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Especialista fala como voltar a dieta, dá dicas de hidratação, recomenda o descanso e diz como manter um estilo de vida saudável sem estresse

É normal sentir certo desânimo no pós-carnaval. Durante os dias de folia, parece que tudo é permitido, mas depois desse período é hora de começar a correr atrás do “prejuízo” e existem algumas dicas para adotar para ter um estilo de vida mais saudável - ou voltar aos bons hábitos.

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É muito difícil no pós-carnaval voltar à rotina, seguir uma dieta e fazer exercício físico, mas isso é necessário
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É muito difícil no pós-carnaval voltar à rotina, seguir uma dieta e fazer exercício físico, mas isso é necessário


A endocrinologista e metabologista Tassiane Alvarenga explica que “dieta” vem de “díaita”, uma palavra grega que significa “modo ou método de viver, governar”. Isso indica que a dieta não deve ser apenas um projeto para o carnaval, mas, sim, algo para a vida. Com o auxilio de um profissional, é possível encontrar uma forma de se alimentar bem sem fazer loucuras e isso é fundamental para encarar o pós-carnaval sem sofrer.

Para a especialista, são tantas as dietas e informações divulgadas sobre o assunto que as pessoas ficam perdidas e com receio de “errar” hora de comer, e depois de viver dias de tanta liberdade e animação é difícil querer voltar à rotina. Após o carnaval, pode surgir uma auto cobrança, mas para se manter saudável basta fazer pequenas mudanças no dia a dia.

Tassiana lista algumas dicas de bons hábitos que vão evitar que você se estresse ao tentar ter um estilo de vida saudável:

  • Reduza alimentos que aumentem a ansiedade como o açúcar refinado e a cafeína;
  • Forneça ao corpo alimentos bons, que te dão energia ao longo do dia, como frutas de baixo índice glicêmico, ou seja, que não sobem muito a glicose, como: maçã, pera, ameixa, morango. Consuma também carboidratos integrais, peixes e castanhas;
  • Coma devagar, prestando atenção, com inteligência e critério;
  • Metade do seu prato deve ser de legumes, verduras e salada;
  • Utilize pratos menores;
  • Tire das embalagens a porção que você vai comer, não coma direto do bote/pacote;
  • Não deixe tentações à vista.

No seu pós-carnaval, a principal dica da endocrinologista é começar o dia com um suco verde para receber vitaminas e ter mais energia logo pela manhã.

Alimentação para o pós-carnaval

A especialista indica para o pós-carnaval uma alimentação com carnes brancas, legumes, verduras e frutas
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A especialista indica para o pós-carnaval uma alimentação com carnes brancas, legumes, verduras e frutas


A nutróloga Ana Luisa Vilela diz que é preciso de um pouco de disciplina para poder voltar aos bons hábitos no pós-carnaval. “Quanto mais aumentar o consumo de carnes brancas, legumes, verduras e frutas mais fácil fica retomar a rotina. Para voltar a acelerar o metabolismo, é preciso ir aos poucos, com um pouquinho a mais de atividade física por dia – isso vai ajudar a retomar os treinos”, explica.

As folhas verdes, os alimentos crus e as fibras ajudam a fornecer energia para ter mais pique. Para começar o dia, a indicação de Ana Luisa é tomar no café da manhã um suco de maçã, limão, gengibre e maracujá, pois são todos alimentos termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo.

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No almoço, a indicação é associar pratos quentes com frios. “Mussarela de búfala pode ajudar a deixar a salada mais gostosa. Vale até lasanha de abobrinha ou de berinjela. Ao comer frango, deixe sempre a pele de lado. Se esfriar, uma sopa de abóbora ou de alho poró são boas opções”, comenta Ana Luisa.

Benefícios de uma boa hidratação

Uma dica para quem não gosta muito de água é apostar em águas aromatizadas com frutas no pós-carnaval
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Uma dica para quem não gosta muito de água é apostar em águas aromatizadas com frutas no pós-carnaval


Outra indicação é focar na hidratação, seja com água ou com água aromatizada. “O corpo humano é composto de aproximadamente 70% de líquido, por isso, é importante sempre repor líquidos que você perde. Além de ajudar a hidratar, a água tem a função de enviar as vitaminas necessárias para o bom funcionamento de alguns órgãos como rim, intestino, coração e pulmões”, afirma Tassiane.

Ela também comenta que quem bebe a quantidade recomendada de água por dia garante o bom funcionamento dos rins e reduz em até 60% a probabilidade de desenvolver doenças ou insuficiência renal. “Para ter uma boa hidratação, não espere para beber água só quando sente sede, você deve beber o dia todo para atingir cota necessária.”

Para saber quanto de água beber, faça o cálculo. A endocrinologista explica que você deve multiplicar 35ml de água pelo seu peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 60kg deve tomar 2,1 litros de água (7-8 copos/dia) e uma pessoa de 80kg deve tomar 2,8 litros de água (14 copos/dia).

Caso faça atividade física intensa, é importante se manter hidratado durante e após a prática do exercício, ou seja, isso vai aumentar a quantidade do volume total diário de água que você tem que beber.

Se você não bebe muito líquido, saiba que uma boa hidratação garante:

  • Melhora da pele e do metabolismo;
  • Reduz fome diária;
  • Melhora o cansaço e sonolência ao longo do dia;
  • Melhora funcionamento do intestino;
  • Reduz frequência de cefaleia (dor de cabeça);
  • Reduz inchaço e retenção de líquido.

Caso não seja muito fã de água, você pode usar frutas como limão e laranja para aromatizá-la. Outra opção para se hidratar é optar por chás que possuam na composição chá verde. Evite refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas. 

Importância do sono

O pós-carnaval vai te deixar cansada, então não se cobre tanto e não deixe de dormir bem para ficar recuperada
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O pós-carnaval vai te deixar cansada, então não se cobre tanto e não deixe de dormir bem para ficar recuperada


Além de se manter hidratada e evitar alimentos industrializados e açúcar, Tassiana diz que é importante investir no sono. “Estudos mostram que dormir mal aumenta o hormônio da fome, a grelina, e reduz o hormônio da saciedade, a leptina. Se estiver cansada para malhar, não se cobre tanto, descanse um pouco mais.”

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Depois que estiver renovada e recuperada do pós-carnaval , volte a praticar atividade física ou inicie uma e tente não consumir bebida alcoólica por pelo menos uma semana. “Momentos de felicidade como o carnaval nos fazem bem, mas depois é hora de começar um projeto de uma vida com equilíbrio e saúde, sem deixar de lado os momentos de diversão e as lindas memórias e lembranças”, conclui a endocrinologista.

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