A atriz Simone Gutierrez, de 42 anos, ganhou os holofotes após protagonizar o musical “Hairspray”, em 2009, pois todos queriam saber quem era aquela “gordinha” que dançava, cantava e atuava. Com a rotina agitada dos palcos e das novelas, acabou engordando muito. Com quase 100 kg, ela descobriu dois cistos na tiroide e o medo disso afetar sua carreira fez com que ela mudasse o estilo de vida, perdesse 46 kg e descobrisse como manter o peso de forma saudável.

Simone Gutierrez conta ao Delas que seu processo de emagrecimento não foi rápido e isso ajudou a manter o peso
Arquivo pessoal
Simone Gutierrez conta ao Delas que seu processo de emagrecimento não foi rápido e isso ajudou a manter o peso


Em um bate-papo com o Delas , Simone Gutierrez, que está em cartaz com a comédia musical “Lisa, Liza e Eu” e no elenco de “Órfãos da Terra”, próxima novela das 18h da Globo, conta que sofreu muito com o efeito sanfona e sempre tentou de tudo para emagrecer. Ela até conseguia eliminar uns quilos com dietas da moda e remédios, mas não conseguia manter o peso . “Eu geralmente engordava ou emagrecia para um trabalho, pois tinha essa facilidade”, afirma.

Em 2008, Simone fazia um espetáculo da Disney em que era exigido que a atriz fosse magra, mas, como possuía o rótulo de “gordinha” nos bastidores dos musicais, um dos produtores do “Hairspray” foi atrás dela antes das audições. “Ele foi me assistir e disse que se eu fizesse os testes os produtores lá de fora não iam me escolher porque eu era muito magra. Olha como é vida do artista, tive que emagrecer para um trabalho e engordar para tentar outro.”

Olha como é vida do artista, tive que emagrecer para um trabalho e engordar para tentar outro

Determinada a conseguir o papel da Tracy, ela engordou 25 kg só para poder fazer o teste  e todo esse esforço deu certo, já que ela passou e fez grande sucesso. Logo, Simone ingressou nas novelas na Globo e após “Cheias de Charme” ficou totalmente desregrada na alimentação e isso se refletiu na balança. “Cheguei a 98 kg e eu tenho só um metro e meio, é muito peso para uma pessoa do meu tamanho”, afirma.

Estar acima do peso não era um problema para a atriz porque ela tinha ficado famosa justamente por conta disso. “Eu era super bem resolvida, namorava todo mundo, não tinha problema em usar biquíni, eu sou bem leonina (risos). Claro que nos dias ruins eu colocava a culpa nessa minha fraqueza: ‘ai, eu não consegui isso porque eu sou gorda’. Mas, no geral, eu não tinha problema com a gordura porque eu estava sempre trabalhando”, comenta.

Simone ficou famosa por fazer a Tracy no musical
Reprodução/Instagram
Simone ficou famosa por fazer a Tracy no musical "Hairspray" e 10 anos depois ela mostra como emagreceu

O grande problema é que o excesso de peso estava comprometendo a disposição da atriz e ela não estava conseguindo fazer uma das coisas que mais ama na vida: dançar. “Quando eu tinha aula de jazz parava o que eu estava fazendo para ir para aula, mas chegou uma época que eu não tinha vontade, eu me sentia muito cansada”, lembra Simone que, nessa época, resolveu ir ao médico e foi aí que descobriu os cistos na tiroide.

A médica foi bem clara e disse que ou ela emagrecia ou teria que operar. A atriz, que morre de medo de cirurgia, sabia que o procedimento mexeria nas suas cordas vocais e ficou com medo de não poder mais cantar. Com a carreira ameaçada, Simone decidiu que iria emagrecer de forma saudável e encontrar uma forma de manter o peso.  

Eu cheguei a tomar remédios de tarja preta que conseguia sem receita com a amiga, isso me acelerava demais

Para isso, ela sabia que precisaria da ajuda de um especialista porque já tinha tentado várias coisas para perder peso e nada havia funcionado no longo prazo.

“Já fiz tantas dietas malucas. A pior de todas era uma que durante seis dias da semana eu só podia me alimentar de uma mistura de um litro água, seis ovos, seis laranjas espremidas, uma colher de azeite e quatro colheres de leite em pó. Só tomava isso a semana inteira e no domingo podia comer o que eu quisesse.”

Quando finalmente chegava o domingo, Simone lembra que queria comer tudo o que via pela frente. “Antes das dietas, eu cheguei a tomar remédios de tarja preta que conseguia sem receita com a amiga, isso me acelerava demais, fazia três aulas de jazz seguidas e não cansava. Fazia de tudo para emagrecer porque eu não podia ser a bailarina gorda”, diz a atriz que começou no ballet ainda na infância.

Como foi o processo de emagrecimento

Simone chegou a pesar 98 kg e percebeu que precisava emagrecer e manter o peso para continuar trabalhando
Arquivo pessoal
Simone chegou a pesar 98 kg e percebeu que precisava emagrecer e manter o peso para continuar trabalhando


Cansada de buscar métodos milagrosos, a atriz resolveu procurar uma endocrinologista e foi então que tudo mudou. “Na primeira consulta, eu já disse para a doutora que se ela falasse que eu não podia comer tal coisa eu ia querer, mesmo se eu não gostasse, porque eu sou igual criança (risos). Ela foi genial, bem didática comigo. Eu não sou ninguém, por exemplo, se acordo de manhã e não como um pão francês com manteiga molhado no café, se cortar isso da dieta eu já começo odiar aí”, enfatiza.

