Principalmente para quem sabe os segredos de correr na esteira , essa modalidade de exercício pode ser bastante prazerosa e efetiva. Mas, se saber o certo é bom, compreender o que está fazendo de errado pode ser mais benéfico ainda.

Se você vai correr na esteira, tomar esses cuidados pode ser a diferença entre o benefício e o malefício da atividade física
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Se você vai correr na esteira, tomar esses cuidados pode ser a diferença entre o benefício e o malefício da atividade física

Seja na hora de planejar o treino, ou quando já estiver prestes a  correr na esteira , existem algumas coisas que você se atentar para evitar problemas na sua saúde física e até mesmo o desgaste emocional.

Esses cuidados são válidos especialmente se você nunca tiver tentado algo diferente na esteira ou na caminhada, mas valem para praticantes de todos os níveis desse treino cardio . E, segundo Tais Teixeira, professora da rede de academias Bio Ritmo, estas são algumas das principais precauções que devem ser tomadas.

1. Não fuja do planejamento quando for correr na esteira

O planejamento do treino cardio deve ser seguido à risca, para evitar desencontros e desgastes nocivos ao corpo
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O planejamento do treino cardio deve ser seguido à risca, para evitar desencontros e desgastes nocivos ao corpo

É o plano de treino que irá determinar qual treino de esteira você terá e em quais dias. Pode parecer superficial, mas isso serve para intercalar as sessões e evitar lesões que podem ocorrer se, por exemplo, você fizer treinos de alta intensidade consecutivamente.

Segundo Tais, num bom planejamento não podem faltar alternâncias de velocidade, inclinação e distância percorrida. E nem pense em ir todos os dias correr: as folgas também são  essenciais para um planejamento de qualidade.

2. Cuidado com a inclinação da esteira

Quando maior a inclinação da esteira no treino cardio, menor deve ser a velocidade, para evitar tombos e lesões
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Quando maior a inclinação da esteira no treino cardio, menor deve ser a velocidade, para evitar tombos e lesões

Se você vai alterar a inclinação do aparelho, é essencial mexer na velocidade dele. "Quanto mais inclinado, menor a velocidade com a qual deve ser executada a corrida", observa Tais. Assim, você evita acidentes desastrosos, que podem inclusive te deixar fora da academia por um bom tempo.

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3. Fique de olho na pisada

A forma como você pisa enquanto corre ou caminha pode fazer a diferença entre um bom e um mau treino de esteira
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A forma como você pisa enquanto corre ou caminha pode fazer a diferença entre um bom e um mau treino de esteira

Principalmente nos treinos de velocidade, sua pisada deve ser leve. Isso diminuirá o impacto do exercício sobre as suas articulações, em especial o joelho, preservando-as de contusões e desgastes desnecessários.

Além disso, sua pisada também requer cuidado redobrado em treinos de esteira com inclinação. "Na subida, tendemos a levantar mais a ponta dos pés, e esse movimento repetitivo pode levar à canelite, a inflamação na parte da frente da canela", observa Tais sobre outros cuidados que devem ser tomados com a pisada.

4. Fortaleça sua musculatura 

É essencial fortalecer a musculatura antes de correr na esteira, em especial a região das costas e abdômen
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É essencial fortalecer a musculatura antes de correr na esteira, em especial a região das costas e abdômen

O treino cardio deve ser acompanhado de outros exercícios que fortaleçam seu corpo, em especial o core (a região do abdômen e da lombar) e os membros inferiores.

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5. Relaxe seu corpo antes e depois de correr na esteira

Cuidar do corpo e mantê-lo relaxado, seja com massagens ou alongamentos, também é essencial para correr na esteira
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Cuidar do corpo e mantê-lo relaxado, seja com massagens ou alongamentos, também é essencial para correr na esteira

A musculatura não precisa apenas de esforço e fortalecimento, mas também de relaxamento. Alongamentos e massagens como a miofascial e a relaxante são cuidados que ajudarão a melhorar o seu bem-estar, e farão toda a diferença da próxima vez que você for correr na esteira .

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