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De uma boa noite de sono até a forma como você paga as suas refeições, tudo isso, segundo a ciência, pode interferir do ganhou ou na perda de peso

Para emagrecer com saúde não há milagres. O recomendado é apostar em uma alimentação equilibrada, com refeições saudáveis e nutritivas, e exercícios físicos. Assim o corpo recebe energia e queima calorias e as gordurinhas a mais. Mas existem algumas  dicas para perder peso que vão além desses dois fatores. 

Algumas dicas para perder peso vão além da dieta e do exercício e são até inusitadas
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Algumas dicas para perder peso vão além da dieta e do exercício e são até inusitadas

O que não faltam são estudos sobre como emagrecer e são eles que apontam essas dicas para perder peso . As atitudes propostas são as mais variadas, da conhecida boa noite de sono até escolher a forma certa de pagar a refeição (sim, tem um estudo para isso!). 

Para te inspirar a entrar em forma, separamos algumas dessas dicas que já foram notícia nos jornais internacionais e por aqui e os estudos que as respaldam. Confira os detalhes: 

Dicas para perder peso #1: pague suas refeições em dinheiro

Dicas para perder peso: sabia que a forma como você paga as suas refeições pode influenciar na balança?
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Dicas para perder peso: sabia que a forma como você paga as suas refeições pode influenciar na balança?

Os cartões de crédito e débito foram verdadeiros avanços para a vida moderna. Nada de precisar contar moedinhas para o troco ou ter várias notas na carteira. Bateu a fome e está fora de casa? Basta sacar o cartão e escolher a opção débito ou crédito. 

Entretanto, uma pesquisa feita por acadêmicos da Universidade Cornell, em Nova York, nos Estados Unidos, já apontou que quem usa esse meio de pagamento come mais besteiras e gasta mais. 

Eles defendem que a melhor opção é usar dinheiro. Quem paga suas refeições assim, de acordo com a pesquisa, consegue reduzir em 23% a despesa mensal com as chamadas junkie food, as besteiras e guloseimas. 

A dica é usar os cartões para fazer compras aos finais de semana. Durante a semana, a ideia é usar o dinheiro mesmo. 

Dicas para perder peso #2: desligue o som

Dicas para perder peso: escutar música durante as refeições pode não ser uma boa ideia
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Dicas para perder peso: escutar música durante as refeições pode não ser uma boa ideia

Reportagem recente do jornal britânico The Sun destaca mais essa das dicas para perder peso. A publicação faz um alerta interessante, também baseado em estudos. 

A ideia é prestar atenção à música ambiente dos restaurantes que frequenta. Segundo o texto, músicas com batidas mais agitadas fazem com que a pessoa coma mais rápido e acabe pedindo mais comida. 

É citado um estudo que diz que quando se come com música ao fundo, a pessoa passa 10 minutos a mais comendo e ingerindo mais calorias em comparação com quem estava fazendo a refeição no silêncio. Com isso, são cerca de 450 calorias a mais ingeridas. 

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Entretanto, a pesquisa diz que uma música mais calma é bem-vinda, por que vai ajudar a pessoa a passar mais tempo comendo e mastigando com mais calma, o que ajuda a perceber quando se está realmente satisfeito. 

A mesma ideia é defendida por muito médicos e nutricionistas, que dizem que não se deve fazer refeições enquanto se assiste televisão. O aparelho vai ser uma distração e, sem prestar atenção, há grandes chances de comer mais e até engordar. 

Dicas para perder peso #3: tenha uma boa noite de sono

Dicas para perder peso: dormir bem faz toda a diferença para o bem-estar e para a dieta
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Dicas para perder peso: dormir bem faz toda a diferença para o bem-estar e para a dieta

Dormir bem é uma ajuda e tanto para o bem-estar e para a dieta . Diversos estudos já mostrarm que noites mal dormidas mexem com dois hormônios, aumentando a ghrelina, que causa fome, e reduzindo os índices de leptina, que ajuda a diminuir o apetite. Sem contar que o metabolismo fica mais lento. 

Todos essas fatores juntos fazem com que a pessoa tenha mais fome e mais dificuldade em queimar calorias. Uma pesquisa publicada no periódico Annals of Internal Medicine defende essa teoria e ainda afirma que quem dorme mal come 20% a mais do que quem dorme bem. 

Já outra pesquisa, publicada no  American Journal of Clinical Nutrition , diz que a falta de um sono de qualidade faz com que se coma cerca de 300 calorias a mais no dia. 

Ainda outros fatores que relacionam o sono ao sucesso na dieta e no emagrecimento. A falta do descanso adequado causa, por exemplo, redução  na capacidade do organismo em armazenar glicogênio, fonte de energia usada em treinos de resistência. Com isso, o desempenho nas atividades físicas pode ser prejudicado. 

Também é durante o sono que é produzido o GH, hormônio do crescimento que contribui para evitar o acúmulo de gordura e melhorar a performance pelo aumento da síntese proteica dos músculos. 

Ou seja, uma boa noite de sono recupera corpo e mente para seguir o ritmo do dia a dia e ainda dá uma força e tanto quando o assunto é dieta. 

Dicas para perder peso #4: use pratos menores e copos mais finos

Dicas para perder peso: tamanho do prato também pode influenciar no sucesso ou não da dieta
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Dicas para perder peso: tamanho do prato também pode influenciar no sucesso ou não da dieta

Essa ideia também vem da Universidade Cornell. O psicólogo especializado em consumo Brian Wansink é professor da instituição e autor do livro "Comer sem pensar: Por que nós comemos mais do que imaginamos". 

Duas coisas simples que ele defende: comer em pratos menores - trocando o prato normal por um de sobremesa, por exemplo -, e beber em copos mais finos. 

Outros estudos também já falaram sobre essa tática. Ao comer em pratos menores fica mais fácil controlar a quantidade de alimentos ingerida e há menos chances de cometer exageros. 

Dicas para perder peso #5: preste atenção na mastigação

Dicas para perder peso: você presta atenção a sua mastigação? Isso também pode interferir na balança
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Dicas para perder peso: você presta atenção a sua mastigação? Isso também pode interferir na balança

Sabemos que a ideia para quem quer emagrecer é seguir uma alimentação saudável e balanceada, mas independente de que você já comer, preste atenção à mastigação. Estudo do departamento de medicina da Universidade de Nagoya, no Japão, aborda esse tema.

A pesquisa entrevistou 4.000 homens e mulheres adultos e perguntou quão rápido eles comiam. Aqueles que falaram "muito rápido" estavam entre os mais gordos e ganharam peso a partir dos 20 anos de idade. 

A ciência já comprovou que o organismo precisa de um tempo para levar informações ao cérebro de que está recebendo alimento para, então, o cérebro dar o comando da saciedade. Por isso é importante mastigar com calma. 

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Dicas pra perder peso #6: assista a filmes de terror

Dicas para perder peso: até filmes de terror podem ser bem-vindos nessa hora
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Dicas para perder peso: até filmes de terror podem ser bem-vindos nessa hora

Estudo da Universidade de Westminster, de Londres, traz esse dado, digamos, inusitado. É possível queimar cerca de 184 calorias assistindo a um filme de terror. 

A explicação para isso, segundo Richard Mackenzie, fisiologista que conduziu o estudo, é que com a adrenalina, os batimentos e a pressão aumentam. No caso dos filmes, isso é causado pelo medo, que pode resultar em falta de apetite, aumento do metabolismo basal e uma maior queima de calorias pelo corpo. 

Então, se estiver de dieta e procurando algumas dicas para perder peso , troque a comédia romântica por um filme bem assustador. 


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