Carnaval está aí e com ele vem as festas nos salões, os bloquinhos, os desfiles das escolas de samba e as bebidas alcóolicas. É uma latinha de cerveja aqui, um drinque ali... E no dia seguinte a chance de acordar com uma bela dor de cabeça - para falar o mínimo - é grande. Então o que fazer na folia para evitar ressaca?

Para evitar ressaca vale prestar atenção na ingestão de líquidos e também qual alimento vai consumir com as bebidas
shutterstock
Para evitar ressaca vale prestar atenção na ingestão de líquidos e também qual alimento vai consumir com as bebidas

O primeiro alerta é, se decidiu ingerir bebidas alcóolicas, saiba dos risco e consuma com moderação. Além disso, selecionamos dicas de médicos e nutricionistas de práticas simples para evitar ressaca

O que beber para evitar ressaca?

Água de coco ajuda a manter o corpo hidratado e. com isso, a evitar ressaca
shutterstock
Água de coco ajuda a manter o corpo hidratado e. com isso, a evitar ressaca

Uma dica clássica é investir em água junto com a bebida escolhida, intercalando um copo de cerveja e um copo de água, por exemplo. Segundo especialistas, é indicado o consumo de água porque o álcool desidrata o corpo e isso precisa ser recompensado - ou os efeitos da bebida serão ainda piores. 

Também é preciso continuar bebendo água depois da folia. "É importante para não ficar desidratado e evitar ressaca, pois o organismo leva de 12 a 18 horas para metabolizar o álcool", ressalta o médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo. E de acordo com ele, essa dica dos tempos da vovó vale para todos os tipos de bebida.

Mas para seguir essa dica não precisa apenas beber água junto com a cerveja ou outra bebida. Pode ser usado, por exemplo, água de coco, que ainda conta com bons nutrientes.

"Composta predominantemente por água (95% de seu conteúdo), vitaminas, sais minerais, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes, a bebida promove benefícios que vão da hidratação à diminuição do estresse, até a prevenção de doenças como o câncer”, afirma Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti. 

Para completar, a água de coco tem alto poder hidratante para o corpo já que é capaz de reabastecer os eletrólitos que são perdidos no suor  e na urina. A nutricionista dá mais detalhes disso. 

Como ela explica, ao ingerir bebida alcóolica é comum ter mais vontade de fazer xixi porque é estimulada a eliminação de água do corpo através da urina - por isso a bebida, como já foi comentado, provoca desidratação. E o organismo desidratado sofre com dores de cabeça, náuseas, fadiga, mal-estar e tonturas. 

Para contornar esse cenário, vale apostar na água de coco também após o carnaval. "Beber água de coco (cerca de 500ml a 1 litro) horas depois ou no dia seguinte à bebedeira promoverá a reposição dos líquidos e eletrólitos perdidos, amenizando os desconfortos. A quantidade exata dependerá de cada organismo e do tanto de álcool consumido”, orienta Lívia. 

Seja antes, durante ou depois da folia, também vale usar a água de coco como ingrediente para sucos refrescantes e hidratantes. A nutricionista ensina duas receitas: 

Suco de coco , água de coco e morangos

  • 10 morangos
  • 1 copo (200 ml) de água de coco
  • 100g de polpa de coco
  • adoçante a gosto

Bata o morango , a polpa de coco, a água de coco e o adoçante no liquidificador, até formar um creme. Sirva em seguida.

Suco de água de coco, polpa de coco e uvas verdes

  • 1 copo (250ml) de água de coco
  • 1/2 xícara (chá) de uvas-verdes sem semente
  • 200g de polpa de coco
  • Suco puro de 1/2 limão

Leve os ingredientes ao liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione gelo e adoce se necessário. Consuma logo em seguida.

Mais uma opção para repor sais minerais é o isotônico. De acordo com Alexander, esse produto também é uma opção na hora de intercalar com a bebida alcóolica , mas não deve ser consumido de maneira exagerada.

