Tamanho do texto

A quantidade necessária de vinagre para combater o inchaço pode causar problemas como refluxo; veja orientação de especialista para o consumo

Women's Health

Quão maravilhoso seria se você conseguisse desinchar o corpo com a ajuda de algo que já está na sua cozinha? As pessoas estão usando vinagre para inchaço. Mais especificamente, dizendo que o vinagre de maçã pode acabar com ele.

Leia também: Nutrólogo ensina detox radical de 2 dias; veja cardápio completo

vinagre de maçã arrow-options
shutterstock
Vinagre de maçã tem benefícios à saúde, mas também o consumo em excesso pode ser perigoso

Recentemente, ele também foi (erroneamente) apontado como uma “cura” para tudo, desde resfriados a infecções fúngicas. Mas afinal, vinagre pode realmente reduzir o inchaço?

Por que as pessoas acham que vinagre de maçã ajuda com o inchaço?

“Tudo tem a ver com probióticos”, diz Ashley Amaral, nutricionista da Banner – University Medical Center Phoenix (EUA). A principal fonte de probióticos no vinagre? “O ácido acético, que é o subproduto do açúcar das maçãs depois que eles são fermentados”, explica ela.

A ideia é que os probióticos melhorem a saúde intestinal, disseminando bactérias saudáveis e promovendo a regularidade– o que equivale a menos inchaço. Infelizmente, “não há evidências claras que apoiem essa teoria”, diz Amaral, acrescentando que as “boas bactérias” encontradas no vinagre podem não ser capazes de sobreviver no ambiente ácido do estômago.

Leia também: Quer ficar com o bumbum durinho? Aprenda a fazer o agachamento perfeito

A pectina é outro ingrediente do vinagre de maçã que acredita-se que diminui o inchaço. De acordo com Amaral, a pectina – um tipo de fibra solúvel geralmente encontrada em frutas maduras – é benéfica para a saúde do cólon e faz outras coisas úteis para a sua barriga, como ajudar a regular o intestino.

Mas a quantidade de pectina em uma maçã real é muito maior do que em uma colher de sopa de vinagre de maçã. “Você precisa beber um quarto de xícara de vinagre para que a pectina tenha algum efeito real”, diz ela. Não, obrigada.

Então, devo tentar usar vinagre de maçã para inchaço ou não?

Digamos que você decida tomar o suficiente para colher o benefícios da pectina – o que poderia prejudicar seriamente seu corpo. “O vinagre é muito ácido”, aponta Amaral. Portanto, consumir mais que uma colher de sopa pode levar à erosão do esmalte dos dentes, refluxo ácido e à irritação do sistema digestivo. “Pior cenário: o excesso dele poderia contribuir para uma queda nos níveis de potássio, o que poderia até afetar o funcionamento de seus músculos e nervos”, diz Amaral.

Leia também: 5 pontos básicos que você precisa prestar atenção se deseja perder barriga

“Ainda assim, o vinagre de maçã pode ser usado no contexto de uma dieta saudável”, diz Amaral. “Tente incorporá-lo em molhos para salada, marinadas ou para conservar verduras”, diz ela. E continue cuidando do inchaço através de técnicas comprovadas, como reduzir o sódio e beber mais água.