Women's Health

A situação é a seguinte: você está dando o seu máximo e, quando menos espera, sente tontura durante o treino . Se isso não lhe é estranho, Kristin J. Speaker, fisiologista do Anschutz Health and Wellness Center (EUA), esclarece por que acontece e qual a melhor solução.

Sentir tontura durante o exercício é algo em comum, mas é possível contornar esse problema com algumas medidas
shutterstock
Sentir tontura durante o exercício é algo em comum, mas é possível contornar esse problema com algumas medidas


Leia também: Por que sinto tanta dor na lateral da barriga quando corro ou faço exercício?

Você viu?

Primeiramente, existem três causas principais de tontura durante e após o exercício. São elas: uma queda no açúcar, na pressão ou no pH do sangue (o sangue fica ligeiramente mais ácido durante o exercício de alta intensidade, pois seus músculos liberam ácido láctico enquanto trabalham).

E o que posso fazer para não ter tontura durante o treino?

Para evitar uma queda no nível de açúcar no sangue, tente não comer nada durante três horas antes do treino. Ouça-me: a menos que você tenha jejuado por 24 horas ou tenha corrido uma maratona, seu fígado e músculos têm muito glicogênio armazenado (um monte de moléculas de açúcar unidas) para sustentar sua energia durante o exercício .

Leia também: Alimentação e exercícios: como obter todos os nutrientes necessários para você

Além disso, comer desencadeia a liberação da insulina, que diz às células do corpo para absorver o açúcar do sangue. O exercício físico não só torna suas células mais sensíveis à insulina, mas também abre portas adicionais de “açúcar” dentro das células musculares, o que equivale – você entendeu – a uma queda no nível de açúcar no sangue.

Quanto à pressão arterial , manter-se hidratada (beber pelo menos 300ml de água durante o exercício) pode ajudar a regular os níveis. Aquecer e alongar por cinco minutos ou mais também é uma solução. E se o acúmulo de ácido láctico é o problema, deve desaparecer aos poucos, enquanto seu corpo se ajusta a exercícios intensos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!