Principalmente para quem sabe os segredos de correr na esteira
, essa modalidade de exercício pode ser bastante prazerosa e efetiva. Mas, se saber o certo é bom, compreender o que está fazendo de errado pode ser mais benéfico ainda.
Seja na hora de planejar o treino, ou quando já estiver prestes a correr na esteira , existem algumas coisas que você se atentar para evitar problemas na sua saúde física e até mesmo o desgaste emocional.
Esses cuidados são válidos especialmente se você nunca tiver tentado algo diferente na esteira ou na caminhada, mas valem para praticantes de todos os níveis desse treino cardio . E, segundo Tais Teixeira, professora da rede de academias Bio Ritmo, estas são algumas das principais precauções que devem ser tomadas.
1. Não fuja do planejamento quando for correr na esteira
É o plano de treino que irá determinar qual treino de esteira
você terá e em quais dias. Pode parecer superficial, mas isso serve para intercalar as sessões e evitar lesões que podem ocorrer se, por exemplo, você fizer treinos de alta intensidade consecutivamente.
Segundo Tais, num bom planejamento não podem faltar alternâncias de velocidade, inclinação e distância percorrida. E nem pense em ir todos os dias correr: as folgas também são essenciais para um planejamento de qualidade.
2. Cuidado com a inclinação da esteira
Se você vai alterar a inclinação do aparelho, é essencial mexer na velocidade dele. "Quanto mais inclinado, menor a velocidade com a qual deve ser executada a corrida", observa Tais. Assim, você evita acidentes desastrosos, que podem inclusive te deixar fora da academia por um bom tempo.
Leia também: Corrida na esteira, na rua ou na areia? Qual o melhor exercício para emagrecer?
3. Fique de olho na pisada
Principalmente nos treinos de velocidade, sua pisada deve ser leve. Isso diminuirá o impacto do exercício sobre as suas articulações, em especial o joelho, preservando-as de contusões e desgastes desnecessários.
Além disso, sua pisada também requer cuidado redobrado em treinos de esteira com inclinação. "Na subida, tendemos a levantar mais a ponta dos pés, e esse movimento repetitivo pode levar à canelite, a inflamação na parte da frente da canela", observa Tais sobre outros cuidados que devem ser tomados com a pisada.
4. Fortaleça sua musculatura
O treino cardio deve ser acompanhado de outros exercícios que fortaleçam seu corpo, em especial o core (a região do abdômen e da lombar) e os membros inferiores.
Leia também: Como perder peso andando? 7 truques para colocar em prática o quanto antes
5. Relaxe seu corpo antes e depois de correr na esteira
A musculatura não precisa apenas de esforço e fortalecimento, mas também de relaxamento. Alongamentos e massagens como a miofascial e a relaxante são cuidados que ajudarão a melhorar o seu bem-estar, e farão toda a diferença da próxima vez que você for correr na esteira .