A especialista ouviu tudo o que Simone tinha para falar e perguntou se ela queria emagrecer comendo de tudo. “Falei que esse que era meu sonho porque as dietas são sempre muito restritivas e eu acabava me boicotando, comendo escondido. Lembro que antes eu ia meio que escondida na geladeira pegar algo para comer, mas eu moro sozinha, olha que louco. Mudar minha cabeça foi 80% do sucesso do meu emagrecimento”, comenta.

Mudar minha cabeça foi 80% do sucesso do meu emagrecimento

Para continuar comendo de tudo, a médica disse que Simone deveria colocar a comida no prato e só comer a metade daquilo e guardar a outra metade para o jantar. E, quando sentisse que aquela metade estava deixando ela satisfeita, teria que passar a comer a metade daquela metade. “Eu percebi que não comia muito durante o dia, mas comia demais nas principais refeições.”

A conversa com a médica deixou Simone bem à vontade porque a profissional foi dando opções e não impondo as coisas. “Foi tudo ao meu critério. Ela perguntava o que gostava de comer e ia me dando dicas. O legal é que eu comecei a me interessar por coisas mais saudáveis, comecei a ler muito sobre o assunto, procurava receitas para não enjoar de nada e passei a levar de casa coisas para comer durante o dia”, diz a atriz que costumava abusar quando fazia lanchinhos durante o dia.  

Além de diminuir a quantidade de comida, a endocrinologista pediu para a atriz fazer uma hora e meia de exercício por dia. Como Simone tentou fazer academia e não gostou, ela resolveu buscar alternativas para não deixar de se exercitar como fazer aulas de dança, caminhar no parque, comprar uma esteira e procurar uma personal trainer para aprender a fazer os exercícios em casa.

O segredo para manter o peso

Para Simone, é preciso mudar a cabeça para poder manter o peso de forma saudável, tornando isso um estilo de vida
Arquivo pessoal
Para Simone, é preciso mudar a cabeça para poder manter o peso de forma saudável, tornando isso um estilo de vida

Todo esse processo fez com que a cabeça de Simone mudasse e, segundo ela, esse é o segredo para conseguir emagrecer e manter o peso. “Hoje meu paladar é outro, eu mal consigo tomar uma Coca-Cola, por exemplo, e antes eu tomava no café da manhã. Também não sou mais fã de fast food, eu comia muito, agora eu não gosto nem sentir o cheiro. Claro que se tenho vontade eu consumo essas coisas e se estou em uma festa não deixo de comer, a diferença é que agora tenho mais consciência”, garante.

As pessoas ainda me procuram querendo uma fórmula mágica, e isso não existe

Simone deixou de encarar o emagrecimento como uma obrigação, e isso foi fundamental para ela perder peso.

“Esse processo de emagrecimento foi o único que deu certo porque eu não me cobrava tanto quanto os outros. Não foi algo rápido, demorei dois anos e meio para isso e, nesse tempo, eu fui me conhecendo para conseguir manter o peso sem me torturar. Por isso, sempre deixo claro que o que funcionar para mim para mim pode não funcionar para a outra pessoa.”

Conseguindo perder 46 kg, a atriz passou a receber inúmeras mensagens no Instagram de pessoas pedindo sua ajuda. “As pessoas ainda me procuram querendo uma fórmula mágica, e isso não existe. É preciso de acompanhamento médico e no meu caso, por exemplo, se eu não tivesse tratado os cistos com medicamento, eu não ia conseguir emagrecer porque meu metabolismo estava péssimo, seu eu comia uma alface eu engordava. Era um problema hormonal”, explica.

undefined
Arquivo pessoal

Manter o peso para a atriz passou a ser simples porque ela consegue entender como ela funciona

Para tentar ajudar um grande número de pessoas, Simone resolveu criar o “Comer, malhar e amar”, um canal no YouTube em que ela, sua endocrinologista e sua personal trainer dão dicas de como emagrecer de forma saudável.

Elas ensinam receitas e respondem as principais dúvidas dos seguidores. O intuito da atriz com esse projeto é mostrar os benefícios de adotar um estilo de vida saudável deixando claro que o principal é a saúde e não a aparência.

“Fui chamada de gordofóbica quando perdi peso, disseram que eu emagreci porque não gosto de gente gorda, mas faço questão de ressaltar que foi por um problema de saúde. Não foi algo estético, foi algo clínico", afirma Simone Gutierrez .

Ela continua: “Eu perdi emprego porque estava magra e achei isso muito engraçado porque sempre perdi emprego por estar gorda. Também falaram que eu ia perder a graça se emagrecesse, mas se eu não pudesse mais cantar e dançar por conta do peso, como eu ficaria? Seria ruim para quem?”, indaga.

Eu perdi emprego porque estava magra e achei isso muito engraçado porque sempre perdi emprego por estar gorda

Depois que emagreceu, Simone passou a sentir menos dores no corpo e a ter mais disposição. “Eu sempre amei meu trabalho, mas quando fazia ‘Hairspray’, por exemplo, sentia dores no joelho e dor muscular, agora não", conta a atriz que vem mantendo o peso.

"Faz dois anos que eu não engordo, claro que tem umas oscilações, mas se eu ganho peso é fácil de perder porque eu tenho hábitos saudáveis. Cuido da alimentação, faço exercício, medito e tudo se encaixa na minha rotina porque eu me organizei.”

Por fim, Simone diz que se sente muito orgulhosa de tudo o que ela passou a fazer por ela mesma para manter o peso . “Eu fazia muito mais pelos outros e pelo trabalho, achava que a felicidade estava nisso. Aprendi que status é ter saúde e não ter coisas materiais e dinheiro. Eu me sinto mais livre em todos os sentidos porque ser bem sucedida para mim é ter saúde e isso, agora, eu tenho.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!