Uma alimentação adequada é importante para manter o pleno funcionamento do corpo e pode ajudar até a evitar doenças. Nesse contexto, os alimentos anti-inflamatórios exercem um papel fundamental e colaboram para reduzir problemas de saúde e melhorar o sistema imunológico.

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frutas vermelhas estão na lista de alimentos anti-inflamatórios
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Os berries, conhecidos também como frutas vermelhas, são uma alternativa contra as inflamações


Com ajuda da nutricionista Elisabete Rocha, do Centro Terapêutico Equilybrium, elaboramos uma lista com 10 alimentos anti-inflamatórios e seus benefícios. A nutricionista avisa que, para funcionarem da maneira correta, os produtos devem fazer parte da dieta do dia a dia, uma vez que "o uso esporádico não fará o efeito desejado".

Alimentos com ação anti-inflamatória

Pensando no seu consumo, os produtos apresentados pela nutricionista têm em comum a facilidade de serem incluídos nas refeições diárias. Há opções que podem ser feitas em forma de sucos, chás e vitaminas. Outras podem integrar as receitas por meio do tempero ou até nos chocolates. Veja a lista:

1. Gengibre

gengibre
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O gengibre é um aliado no combate a doenças como diabetes e obesidade. Ele pode ser usado de diversas formas


O gengibre é muito usado para combater diabetes e obesidade. Elisabete explica que ele possui um composto conhecido como gingerol, que é responsável pelo efeito anti-inflamatório. "Essa substância que confere o sabor picante a essa especiaria. Pode ser usado na forma de chás e em sucos, como tempero", conta a nutricionista.

2. Cúrcuma

cúrcuma
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Segundo a nutricionista, a cúrcuma age como uma barreira, cujo objetivo é impedir a ação dos agentes inflamatórios


O tempero atua, principalmente, no combate às doenças cardíacas, diabetes e até câncer. A cúrcuma age como uma barreira, bloqueando a inflamação e, assim como o gengibre, pode ser usada fresca ou em pó.

3. Uva

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Uma substância chamada resveratrol, presente na casca e sementes da fruta, tem forte ação anti-inflamatória


Encontrada, principalmente, na casca e nas sementes das uvas vermelhas,  uma substância chamada resveratrol é a responsável pela ação anti-inflamatória da fruta. "Além de prevenção de diabetes e auxílio no emagrecimento, ela ainda tem ação protetora contra a radiação ultravioleta", afirma Elisabete.

4. Cacau

cacau
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O cacau tem em sua composição os polifenóis, propriedades que ajudam a combater a inflamação


O cacau ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e tem ação anticarcinogênica. Os polifenóis são as substâncias presentes no alimento encarregadas de combater inflamações.

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5. Frutas vermelhas

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Berries, ou simplesmente frutas vermelhas, são ricas em antioxidantes e vitamina C, atuando ainda contra a inflamação


As berries, conhecidas também como frutas silvestres ou frutas vermelhas, são ricas em antioxidantes, vitamina C, protocianidina e flavonoides, que são importantes propriedades anti-inflamatórias.

6. Peixes

salmão
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Peixes de águas frias e profundas, como é o caso do salmão, são fontes de ômega 3, que ajuda a reduzir riscos de doenças


Peixes como salmão, atum, arenque, sardinha e cavalinha, que são de água fria e profunda, são ótimos meios de conseguir ômega 3, um componente famoso por auxiliar no emagrecimento e melhorar a saúde cardiovascular.

7. Azeite extra virgem

azeite
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Os azeites extra virgens possuem ação anti-inflamatórias semelhantes aos remédios, garante a nutricionista


As propriedades desse tipo de azeite são tão boas que podem trazer os mesmos benefícios que um remédio. "O azeite extra virgem tem uma substância que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações da mesma maneira que alguns medicamentos anti-inflamatórios atuam", esclarece a especialista.

8. Abacate

abacate
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Comum em vitaminas e pratos da culinária mexicana, abacate também ajuda a diminuir o colesterol


Muito usada para fazer vitaminas, a fruta tem beta-silosterol, uma substância anti-inflamatória que também colabora com a redução dos níveis de colesterol.

9. Linhaça rica

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A linhaça é rica em ômega 3 e fibras, além de ajudar a ter hormônios regulados, sendo uma boa opção contra inflamações


Tal como os peixes, a linhaça rica é fonte de ômega 3 e também ajuda a regular hormônios. "Possui alto teor de fibras, contribuindo para a saúde intestinal, cardíaca e controle do peso", diz Elisabete.

10. Alho

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Importante aliado do sistema imunológico, o alho possui em seus componentes uma substância anti-inflamatória


Fechando nossa lista, a alicina, composto biotivo presente no alho, tem ação anti-inflamatória. Além disso, o tempero melhora o sistema imunológico e ainda protege a saúde cardiovascular.

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Para que os alimentos anti-inflamatórios consigam proteger seu organismo, é importante investir em uma reeducação alimentar. "Excesso de alimentos de alto índice glicêmico, pobres em fibra e ricos em gordura trans, leva à excessiva produção de mediadores pró-inflamatórios, aumentando a incidência de doenças crônicas", afirma Elisabete. " Uma dieta onde se descasca mais e se desembala menos parece ser o segredo para um sistema imune ativo", completa.

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