Women's Health

Você sabe que barras de chocolate cheias de açúcar não são tão boas para você. Então… doces sem açúcar devem ser melhores, certo?

Leia também: Saiba por que você deve parar de tomar refrigerante de uma vez por todas

chocolate
shutterstock
Será que o chocolate zero açúcar é a melhor opção? Nutricionistas dizem que é preciso atenção na hora de substituir

“Eles ainda são doces”, diz Alyssa Lavy, nutricionista (EUA). Embora possa não ter a mesma quantidade de açúcar que a alternativa adoçada convencionalmente, ainda há falta no departamento de nutrição… Para não mencionar a abundância de outras coisas que não são necessariamente melhores para você.

“Mas os doces regulares e sem açúcar podem se encaixar em uma dieta equilibrada”, diz ela. Você só precisa saber mais sobre eles.

Leia também: Chocolate amargo é a melhor opção para a pele? Saiba como torná-lo um aliado

Qual é a diferença entre a forma como doces sem açúcar e regulares são adoçados?

“Doces sem açúcar podem ser adoçados com uma variedade de alternativas”, explica Lavy. Ela está falando de adoçantes artificiais, como sacarina, aspartame e sucralose; álcoois de açúcar, tais como eritritol, manitol, xilitol e sorbitol; ou aditivos alimentares, tais como maltodextrina.

Até agora, esses substitutos não provaram ser mais saudáveis do que o açúcar tradicional . “De fato, alguns deles, incluindo adoçantes artificiais, têm sido associados a uma possível alteração no microbioma intestinal – ou à coleta de organismos no trato digestivo que protegem o organismo contra vírus e doenças”, diz Lavy.

“Outros substitutos do açúcar, especialmente os álcoois de açúcar, podem causar gases, inchaço e diarreia em algumas pessoas”, completa. Então você ainda tem que ler as informações nutricionais – mesmo que seja um doce sem açúcar.

Leia também: 50%, 70%, 85%: qual o tipo de chocolate cabe em sua dieta?

Cheque especificamente por que o doce leva para compensar a falta do açúcar, qual o tamanho recomendado da porção e a quantidade de calorias , gorduras saturadas e carboidratos.

“Sem açúcar” não significa necessariamente “livre de carboidratos”, segundo Lavy. Isso porque algumas alternativas às coisas doces, como açúcar-álcool e maltodextrina, ainda são carboidratos – e mesmo que não sejam completamente absorvidas pelo corpo, você ainda absorverá algumas delas (especialmente importante notar se você for diabético e precisa monitorar seus níveis de açúcar no sangue).

E, claro, calorias e gordura ainda são calorias e gordura. Um monte de doces sem açúcar tem números semelhantes aos doces regulares nesses departamentos. Além disso, Lavy diz que muitas pessoas se dão permissão para comer todos os doces sem açúcar de uma só vez, porque acham que são melhores. Desculpe, mas não. A moderação ainda é importante.

    Veja Também

      Mostrar mais