Quando foi comemorar seu aniversário de 21 anos, a jovem Lorena Assis fez como muitas outras garotas de sua idade: reuniu amigos e tirou fotos. Porém, ao olhar uma dessas imagens do dia, percebeu como estava “grande”. Hoje, após perder 40 kg , registra sua história em uma espécie de diário de emagrecimento online.

Lorena Assis passou a contar sua história em seu diário de emagrecimento online ao ganhar centenas de seguidores
Reprodução/Instagram/enfimfit_
Lorena Assis passou a contar sua história em seu diário de emagrecimento online ao ganhar centenas de seguidores

Na verdade, esse diário de emagrecimento é a página que ela criou no Instagram afim de ganhar motivação para continuar a perder peso , já que seu corpo não estava mais suportando os quase 130 kg que ela supõe estar na época.

Em entrevista ao Delas , ela conta que não sabe exatamente quanto estava pesando na época porque logo que percebeu que estava maior do que imaginava passou a diminuir a quantidade de comida que ingeria e a fazer algumas atividades físicas, antes mesmo de ir a um médico e se pesar.

Falando assim, parece até que foi fácil emagrecer, mas o processo que está registrado em partes no diário de emagrecimento foi mais difícil do que parece. O primeiro passo foi entender que os quase 130 kg não estavam fazendo bem para seu corpo e dia a dia.

“O corpo já vinha dando sinais, mas eu não dava a atenção necessária. Eu tinha muita dor no joelho, de não conseguir ir até a esquina pelo peso. A panturrilha também queimava muito, e eu tinha até de me sentar para não cair às vezes. Parecia que eu tinha corrido uma maratona, mas só tinha ido até a esquina. Eu não conseguia entender como aquilo doía tanto, mas é que para mim era um esforço muito grande.”

Lorena também tinha dores na coluna que classifica como intermináveis porque andava curvada por conta do peso. “Algumas pessoas hoje até falam que eu cresci, e eu ‘cresci’ mesmo, 2 cm após perder peso e acertar a postura.”

Posteriormente, a jovem que mora no Rio de Janeiro também descobriu que estava com suas taxas do exame de sangue completamente alteradas. Ela estava inclusive com pré-diabetes, mas o que a “despertou” para entender melhor sua situação mesmo foram as fotos do aniversário.

“Eu reparei como estava grande em uma foto, mas daí vi que em todas as fotos eu estava bem grande. E daí veio como uma voz dentro da minha cabeça: Lorena, não é a foto, todas as fotos estão assim, talvez seja você.”

Este fato abalou muito a jovem. Apesar dela ter compreendido como era de verdade, ela não gostou do que viu. “Eu sabia que era gordinha, mas não sabia que era tão grande como me vi naquele dia. Passei a chorar cada vez que me olhava no espelho. Eu não gostava.”

O problema maior foi quando esse descontentamento se transformou em ofensas dela para ela mesma. Ela conta que detestava o que via, e somado a todos os problemas que vinha sentindo, percebeu que precisava mudar.

Perda de peso teve início com mudanças de hábitos

Passar a se exercitar, mesmo que minimamente, foi o primeiro passo para a jovem com o diário de emagrecimento
Reprodução/Instagram/enfimfit_
Passar a se exercitar, mesmo que minimamente, foi o primeiro passo para a jovem com o diário de emagrecimento

Ainda antes de ter o diário de emagrecimento, Lorena fez algumas mudanças em seus hábitos do dia a dia que sabia que fariam alguma diferença. Um grande problema, e que pode ter sido responsável por muitas das dores que a jovem sentia, é que ela era sedentária. O primeiro passo, então, foi passar a se exercitar.

Ela também mudou um pouco a alimentação, algo que foi essencial, já que a comida muitas vezes era vista como um “suporte” para os problemas que Lorena estava enfrentado.

“Quando comecei a me olhar, a me ofender, me escondia também. Eu ia da faculdade para casa, só, e comia. Comer era meu alicerce e a base de tudo. Eu me ‘afogava’ na comida. Depois passei a comer ‘besteira’ e doce sempre chorando. E quando comia, batia o arrependimento na hora.”

Com apenas 21 anos, a jovem já não sabia mais como poderia continuar nessa situação, então focou em seu objetivo de mudar de vida e também procurou ajuda de um médico.

