Você sabia que o ceviche, além de delicioso, pode te ajudar a emagrecer rapidamente e com saúde? A inserção do prato peruano - feito com peixe cru e limão - traz benefícios aprovados, inclusive, pela duquesa Kate Middleton, que utilizou o prato, um dos seus preferidos, na dieta para perder peso após a gravidez.  

Leia mais: estas são as 3 melhores dietas para perder peso de acordo com ranking mundial

Tradicional e delicioso, o ceviche pode ser grande aliado da dieta
shutterstock
Tradicional e delicioso, o ceviche pode ser grande aliado da dieta

No Brasil, a receita voltou a ganhar atenção dos nutricionistas após a alta recente no preço da carne vermelha, que rende uma atenção especial aos peixes por uma questão de economia e, nesse caminho, possibilita preparos criativos do pescado, como o ceviche

Leia mais: Por que a sua dieta não está dando certo? 

De acordo com a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, um dos maiores benefícios da dieta - que propõe o consumo do prato de duas a três vezes por semana - é “a ideia é diminuir a absorção de gordura dos lanches mais calóricos com o consumo do peixe , que traz sociedade, e do limão, que acelera o metabolismo e ajuda em vários aspectos”. 

Com essa combinação, a promessa é de uma refeição leve , desintoxicante e principalmente pouco calórica, já que uma porção de ceviche conta com apenas 140 calorias. “Para um emagrecimento saudável, porém, é importante lembrar que não estamos falando de uma dieta restritiva, mas de uma mudança de hábitos”, diz a nutricionista. 

Você viu?

Ou seja, para Edvânia, comer mais peixes e alimentos crus durante a semana e trazer o prato para o nosso cotidiano faz muito bem, mas a dieta não deve ser um cronograma obrigatório a ser seguido. “O que acontece nesse tipo de modelo é que, por não conseguir incorporar nas suas vidas, as pessoas acabam abandonando e engordando novamente”, comenta. 

Leia mais: Dieta saudável: afinal, o que você deve fazer no seu dia-a-dia

Quais cuidados eu devo tomar na dieta do ceviche? 

Se você pretende inserir o preparo de peixes crus na sua dieta, porém, é importante prestar atenção em alguns pontos importantes, como higiene e armazenamento do pescado. De acordo com Edvânia, “o peixe pode ser um alimento perigoso pois tende a esconder facilmente algumas características quando está estragado. Ou seja, por fora pode parecer fresco, mas está fora da validade”, diz.

Por isso, a profissional alerta: “A partir da compra, o peixe fresco tem 24h de validade e deve ser consumido antes disso”, diz. Também existe o risco da contaminação por mercúrio, concentração de metal muito comum nos pescados e que, em excesso, pode fazer mal aos humanos. 

Como preparar o ceviche? 

Simples, gostoso e cheio de tradição, o ceviche pode ser feito em poucos minutos e longe do fogão. Entre os temperos mais utilizado, estão alguns que também combinam ótimas propriedades desintoxicantes, como a pimenta, coentro e cebola roxa, mas nada te proíbe de inovar no preparo. 

No canal iG Receitas, há algumas opções do prato, que possui versões diferentes e saudáveis: 


    Leia tudo sobre: dieta receitas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!