Women's Health

Se você sempre usa alguma desculpa para comer chocolate sem peso na consciência, temos uma boa notícia para você! Um estudo recente concluiu que comer chocolate todo dia faz bem para o cérebro.

Comer chocolate, segundo nova pesquisa, ajuda a melhorar algumas funções cognitivas
shutterstock
Comer chocolate, segundo nova pesquisa, ajuda a melhorar algumas funções cognitivas


Leia também: 50%, 70%, 85%: qual o tipo de chocolate cabe em sua dieta?

A pesquisa feita na University of L’Aquila, na Itália, apontou que consumir um pouco da  versão amarga no dia a dia é benéfico para a capacidade cognitiva: melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal.

“A ingestão regular de cacau e chocolate pode realmente fornecer efeitos benéficos sobre o funcionamento cognitivo ao longo do tempo”, disseram Valentina Socci e Michele Ferrara, autoras da revisão que foi publicada na revista Frontiers in Nutrition .

Mas por que o chocolate oferece esse benefício?

Chocolate amargo é o mais indicado pelo alto teor de cacau
shutterstock
Chocolate amargo é o mais indicado pelo alto teor de cacau

Os benefícios vêm dos flavanóis de cacau –composto do  chocolate amargo que também é encontrado em maçãs, peras e uvas. Os cientistas analisaram pessoas idosas que consumiam chocolate regularmente. Em alguns casos, isso ocorreu ao longo de três meses. Eles descobriram que o chocolate ajudou a evitar um declínio na memória.

Leia também: Chocolate amargo antes da refeição ajuda a emagrecer, aponta pesquisa

“Se você observar o mecanismo subjacente, os flavanóis do cacau têm efeitos benéficos para a saúde cardiovascular e podem aumentar o volume sanguíneo cerebral do hipocampo. Essa estrutura é particularmente afetada pelo envelhecimento e, portanto, a fonte potencial de declínio da memória relacionada à idade em humanos”, disseram os autores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!