Tamanho do texto

São inúmeras as vantagens de consumir uma porção de cerejas, e uma delas, inclusive, é ajudar a perder peso. Confira cinco benefícios da fruta

A cereja é rica em benefícios para a saúde, principalmente se for consumida in natura. Entre as vantagens de colocar a fruta na dieta, pode-se destacar a ação antioxidante que a faz ser considerada um "calmante natural".

Leia também: Dica de dieta: vale a pena apostar em frutas desidratadas?

cereja é rica em benefícios para a saúde arrow-options
shutterstock
A cereja tem benefícios como ajudar a combater a insônia e contribuir com o emagrecimento


Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica a cereja é benéfica tanto para o organismo quando para a pele. "Além de ser muito saborosa, a cereja possui nutrientes que contribuem de maneiras diferentes para a saúde e também para a beleza", diz.

Pensando nisso, Renata apresenta cinco razões para olhar a fruta com outros olhos e coloca-la de vez na lista de alimentos imprescindíveis para o bem-estar. Veja a lista:

1. Atua no combate à insônia

Ter uma boa noite de sono é fundamental para viver bem, e uma alimentação inadequada pode prejudicar isso. Uma pesquisa norte-americana revelou que o suco de cereja de Montmorency não só melhora a qualidade do sono como também ajuda o corpo a repousar.

Isso ocorre devido as altas concentrações de antocianina e de melatonina, hormônio que induz o sono, aliado à ação antioxidante. Segundo os pesquisadores, um copo da bebida uma hora antes de dormir é o suficiente para acabar com a insônia.

2. Reduz o estresse

Os antioxidantes e a melatonina da fruta avermelhada também prometem ajudar a diminuir o estresse. "A ação das substâncias antioxidantes no sistema nervoso central fazem com que os sintomas do estresse, como a irritabilidade, a dor de cabeça e a fadiga, sejam atenuados, favorecendo a sensação de calma e relaxamento. Por isso, a cereja pode ser considerada um calmante natural ", conta a nutricionista.

Leia também: Ajuda a emagrecer, no funcionamento do intestino e mais: 10 benefícios do pepino

3. Enaltece a beleza

A cereja ainda contribui com a produção natural de colágeno por ter betacaroteno e vitamina C, que auxiliam a produção da proteína. Esse importante aliado da beleza mantem a pele mais firme e unhas e cabelos mais fortes. Além disso, os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce.

4. Previne doenças cardiovasculares

O alimento é fonte de quercetina, que atua contra os radicais livres do corpo e ajuda a diminuir os riscos de doenças no coração. A fruta tem ainda substâncias que colaboram no bombeamento do sangue e faz o órgão vital trabalhar melhor.

5. Ajuda a emagrecer

Para completar a lista de vantagens da cereja, ela também colabora com quem deseja emagrecer . "A fruta é uma boa opção para estratégias nutricionais de redução de peso por possuir poucas calorias e baixo teor de carboidratos, sendo recomendada, inclusive, para pessoas que precisam fazer algum controle na ingestão desse nutriente, como os diabéticos", informa a nutricionista.

Leia também: 5 chás para tomar antes de dormir que podem te ajudar a perder peso

O alimento também é positivo por conter fibras, que ajudam a manter o intestino em pleno funcionamento e promove maior sensação de saciedade, outro fator importante para perder peso.

É recomendado comer uma mão cheia de cereja por dia, o equivalente a 10 quantidades, para que os benefícios sejam aproveitados. Por conta da versatilidade, a fruta pode aparecer também em sobremesas, lanches, sucos, vitaminas e bolos.

    Leia tudo sobre: Dieta