Tamanho do texto

Pesquisa alerta sobre consumo de alimentos salgados e ausência de grãos integrais; saiba quais são as quatro falhas mais comuns na alimentação

Um estudo recente, divulgado na revista científica The Lancet  , apontou erros na dieta que estão causando a morte de pessoas ao redor do mundo. Entre os mais comuns, estão o consumo de alimentos salgados e a ausência de grãos integrais.

Leia também: Anitta diz que perdeu 4 kg após virar vegana; veja como aderir essa alimentação

dieta
shutterstock
Pesquisa aponta que erros na dieta podem levar à morte. Consumo demasiado de alimentos salgados é fator de risco


O relatório afirma ainda que até um quinto das mortes no mundo estão ligadas a uma dieta ruim. A má alimentação ajudou a causar diversos tipos de doenças que culminaram na morte de 11 milhões de pessoas em 2017 e, entre os problemas, se destacam ataques cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2.

A avaliação de consumo alimentar nos 195 países que colaboraram com o levantamento apontou que esses riscos afetam as pessoas independentemente de idade, sexo ou condição social. Além disso, o estudo declara que “o consumo não ideal de três fatores dietéticos (grãos integrais, frutas e sódio) foi responsável por mais de 50% das mortes”.

Com isso, os pesquisadores enfatizaram a importância de sempre manter uma alimentação saudável e se atentar para os valores nutricionais na hora de consumir um produto. De acordo com o relatório divulgado, os resultados evidenciam que a dieta abaixo do ideal é responsável por mais mortes do que qualquer outro fator de risco, incluindo o tabagismo, destacando a necessidade de melhorar os hábitos alimentares da população mundial.

Baseado no estudo, o portal norte-americano Health fez uma lista de quatro erros na dieta que as pessoas mais cometem.

Leia também: Aos 46 anos, blogueira impressiona com "corpo de 20" e diz como mantém a forma

Não comer nozes o suficiente para ajudar na dieta

dieta
shutterstock
Nozes são importantes fontes de vitaminas e ajudam a melhorar o funcionamento do coração


As nozes são fonte de proteínas, fibras, gorduras saudáveis para ajudar no funcionamento cardíaco e vitaminas, fatores contribuintes para uma alimentação melhor.

Não tomar a quantidade necessária de leite integral

dieta
shutterstock
É necessário tomar, pelo menos, 435 gramas de leite por dia. A bebida contém vitaminas e fortifica os ossos


A pesquisa revelou também que a população consome apenas 16% da quantidade recomendada de leite, que seria de 435 gramas por dia.

O site declara que o leite integral é associado a um risco menor de desenvolver obesidade e pode ajudar crianças a absorver mais vitamina D, além de ser importante fortificador dos ossos.

Comer pouco ou nenhum grão integral, como arroz e aveia

dieta
shutterstock
Alimentos integrais, como o arroz, reduz o risco de doenças cardíacas e colabora com uma dieta equilibrada


Comer grãos integrais ajuda a reduzir a propensão a doenças cardíacas, melhora a digestão e ajuda a emagrecer . O portal alerta para as opções de alimentos integrais que existem atualmente e são fáceis de implementar na rotina: arroz integral, aveia, pão integral e macarrão integral.

Leia também: Mães contam como os exercícios em casa ajudaram a perder a barriga pós-parto

Consumir alimentos salgados, bebidas doces e carnes processadas

dieta
shutterstock
Refrigerante ajuda no ganho de peso e colabora para o surgimento de diabetes. Nem refrigerantes diets são recomendados


É difícil resistir ao consumo de refrigerantes, por exemplo, mas a bebida tem uma quantidade elevada de açúcares e colabora com o aumento de peso, desenvolvimento de diabetes e cáries dentárias.

Refrigerante diet, segundo o Health , também não é indicado. Ele é associado ao aumento do risco de acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e demência.

Já em relação aos alimentos salgados, o sódio potencializa o risco do desenvolvimento de pressão alta e derrames, e as carnes processadas elevam as chances de contrair diabetes e câncer, por isso, é importante evitar o consumo desses tipos de comida para obter uma dieta mais equilibrada e eficaz e uma alimentação saudável .

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.