Logue-se mais, emagreça mais. É isso que defende um novo estudo sobre como emagrecer publicado no periódico Obesity  na segunda-feira (25). De acordo com pesquisa realizada por universidades dos Estados Unidos, quem usa aplicativos e faz um diário de alimentação consegue perder mais peso tanto no curto quanto no longo prazo. 

Fazer um diário do que está comendo é uma dica aprovada pela ciência de como emagrecer rápido e também no longo prazo
shutterstock
Fazer um diário do que está comendo é uma dica aprovada pela ciência de como emagrecer rápido e também no longo prazo

Leia também:10 truques para "enganar" a mente e comer menos

O estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Vermont e da Universidade da Carolina do Sul, acompanhou por seis semanas um grupo de 142 pessoas que estavam em um programa para perder peso. Ao final desse período, os melhores resultados foram daqueles que fizeram o diário e entenderam os detalhes de como emagrecer

Nesse diário, as pessoas deveriam escrever os detalhes de todas as refeições, como quantidade de calorias e gorduras daquele prato, quais comidas e bebidas estava consumindo e como havia sido o modo de preparo. Pode parecer muito, mas, segundo os pesquisadores, essa é a uma tarefa relativamente rápida. 

No primeiro mês, aqueles que apresentaram os melhores resultados na perda de peso passaram cerca de 23 minutos por dia fazendo as anotações. Depois disso, esse tempo caiu para 15 minutos. 

Os pesquisadores ressaltam que passar mais tempo anotando o que come não significa perder mais peso. O que dá resultado é adotar o diário como um hábito.

"Aqueles que se monitoraram três ou mais vezes no dia e fizeram isso de forma consistente dia após dia foram os que obtiveram mais sucesso", afirma Jean Harvey, do departamento de Nutrição e Ciência dos Alimentos da Universidade de Vermont e líder do estudo. "O simples ato de se monitorar é o que faz a diferença, não o tempo ou a quantidade de detalhes", completa o pesquisador. 

Mais dicas de como emagrecer usando um diário de alimentação

O diário dessa dica de como emagrecer também pode ser feito com fotos
shutterstock
O diário dessa dica de como emagrecer também pode ser feito com fotos

Seguindo a teoria defendida por esse grupo de pesquisadores norte-americanos, nem é preciso fazer um diário muito extenso do que está comendo para obter os melhores resultados - que de acordo com o estudo vale tanto para emagrecimento rápido quanto no longo prazo. Uma sugestão seria, por exemplo, fazer um diário de fotos. 

Essa ideia já foi tema de reportagem da rede CNN e que deu o que falar por aqui também. Na época, Christina Chung, doutoranda na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, estudava como mulheres usavam o Instagram para compartilhar o que estavam comendo e quais eram os benefícios disso. 

A pesquisa de Christina apontou que fazer esse controle por fotos era uma boa maneira de entender o que estava ingerindo e aprender a se alimentar melhor. Ainda segundo a especialista, as pessoas se sentiram mais engajadas para manter um diário com fotos do que escrevendo todos os detalhes das refeições em um app ou caderno. Veja mais detalhes de como usar o Instagram a favor da dieta

Dica de como emagrecer na prática: Lorena fez do Instagram um diário, e isso a motivou a seguir o processo de emagrecimento
Reprodução/Instagram/enfimfit_
Dica de como emagrecer na prática: Lorena fez do Instagram um diário, e isso a motivou a seguir o processo de emagrecimento

Aqui no Delas também já falamos sobre esse tema ao contarmos a história de Lorena Assis. Ela conseguiu eliminar 40 kg e uma das coisas que a motivou no processo foi manter um diário online. 

Leia também: Diário online ajuda jovem a perder 40 kg e deixar de ser obesa

Lorena criou uma página no Instagram para detalhar sua rotina e, com isso, se manter firme na dieta e nos exercícios. Os resultados, com o tempo, pareceram. Além de entender como emagrecer com saúde, ela mantém o corpo como considera ideal e segue alimentando a página na rede social para se motivar e inspirar outras pessoas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!