem-estar", lembra Luanna. 

Juju Salimeni exibindo seu corpo preparado para o carnaval arrow-options
Reprodução/Instagram
Juju Salimeni exibindo seu corpo preparado para o carnaval


Leia mais: Vai fazer a dieta cetogênica? Cuidado com estes quatro erros comuns

Na mesma linha, segue a nutróloga Ana Luisa Vilela, que alerta para o perigo de dietas muito radicais sem orientação. Segundo ela, podem causar desnutrição, desidratação, perda de eletrólitos e principalmente, se levadas por longo prazo, perda de massa muscular, o que pode dar rebote e fazer voltar o peso perdido.

Para Bianca Vilela, fisiologista do Exercício São Paulo, uma dieta saudável deve ser feita por todas as pessoas, mas quando ela envolve restrições, pode apresentar perigos. "Estamos muito próximos do carnaval, fica complicado emagrecer muitos quilos com segurança", orienta. 

E completa: "Veja que essas mulheres fazem atividade física praticamente o ano todo e é claro, seguem uma dieta repleta de hábitos saudáveis".

Como posso perder peso de forma segura até o carnaval?

As dicas da nutricionista Luanna Caramalac para quem quer perder peso até o carnaval , como regra geral, são:

  • diminuir a ingestão de açúcares
  • diminuir a ingestão de farinhas, principalmente as brancas
  • aumentar o consumo de água
  • aumentar as fontes de vegetais (folhas e legumes)
  • praticar exercícios físicos

Leia mais: Correr está nas suas metas? Seguir essa planilha pode te ajudar

Ela conta que o exercício físico contribui muito na perda do peso, mas que a alimentação representa 70% desse processo. Ou seja, não adianta fazer exercícios todos os dias e continuar comendo mal.

E para obter os melhores resultados - seja para a folia ou para o dia a dia - a recomendação é sempre procurar auxílio profissional para que seja montada uma dieta de acordo com seus objetivos, que pode seguir ou não algumas das ideias das dietas das famosas







    Veja Também

      Mostrar mais