"Em excesso, os isotônicos dificultam a perda de peso, sobrecarregam os rins e podem contribuir para o aumento da pressão sanguínea", alerta o nutrólogo. 

O que comer para evitar ressaca

Receitas com ovos são uma boa pedida para evitar ressaca já que são fontes de proteína
shutterstock
Receitas com ovos são uma boa pedida para evitar ressaca já que são fontes de proteína

A alimentação também pode dar uma mãozinha na tentativa de evitar ressaca, e a regra clássica aqui, como lembra a nutricionista Angelina Zapponi, é nunca beber de estômago vazio. Portanto, antes do bloquinho e do baile de carnaval, alimente-se bem e de maneira saudável. 

Já segundo Juliana Garcia Dias, membro titular Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia e membro da Endocrine Society, uma dica é consumir uma proteína ao invés de carboidrato com as bebidas. Isso porque a proteína retarda a absorção dos açúcares das bebidas - quanto mais rápida for essa absorção, mais rápido terá a sensação em embriaguez.

Você pode ainda consumir esses nutrientes antes de partir para o carnaval. Uma ideia simples é apostar no ovo , como destacou Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, em reportagem prévia aqui do Delas , pois trata-se de um alimento rico em proteínas e também em gorduras boas para o corpo. 

O coco também tem espaço por aqui. Como ressalta a nutricionista do Oba Hortifruti, a polpa do fruto é mais um exemplo de alimento com gordura boa e que "ajuda a repor energia perdida por causa do consumo de álcool". 

O cuidado com a dieta também deve ser mantido após a folia. "No dia seguinte, invista no consumo de alimentos que auxiliam o processo de destoxificação hepática, como brócolis, couve, repolho, frutas vermelhas e alho - além de muita água", recomenda Angelina. 

O conhecido  suco detox também é bem-vindo nesse momento. São diversas as combinações possíveis, mas geralmente essa bebida leva couve, que além de não deixar um sabor residual, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e na absorção de ferro. Ela pode ser combinada com itens como maçã, limão, hortelã e gengibre. 

Vai beber? Beba com moderação

Ter moderação na hora de ingerir bebidas alcóolicas é a grande dica para evitar ressaca e problemas graves de saúde
shutterstock
Ter moderação na hora de ingerir bebidas alcóolicas é a grande dica para evitar ressaca e problemas graves de saúde

Já falamos lá no começo, mas não custa reforçar. A principal dica é consumir bebidas álcoolicas com moderação. Uma ideia é escolher aquela opção que você vá beber menos. "Gin, vodca e saque, que possuem um teor alcoólico maior, geralmente são melhores opções quando comparadas à cerveja porque ingerimos mais lentamente. Apostar em bebidas mais refrescantes como Clericot (à base de vinho branco e frutas) também é uma ótima pedida", comenta Angelina.

Além disso, vale lembrar dos problemas dos exageros nas bebidas com álcool. Ainda durante o carnaval o fígado, principal responsável por metabolizar as substâncias presentes no organismo, já pode começar a reclamar. 

“A curto prazo, as doses excessivas de álcool podem sobrecarregar o órgão, causando uma intoxicação que pode resultar em coma alcoólico", alerta Cassia Leal, hepatologista do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. "Com o passar do tempo, o consumo pode provocar um quadro de cirrose hepática, que pode progredir para um câncer”, continua a médica. 

E nem é preciso de muito para já ter problemas. "Estima-se que a ingestão de aproximadamente quatro latinhas de cerveja, três doses de uísque ou vodca, um copo de cachaça e menos de uma garrafa de vinho, diariamente por aproximadamente 10 anos, no caso dos homens, e apenas metade dessa quantia para mulheres, é suficiente para causar a cirrose”, fala Cassia.

Ou seja, se vai beber, não exagere. Assim vai evitar ressaca e também diversos outros problemas de saúde. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!