Se você já está focada em um ano novo com mais saúde e menos peso, não pode deixar de conferir o Best Diets do US News, o ranking anual que qualifica as melhores dietas do ano de acordo com cada necessidade: perder de peso , repor de nutrientes e até controlar a diabetes.

Leia mais: Como perder peso com saúde? Mulher supera vício em comida e perde 65kg 

Confira as dietas mais eficazes para perder peso
shutterstock
Confira as dietas mais eficazes para perder peso

Na lista das melhores de 2019, três dietas se destacaram no critério “perda de peso”: o programa Vigilantes do Peso, vencedor da lista, seguido pela dieta volumétrica e, em terceiro lugar, a dieta vegana. 

Para a avaliação, foram considerados critérios como facilidade para entender e seguir, benefícios para a saúde e sensação de saciedade. 

Melhores dietas para emagrecer #3 - Dieta vegana 

A dieta vegana exclui, além das carnes, outros alimentos de origem animal
shutterstock
A dieta vegana exclui, além das carnes, outros alimentos de origem animal

Velha conhecida dos nutricionistas, a dieta vegana ocupou o terceiro lugar na lista. Com um constante aumento no número de adeptos tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, esse estilo de vida exclui carnes e alimentos de origem animal - mesmo o ovo e o leite - do seu cotidiano. 

Leia mais: Fuja de roubadas! 5 dicas para perder peso que os profissionais odeiam

Apesar da ideia restritiva no primeiro momento, a dieta ganha muitos pontos por trazer benefícios à saúde e auxiliar na perda de peso, uma vez que prioriza alimentos de origem vegetal e evita processados. 

Entre os “contras” da dieta vegana, porém, está o fato de que ela não é tão fácil assim de seguir. O hábito de cozinhar as próprias refeições e a rotina de observar atentamente os rótulos são alguns pontos consideráveis para o sucesso desse modelo. 

Já na lista de benefícios destacam-se a sensação de saciedade - proporcionada pela quantidade de alimentos ricos em fibras - e a redução de danos para o meio ambiente e para a saúde

Você viu?

Melhores dietas para emagrecer #2 - Dieta volumétrica 

As sopas estão no grupo 'liberado
Reprodução/Pinterest/Carol Magalhães
As sopas estão no grupo 'liberado" da dieta volumétrica

A medalha de prata do ranking foi a dieta volumétrica, ainda pouco popular no Brasil, embora não seja exatamente uma novidade entre os nutricionistas. idealizada pela professora de nutrição norte-americana Barbara Rolls, a dieta trabalha com uma premissa simples: conhecer o potencial dos alimentos. 

Ou seja, de acordo com sua criadora, a dieta volumétrica identifica-se mais como uma “perspectiva de alimentação” do que como um manual propriamente dito, pois exige apenas que se conheça a densidade energética de cada prato afim de fazer escolhas mais sábias na hora de comer. 

Leia também: 10 mentiras quando o assunto é emagrecer

Para isso, a dieta cria um sistema que ajuda nessa organização e categoriza os alimentos em 4 grupos de acordo com essa densidade: 

  • O primeiro - de baixíssima densidade, que inclui frutas com pouco açúcar, legumes, vegetais e sopas com esses ingredientes; 
  • O segundo - com alguns carboidratos, carnes magras e frutas com mais açúcar; 
  • O terceiro - com alta densidade, composto por massas, pães, queijos e molhos, 
  • O quarto - com altíssima densidade, composto por bombons, biscoitos, batata frita, manteiga e óleo, por exemplo.  


Para seguir a dieta, basta saber dosar os alimentos de cada grupo e priorizar as menores densidades. Entre os pontos positivos está o fato de que nenhum alimento é “proibido”, além de ser uma dieta saudável e balanceada. já o principal contra está no fato de que, se você não gosta de frutas, sopas e vegetais, é melhor esquecer. 

Melhores dietas para emagrecer #1 - Vigilantes do peso 

Reeducação alimentar é o ponto forte desta dieta
shutterstock
Reeducação alimentar é o ponto forte desta dieta

A grande vencedora do ranking foi a dieta dos Vigilantes do Peso, criada pelo grupo de mesmo nome. Velha conhecida dos que buscam uma relação amigável com a balança, esta dieta consiste, basicamente, na consciência e reeducação alimentar. 

Para facilitar o acompanhamento - que envolve também uma abordagem holística da alimentação, com atenção aos exercícios físicos e à saúde - o programa utiliza um esquema de pontos que atribui valores a cada grupo nutricional dos alimentos, tornando a contagem de calorias uma tarefa fácil. 

Esta também é uma dieta que se destaca pela flexibilidade e liberdade, sem nenhum alimento proibido. Pelo mesmo motivo, é avaliada com uma nota alta no quesito “saúde”, priorizando refeições equilibradas. Outro ponto no qual a dieta se destaca é o critério “fácil de seguir para perder peso ”. 

No campo de “desafios” da dieta, o ranking inseriu apenas um: o fato de que segui-la pode sair “caro” e pesar no bolso, dependendo do programa escolhido e dos alimentos selecionados a cada dia. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!