Ela não estipulou uma meta no começo, só queria ver alguma mudança para não desistir, então se exercitava o mínimo que fosse todos os dias. Depois de ir ao médico, conseguiu entender também qual seria a dieta saudável que mais se adequaria a sua realidade.

O médico ainda a orientou sobre algumas coisas que poderia ou não fazer por conta do excesso de peso, mas com apenas um mês de reeducação alimentar já conseguiu perder mais de 5 kg – mas ela sabia que no começo seria mais fácil porque teria mais peso para perder.

De qualquer forma, até mesmo o médico trabalhou com pequenas metas no início. Depois, ela mesma foi estipulando o quanto gostaria de perder, mas sempre tendo em mente que o correto é pensar em metas reais.

“Perder 3 kg em uma semana, por exemplo, é quase impossível. E o problema de metas difíceis de serem alcançadas é que se a pessoa não alcança esse objetivo bate a revolta, e aí acha que é incapaz e até volta a se consolar na comida.”

Diário de emagrecimento foi ideia para manter o foco

Diário de emagrecimento surgiu como motivação para Lorena, mas hoje a página no Instagram tem 150 mil seguidores
Reprodução/Instagram/enfimfit_
Diário de emagrecimento surgiu como motivação para Lorena, mas hoje a página no Instagram tem 150 mil seguidores

Mesmo que Lorena não alcançasse uma meta em uma semana, na seguinte iria se esforçar mais para bater o dobro da meta estipulada. Nesse processo, teve ajuda também da família, que a acompanhou na mudança de vida.

Até mesmo marmita para bares e restaurantes ela conta que levou para manter o foco e não sair da dieta, sem deixar também o convívio social. A dieta, porém, não era nada muito difícil de manter.

Mais do que restringir alimentos, ela mudou a quantidade do que ingeria. Ela também passou a dar preferência a peixe e frango ao invés de carne vermelha, além de ingerir sempre muita salada antes do prato principal. E nos lanchinho, sempre fruta. Nada radical, para que ela conseguisse seguir mesmo.

Porém, após perder 20 kg, ela começou a desanimar. “A preguiça começou a bater, passei a achar que nunca iria gostar de me olhar no espelho, mas eu já tinha emagrecido tanto, não queria voltar ao que era.”

Foi então que ela pensou em criar uma espécie de diário de emagrecimento para registrar sua evolução. Com lápis e papel mesmo, anotando o que comia, os exercícios que fazia, o quanto ganhava de massa muscular, aquilo que perdia de gordura…

Porém Lorena foi realista com ela mesma. “Eu sabia que teria preguiça de ficar anotando tudo e jogaria isso para cima, então veio a ideia de fazer um diário de emagrecimento virtual. A página no Instagram surgiu como uma forma de me cobrar a manter o foco.”

Nesse diário online, ela compartilhava as coisas que fazia, o que comia, mas não tinha quase seguidor. O objetivo mesmo era apenas não desanimar. Mas aí veio o primeiro antes e depois.

“Foi quando eu realmente percebi a mudança pela qual passei. Foi um choque. Não tinha feito o comparativo antes. Daí postei a foto e coloquei algumas hashtags como as pessoas costumam fazer, além de um pouco da minha história.”

Da noite para o dia, Lorena se assustou com a quantidade de notificações que passou a receber no diário de emagrecimento. Ela conta que ficou até desesperada, achando que tinha feito algo de errado, mas o que aconteceu foi que uma página com muitos seguidores compartilhou seu antes e depois.

Leia também: Como emagrecer de verdade? Veja "fake news" espalhadas sobre perder peso

“Muitas pessoas passaram a me seguir. Em um dia, estava com 50 seguidores, no outro, com mil e pouco. E aí eu vi que não estava sozinha. Quando a gente passa por esse processo, parece que só a gente está fazendo aquilo, mas aí eu vi que não."

No total, em um ano e cinco meses foram 40 kg a menos. Hoje, algumas pessoas que seguem o diário de emagrecimento da jovem falam que Lorena é uma inspiração. Mal sabem elas que, na verdade, são os seguidores a inspiração de Lorena para manter o foco nos novos hábitos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!